Departamento de Comunicação

Fabricio empatou o jogo para o Verdão no primeiro tempo (Foto: Fabio Menotti)

Foi na base da emoção. O Palmeiras derrotou o Londrina por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (29), no Allianz Parque, e garantiu lugar nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20 – havia empatado por 2 a 2 no duelo de ida. Os gols palestrinos foram marcados por Fabricio e Juninho.

Na próxima fase, o Verdão encara o Internacional, que eliminou o Galvez-AC na outra chave. As equipes, inclusive, já se enfrentaram neste ano pelo Brasileiro Sub-20, com vitória alviverde por 1 a 0. Esta, inclusive, foi a segunda virada consecutiva do Sub-20 palmeirense, já que venceu o Choque-Rei por 2 a 1 no último domingo (25), também no Allianz Parque e pelo Brasileiro, da mesma forma.

O Sub-20 palestrino vive uma maratona de jogos nesta temporada e, além da Copa do Brasil, disputa simultaneamente o Paulista e o Brasileiro. Nesta sexta-feira (30), com equipe alternativa, o Alviverde enfrenta o Nacional-SP pelo estadual. Já no domingo (01), às 20h, no Allianz Parque, o Verdão encara o Ceará pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

A Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O jogo

A primeira descida perigosa da etapa inicial foi do time paranaense, com grande intervenção de Leandro. A resposta alviverde veio nos minutos seguintes, em dose tripla: Fabricio, duas vezes, e Caio Cunha, por pouco, não vazaram a meta defendida por Maltos.

Aos 16, no entanto, em pênalti assinalado pela arbitragem, o Londrina abriu o placar com Victor Daniel. O Verdão insistiu no ataque e, aos 26, chegou ao empate com Fabricio, em cabeçada certeira após cruzamento de Garcia pela direita.

O Alviverde busca o bicampeonato da competição (Foto: Fabio Menotti)

Pouco tempo depois, aos 33, os visitantes quase chegam ao segundo gol pela direita, mas a finalização foi interceptada em grande defesa de Leandro. Bastante acionado no período, o goleiro palmeirense ainda fez mais uma boa intervenção aos 40, em chegada adversária pela esquerda.

O jogo esfriou no segundo tempo. O Verdão permanecia mais com a bola até que, de pé em pé, chegou ao gol da virada. Aos 22, em grande roubada de Anibal pela direita, a bola passou por Marcelinho até chegar em Vitinho, que invadiu a área e deu bola açucarada para Juninho, que entrou no período, completar para o fundo das redes.

O número 20 Juninho garantiu a vitória alviverde (Foto: Fabio Menotti)

Mesmo com a vantagem palmeirense, a partida permaneceu aberta. Aos 38, após bola nas costas da defesa, o Londrina quase empatou, mas Carlos apareceu para cortar. Na resposta, o Verdão desceu com Robinho em velocidade, que achou Anibal. O camisa 19, com liberdade, cavou por cima de Maltos, mas teve a finalização bloqueada pela zaga.

O Londrina pressionou nos minutos finais, e o time alviverde resistiu com a defesa bem postada até o apito final e garantiu lugar nas quartas de final da competição.

Palmeiras Sub-20: Leandro; Garcia, Helder, Carlos e Vanderlan (Quiñonez); Ramon Cesar (Fabinho), Vitinho (Jonathan) e Caio Cunha (Juninho); Marino (Robinho), Marcelinho e Fabricio (Anibal). Técnico: Wesley Carvalho.