Departamento de Comunicação

Autor do gol que abriu o placar para o Verdão aos 3 minutos de bola rolando (depois, o Alviverde sofreria empate no jogo que terminou empatado por 1 a 1, aos 9 do segundo tempo, marcado pelo corintiano Gabriel), Raphael Veiga, com este tento, chegou a 16 bolas na rede levando em conta apenas a Era Abel Ferreira e, com este número, desde que os jogos passaram a ser comandados pelo treinador português e integrantes de sua comissão, o camisa 23, nesta noite, passou a ser o maior artilheiro neste período, igualando as mesmas 16 bolas na rede de Rony – seguidos de Willian, com dez gols. Já o maior garçom da Era Abel Ferreira é Gustavo Scarpa, com 16 passes, disparado, seguido de Rony, com sete.

Em entrevista à imprensa no intervalo do duelo, Veiga fez sua leitura da partida, mas não sem antes prestar suas condolências aos familiares de um companheiro de trabalho, Edson Silva, que atuava como podólogo do time palmeirense, falecido nesta madrugada de COVID-19.

“Antes de responder queria mandar uma mensagem de apoio para a família do Edson, nosso podólogo que faleceu hoje, um cara sensacional que sempre nos atendeu e fez seu trabalho com excelência. Em relação ao jogo, a gente começou bem, fez o gol, acredito que a gente acabou dando espaço a mais para o Corinthians, tiveram facilidade para tocar a bola. A gente está bem no jogo, intenso, competitivo, só acertar esse detalhe”, disse o meia de 25 anos.

Palmeirense desde a infância, Veiga, de quebra, se isolou como o segundo artilheiro do elenco atual, com 31 gols, ultrapassando Luiz Adriano, com quem antes estava empatado com 30 bolas na rede. Do atual plantel, apenas Willian tem mais gols: 62 (sendo o segundo principal artilheiro Verde neste século, atrás só de Dudu, com 70).

Especificamente no Allianz Parque, palco do duelo desta noite, o meio-campista ampliou seus bons números na arena alviverde: chegou a 16, se isolando como o quarto principal goleador no local desde que fora inaugurado com a atual configuração, em 2014 (antes, Raphael Veiga dividia a quarta posição dessa lista com Luiz Adriano, que soma 15 gols). O top 3 de artilheiros do Allianz Parque é composto por Borja (19), Willian (23) e Dudu (33).

E com os 31 gols que hoje possui pelo clube, Veiga figura na lista dos 100 maiores artilheiros dos 106 anos de história do Alviverde em todos os tempos, atualmente na 91ª colocação, ao lado de outros nomes que também fizeram 31 gols pelo Verdão: Ronaldo (anos 70); Careca, Gaúcho e Reinaldo Xavier (anos 80); o colombiano Muñoz (anos 2000); Marcos Assunção e o argentino Barcos (anos 2010).

Desta forma, o jogador está a só um gol de entrar para outro ranking relevante da história palmeirense: o top 10 dos jogadores alviverdes com mais gols neste século. Para isso, precisa chegar aos mesmos 32 tentos de Pedrinho, décimo colocado da lista.

Na atual temporada, o camisa 23 é o vice-líder em finalizações certas a gol nesta temporada: 15 chutes no alvo, ao lado de Gustavo Scarpa e atrás apenas de Rony, com 26, além de ser o 3º colocado em assistências para finalização nesta temporada: 20, atrás apenas de Wesley, com 21, e Gustavo Scarpa, com 33, e de ser ainda o 4º colocado em participação em gol nesta temporada, com sete (cinco gols e duas assistências), atrás de Willian (seis gols e duas assistências), com oito, Rony (oito gols e duas assistências), com dez, e Gustavo Scarpa, com 13 (quatro gols e nove assistências) -dados do Footstats atualizados até antes do início da partida desta noite.

A boa fase de Raphael Veiga no Verdão não é novidade. Na temporada passada, por exemplo, ele foi vice-artilheiro do Palmeiras, com 18 gols, ao lado de Willian e atrás apenas de Luiz Adriano (20). Levando em conta só o Brasileirão 2020, ele foi o artilheiro do time, com 11 gols, seguido por Luiz Adriano (10).

Além disso, ele está marcado na história do Palmeiras por ter sido titular nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil e por ter sido um dos três palmeirenses a fazer gols em todas as competições regulares disputadas em 2020, ao lado de Luiz Adriano e Gustavo Gómez. Na Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras, inclusive, Veiga foi o único jogador presente em todas as partidas do time na Copa do Brasil 2020, o principal artilheiro do time na competição (quatro gols) e ainda o garçom da equipe no torneio (duas assistências, uma em cada partida das finais), além de ter sido eleito pela CBF o craque da competição.

O ano de 2020, inclusive, entrou para a história do jogador como a temporada mais artilheira de sua carreira: foram 18 gols em 2020 (em 58 jogos), contra nove que havia feito (em 48 jogos) pelo Athletico-PR em 2018.

GOLS EM CLÁSSICOS

Este foi o quinto gol em clássicos marcado por Raphael Veiga, sendo o terceiro contra o Corinthians. No Derby anterior pelo Brasileiro, no mesmo Allianz Parque, o Verdão havia goleado o rival por 4 a 0, com Veiga marcando duas vezes (Luiz Adriano fez os outros dois gols). Além disso, ele marcou também contra o Santos, em 18/05/2019, pelo Campeonato Brasileiro, no Pacembu (vitória por 4 a 0, sendo que os outros gols foram de Gustavo Gómez, Deyverson e Hyoran) e em 05/12/2020, no empate com 2 a 2 contra o Peixe na Vila Belmiro, também pelo Brasileirão (Willian fez o outro do Alviverde).

HISTÓRICO COMO PROFISSIONAL

Profissionalizado no futebol em 2016, pelo Coritiba, marcou três gols em 24 jogos em sua primeira temporada no Coxa. Em 2017, seu primeiro ano no Palmeiras, fez dois gols em 22 partidas (à época, muitos meio-campistas experientes não possibilitaram que o jogador tivesse sequência). Emprestado ao Athletico-PR em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana, fez 48 jogos e nove gols (até então sua temporada mais artilheira, superada hoje); em 2019, voltou de empréstimo na temporada 2020, pela qual jogou 58 vezes pelo Verdão, marcando 18; na temporada atual, soma 17 partidas e 6 bolas na rede.

Ao todo, no Palmeiras, somando a passagem de 2017 e desde 2019, são 127 jogos (66 vitórias, 32 empates e 29 derrotas), com 31 gols marcados e nove assistências concedidas, além dos títulos da Florida Cup, Paulista, Libertadores e Copa do Brasil – todos em 2020.

BOM BATEDOR DE PÊNALTIS

Raphael Veiga jamais perdeu pênalti, seja no tempo regulamentar ou em disputas eliminatórias, pelo Palmeiras. Foram 11 oportunidades, sendo nove durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas. A última cobrança convertida aconteceu na vitória por 1 a 0 contra o Independiente del Valle-EQU, pela Libertadores.