Departamento de Comunicação

A perseguição ao líder continua! Com a vitória palmeirense sobre a Chapecoense, em Chapecó (SC), neste sábado (18), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras garantiu mais uma rodada na vice-liderança, chegando aos 38 pontos na tabela – agora diminuiu para quatro a diferença para o líder Atlético-MG. O Galo, entretanto, entra em campo contra o Sport ás 19h (ao fim do jogo do Verdão). Os gols palmeirenses foram marcados por Raphael Veiga, aos 09 do primeiro tempo, e Luiz Adriano, aos 27 também da etapa inicial.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o resultado positivo, o Verdão segue sem ser derrotado pela Chapecoense desde 2017 (segundo turno do Brasileirão daquele ano). Desde então, o Alviverde engatou seis jogos contra a equipe catarinense em 2018, 2019 e 2021 (todos pelo Brasileirão) e não perdeu nenhum! Empatou o primeiro da série (0 a 0) e venceu os cinco seguintes – incluindo o de hoje, por 2 a 0. Desta forma, o Alviverde Paulista, com suas cinco vitórias seguidas sobre o time de Chapecó, já detém a maior série de triunfos da história do confronto.

O Maior Campeão do Brasil também ampliou seu saldo favorável em Santa Catarina contra qualquer adversário: neste estado brasileiro, agora são quatro vitórias seguidas. Primeiro, o Verdão venceu a Chape duas vezes na Arena Condá, ambos os jogos por 2 a 1 (pelos Brasileiros de 2018 e de 2019); em seguida, bateu o Avaí em 2019 (também por 2 a 1), na Ressacada, em Florianópolis, pelo Brasileiro; e com o novo triunfo de hoje sobre a Chape, por 2 a 0, chegou a quatro vitórias seguidas em todo o território catarinense. Ao todo, o Verdão tem saldo favorável em SC: agora são 43 jogos no estado de Santa Catarina somando as partidas nas cidades de Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville -, com 22 vitórias, oito empates, 13 derrotas, 66 gols marcados e 52 gols sofridos.

Além de se garantir mais uma rodada na vice-liderança, perseguindo o líder, com 38 pontos, o Palmeiras segue atualizando mais uma estatística: é o segundo clube que mais rodadas terminou entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro desde a implementação do sistema de pontos corridos, em 2003. O Verdão ocupou o G-4 em 247 vezes com esta, seguido por Corinthians, com 242, e Internacional, com 239. O líder é o São Paulo, com 317.

Na partida, o destaque individual fica por conta de Raphael Veiga que, com o gol, chegou a um total de 36 bolas na rede pelo Palmeiras e igualou Ênio Andrade, Luís Pereira, Miguel Borja e Cardoso na 83ª colocação do ranking de maiores artilheiros da história do Palmeiras. De quebra, o camisa 23 também saltou também para a 8ª colocação da lista dos maiores goleadores do clube somente neste século, empatando com Borja – agora ele divide com o colombiano o posto, com 36 bolas na rede.

Dudu também ganhou uma nova marca em seu currículo palmeirense. Com a vitória do time nesta tarde, o atacante igualou o goleiro Marcos como o jogador com mais triunfos pelo Palmeiras no Século XXI: tanto o camisa 4+3 quanto o eterno camisa 12 somam 182 resultados positivos (Dudu com 317 jogos pelo Verdão e Marcos com 392 apenas no século atual – 533 jogos pelo clube no total).

AGENDA

O Palmeiras volta a campo na próxima terça-feira (21), às 21h30, no Allianz Parque, pelas semifinais da Libertadores da América (jogo de ida), contra o Atlético-MG (justamente o time que está perseguindo na ponta do Brasileirão).

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gabriel Menino, intervalo), Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Felipe Melo, Patrick de Paula (Matheus Fernandes, intervalo), Dudu (Gabriel Veron, 40/2ºT), Raphael Veiga (Rony, 35/2ºT) e Wesley (Renan, intervalo); e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Raphael Veiga (09’/1ºT) (0-1) e Luiz Adriano (27’/1ºT) (0-2).

Cartões amarelos (SEP): Patrick de Paula e Felipe Melo.