Departamento de Comunicação

Recém-chegado ao Brasil, o atacante Newton já entrou para a história centenária do Palmeiras: ao substituir Rafael Elias, aos 18 minutos do segundo tempo contra o São Bento, no último dia 24, o jovem centroavante se tornou o primeiro jogador panamenho e da América Central a atuar pela equipe alviverde em todos os tempos.

“Para mim e para o meu país é um privilégio ser o primeiro jogador a vestir uma camisa de um grande clube. Creio que tenho que dar 100% em cada partida para deixar o nome do meu país no alto e, sobretudo, o escudo. Sei que o clube tem uma história bonita e estou emocionado de ter vindo para esse clube, estou muito contente”, afirmou Newton, contratado para as categorias de base em novembro do ano passado.

O panamenho Newton marcou três gols em sua estreia pelo Sub-20 (Fabio Menotti/Palmeiras)

Em sua estreia (e único jogo) pelo Sub-20 alviverde, teve grande atuação e marcou três gols na partida que classificou o time para às oitavas de final da Copa do Brasil da categoria. “É um sonho para mim. Minha carreira é de curto prazo, apenas comecei, fiz uma partida de destaque no sub-20, pude vir para a equipe principal e treinar com grandes jogadores, é algo lindo. Venho trabalhando forte para seguir na mira do professor e dar o melhor de mim”, falou o atacante, que, com 1,90m de altura e apenas 20 anos, atuou em todas as seleções de base do Panamá.

O panamenho treina diariamente com o elenco profissional ao lado de outras Crias da Academia: o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o meio-campista Fabinho e o atacante Giovani. “Para mim, é algo muito importante compartilhar [momentos] com grandes jogadores, que têm grandes trajetórias, como Felipe Melo, Luiz Adriano, o goleiro Weverton, Lucas Lima, jogadores que se destacam. Eles falam muito comigo, me aconselham, me incentivam bastante e me motivam, passam a verdade de perto para ver como trabalham. São muito profissionais dentro e fora de campo, todos têm uma personalidade impecável, são boas pessoas, grandes jogadores, têm as suas histórias marcadas e são jogadores para seguir”, apontou.

No Profissional, a estreia aconteceu logo no primeiro jogo em que foi relacionado, contra o São Bento, pelo Campeonato Paulista. “Estava muito contente, porque era o meu primeiro minuto em campo pela equipe principal. Também estava um pouco nervoso. Creio que são momentos, que é ir melhorando para enfrentá-los, me sair bem e dar muito o que falar na equipe de cima”, ponderou.

No primeiro jogo em que foi relacionado no profissional, Newton entrou em campo (Cesar Greco/Palmeiras)

O primeiro contato de Newton com o Palmeiras foi em 2018, quando o Maior Campeão do Brasil disputou um amistoso no Panamá durante a Copa do Mundo – o Verdão venceu o Deportivo Árabe por 2 a 0. A excursão para a América Central também resultou em um ação social feita pela delegação palmeirense para crianças carentes no Estádio Armando Dely Valdes, na cidade de Cólon.

“Assisti à partida na TV, foi lindo ver que o Felipe Melo jogou no meu país. Um jogador que se destaca muito no clube esteve no Panamá fazendo uma visita e um bom torneio. Creio que foi a maior coisa para o Panamá ver uma grande equipe do Brasil lá. Naquela época, a província de Colón estava passando por uma dificuldade muito grande, era algo que não se pode nem imaginar. Creio que quando o Palmeiras chegou ao Panamá, abriu muitas portas a muitas pessoas, mudaram o modo de vida dos jogadores, porque viram como o clube chegou, como a equipe do Palmeiras trabalhava em campo, corpo técnico, funcionários, era algo incrível, que nunca se tinha visto no Panamá. Foi algo muito bonito para o país”, lembrou o centroavante.

Ao chegar a São Paulo no ano passado, o que mais chamou sua atenção foi o clima e a culinária: “Gostei muito da picanha, é a comida que sempre pergunto se posso pedir. E também tem o clima, que é parecido com o Panamá, me ajuda no campo e sei que posso render mais. Não tenho dificuldade com as pessoas, me tratam como filho, é algo que admiro bastante, reconheço que isso é o Palmeiras. Foi a melhor forma de jogar em um time grande e é o melhor apoio que podem me passar”, destacou.

“Quero dar um forte abraço e um beijo a todos torcedores da Família Palmeiras, que me apoiam e me receberam da melhor forma. É muito bom saber que tenho grande apoio dentro e fora de campo. Quero agradecer por isso e, acima de tudo, vou dar o meu melhor e honrar esse escudo ao máximo”, finalizou Newton.