Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras venceu o América-MG por 1 a 0 na manhã deste domingo (19), no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte-MG, e ficou ainda mais próximo da vaga nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria. O gol palestrino foi marcado por Endrick, no primeiro tempo.

O triunfo colocou o Verdão momentaneamente na liderança da tabela, com 31 pontos marcados (nove vitórias, quatro empates e três derrotas). A rodada, porém, está incompleta, já que alguns adversários diretos pela primeira colocação ainda entram em campo. Além disso, o time treinado por Gilmey Aymberê chegou a quatro jogos sem perder e quebrou a sequência invicta de oito partidas do Coelho.

O Alviverde volta a campo pelo Brasileiro Sub-20 no próximo domingo (26), às 16h, contra o Cruzeiro, no Allianz Parque, pela 17ª e penúltima rodada. A partida será transmitida pela Band.

Antes disso, na quinta-feira (23), às 15h, o Verdão joga pelo Campeonato Paulista contra o São José, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, pela oitava rodada da primeira fase.

Com apenas 15 anos, Endrick marcou pela quarta vez em cinco jogos pelo Sub-20 nesta temporada (Foto: Mourão Panda/América)

O Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021 tem a participação dos 20 melhores clubes do Ranking Nacional. A primeira fase terá a disputa de jogos em turno único entre os times, classificando-se apenas os oito melhores colocados da tabela para as quartas de final. Todos os confrontos do mata-mata terão partidas de ida e volta, com previsão de encerramento em novembro de 2021.

O jogo

Em dia quente na capital mineira, o Alviverde teve início agressivo contra o América e criou a primeira chance perigosa da partida com Kevin, em bela jogada individual pela esquerda e finalização na trave de Cássio. Pouco tempo depois, foi a vez de Endrick experimentar de canhota, mas parou no goleiro.

Enquanto o time mineiro tentava se impor, o Verdão levava a melhor quando descia ao ataque. Aos 21, em nova descida pela esquerda, Kevin cruzou para a área e viu a zaga adversária afastar errado. Na sobra, Endrick dominou dentro da área e bateu forte, no canto direito, para abrir o placar no SESC Venda Nova.

Ao longo do primeiro tempo, o caminho para o sucesso alviverde contra o América seguiu pela esquerda. Apesar dos esforços do Coelho, o Palmeiras quase sempre levava perigo em suas descidas e quase chegou ao segundo gol no fim do período com Kevin, que recebeu grande bola de Jhonatan pelo alto e soltou a perna esquerda para grande defesa de Cássio.

No segundo tempo, o Verdão seguiu perigoso no ataque e sempre pelo lado esquerdo. Em tabela com Jhonatan pelo setor, Kevin apareceu cara a cara com o goleiro Carlos (substituto de Cássio no América) e perdeu a chance de ampliar o marcador para o time palestrino.

O Coelho tentou responder e passou a empurrar o Alviverde para a defesa. No entanto, em grande atuação do setor defensivo, o adversário levou pouco perigo. Já o Palmeiras buscava o segundo gol e, aos 18, quase conseguiu novamente com Endrick, que fez bela jogada individual na ponta e chutou cruzado, tirando tinta do poste. Pouco tempo depois, Jhonatan também teve a sua chance, mas parou em grande intervenção de Carlos.

Com a vantagem no placar, o Verdão esfriou o jogo nos minutos finais e tratou de anular as ações do América, que veio para cima. O time palestrino ainda teve mais uma oportunidade de gol com Giovani, que chutou para fora.

O time alviverde está próximo de garantir a vaga nas quartas do Brasileiro Sub-20 (Foto: Mourão Panda/América)

Palmeiras Sub-20: Mateus; Garcia, Michel (Pedro Bicalho), Lucas Freitas e Vanderlan; Naves, Ramon (Jhow) e Jhonatan (Thiago); Marino (Giovani), Kevin (Luan) e Endrick (Miguel). Técnico: Gilmey Aymberê

Confira abaixo a relação de jogos do Palmeiras na primeira fase do Brasileiro Sub-20:

27/06: Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – CT do Dragão
Gol: Yago Santos

01/07: Palmeiras 1 x 0 Bahia – Allianz Parque
Gol: Henri

05/07: Palmeiras 2 x 1 Santos – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2)

10/07: Internacional 1 x 3 Palmeiras – Francisco Novelletto Neto
Gols: Garcia, Jhonatan e Ruan Santos

14/07: Palmeiras 3 x 1 Flamengo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Jhonatan

20/07: Athletico-PR 2 x 0 Palmeiras – CAT do Caju

25/07: Palmeiras 3 x 2 Botafogo – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva, Jhonatan e Henri

28/07: Atlético-MG 2 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Vitinho

01/08: Palmeiras 3 x 0 Fortaleza – Allianz Parque
Gols: Gabriel Silva (2) e Kevin

08/08: Corinthians 2 x 2 Palmeiras – Parque São Jorge
Gols: Kevin e Newton

15/08: Palmeiras 4 x 0 Sport – Allianz Parque
Gols: Marino (2) e Gabriel Silva (2)

23/08: São Paulo 4 x 2 Palmeiras – Marcelo Portugal
Gols: Gabriel Silva (2)

29/08: Palmeiras 2 x 1 Chapecoense – Allianz Parque
Gols: Vitor Hugo e Marino

06/09: Fluminense 1 x 1 Palmeiras – Laranjeiras
Gol: Vitor Hugo

14/09: Palmeiras 3 x 3 Grêmio – Allianz Parque
Gols: Kevin, Gabriel Silva e Endrick

19/09: América-MG 0 x 1 Palmeiras – Estádio das Alterosas
Gol: Endrick

26/09 – 16h: Palmeiras x Cruzeiro – Allianz Parque (Band)
04/10 – 16h15: Vasco x Palmeiras – São Januário (SporTV)
10/10 – Palmeiras x Ceará*

*partidas com datas, horários e locais a serem definidos pela CBF