Departamento de Comunicação

Victor Henrique, de cabeça, fez um dos gols alviverdes no duelo (Foto: Leonardo Benhossi)

A equipe Sub-17 do Palmeiras dominou o Corinthians e venceu o rival por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (04), no Parque São Jorge, em São Paulo-SP, e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols da grande atuação palestrina foram marcados por Abimael, Yago Santos e Victor Henrique.

Com o triunfo, o Verdão chegou aos 16 pontos, ao lado do Vasco da Gama com o mesmo número de vitórias, mas com vantagem no saldo de gols (16 a 11). Por conta do empate do Botafogo com o Bahia nesta rodada, o time palmeirense garantiu lugar nas quartas de final do Brasileiro Sub-17 de forma antecipada, já que a equipe alvinegra carioca está na quinta colocação, sete pontos atrás, e restam apenas seis pontos em disputa.

Este foi o primeiro Derby na categoria em 2020. Neste ano, o clássico já foi visto também no Sub-20, com vitória por 3 a 0 para o Verdão no Parque São Jorge, pelo Brasileiro. O Palmeiras volta a campo pelo Brasileiro Sub-17 neste sábado (07), às 17h, contra o Sport, no Allianz Parque, pela oitava rodada.

Assim como em 2019, o Campeonato Brasileiro Sub-17 será disputado em quatro fases. Na primeira, os clubes estão divididos em dois grupos com dez em cada, classificando-se para as quartas de final os quatro primeiros colocados após jogos de todos contra todos dentro da chave e em turno único. Daí em diante, a competição passa a ser disputada em mata-matas, com partidas de ida e volta.

O ponta Vitor Hugo deu duas assistências no jogo (Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

O jogo

O Derby começou como manda a cartilha: bastante disputado, com chances boas para ambos os lados. Não demorou muito, e o Verdão saiu na frente: aos 10, em contra-ataque, Victor Henrique disparou pela direita e soltou a bomba, obrigando boa defesa de Davi. Na sobra, Vitor Hugo cruzou para Abimael, que só teve o trabalho de cabecear a bola e mandar para o fundo das redes.

O rival buscou o empate, mas o Palmeiras tem o goleiro Natan, que fez pelo menos duas excelentes defesas no período. A mais perigosa aos 12 minutos, ao tirar a finalização corintiana em cima da linha. Já o Alviverde surpreendia nos contragolpes e quase chegou ao segundo no período com Ruan Ribeiro, que limpou a marcação na entrada da área pela esquerda e colocou a bola em seu canto direito, tirando tinta da trave.

O Verdão está na próxima fase do Brasileiro Sub-17 (Foto: Leonardo Benhossi)

No segundo tempo, com dois contra-ataques venenosos, o Verdão matou o jogo. Aos dois minutos, em seu primeiro toque na bola após substituir Clebson, Yago Santos recebeu passe açucarado de Vitor Hugo e tocou rasteiro, no canto de Davi, para ampliar. Já aos quatro, foi a vez de Jhow mandar cruzamento preciso para Victor Henrique cabecear e marcar o terceiro.

Avassaladora, a equipe do técnico Artur Itiro quase chegou ao quarto gol aos 13 minutos, com Ruan Ribeiro, que acertou a trave. A bola ainda sobrou para o camisa 9 tentar novamente, mas a bola parou no goleiro Davi. Com vantagem no placar e o jogo controlado taticamente, o treinador do Verdão promoveu cinco mudanças e, entre os suplentes, entrou o atacante Endrick, de apenas 14 anos, promessa do ataque da base alviverde.

Palmeiras Sub-17: Natan; Thiago, Jhow, Michel e Ian; Pedro Lima, Clebson (Yago Santos), Vitor Hugo (Wendell) e Abimael (Guilherme); Victor Henrique (Endrick) e Ruan Ribeiro (Marcio). Técnico: Artur Itiro.

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-17:

11/03: Palmeiras 5 x 0 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Giovani (3), Carlos Matheus e Ruan Santos

10/10: América-MG 1 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Victor Henrique

17/10: Palmeiras 7 x 0 Chapecoense – Allianz Parque
Gols: Giovani (3), Ruan Ribeiro (2), Yago Santos e Capotano (contra)

24/10: Palmeiras 2 x 1 Vasco – Allianz Parque
Gols: Giovani e Pedro Lima

27/10: Atlético-MG 0 x 3 Palmeiras – SESC Alterosas
Gols: Pedro Lima, Vitor Hugo e Ruan Ribeiro

31/10: Palmeiras 0 x 3 Grêmio – Allianz Parque

04/11: Corinthians 0 x 3 Palmeiras – Pq. São Jorge
Gols: Abimael, Yago Santos e Victor Henrique

07/11 – 17h: Palmeiras x Sport – Allianz Parque (CBF TV)
10/11 – 15h: Bahia x Palmeiras – Centro Esportivo Praia do Forte (CBF TV)