Departamento de Comunicação

Jornal ‘O Combate’ descreve a vitória do Palestra Italia por 11 a 0 (clique para ver a imagem em tamanho original)

“Quem fez os pontos? Ah! Desculpem os leitores. Não nos obriguem a forçar a nossa mísera memória. Com tanta fartura, não se guardam os incidentes. Diremos que Heitor fez seis ou sete. Ministro contentou-se com dois. E os outros… Os outros não nos lembramos. Faz de conta que foi Imparato.”

O bem-humorado texto acima, publicado na capa do jornal operário “O Combate”, diz respeito à maior goleada alcançada pelo Palestra Italia em um jogo de campeonato, fato que neste sábado (08) completa exatos 100 anos. Foi no dia 8 de agosto de 1920, pelo Campeonato Paulista, quando o Alviverde recebeu no Parque Antarctica o extinto Sport Club Internacional, da cidade de São Paulo, e venceu por 11 a 0.

Heitor marcou seis vezes, façanha que até hoje lhe assegura o posto de jogador palmeirense com mais gols anotados em uma mesma partida. O atacante é também o maior artilheiro do Verdão em todos os tempos (com 315 bolas na rede) e o principal goleador do clube no Parque Antarctica (175) e no estadual (185).

Ministro (dois), Ernesto Imparato (dois) e Caetano ampliaram a vantagem, garantindo a segunda maior goleada da história do Verdão – o resultado só é numericamente inferior à vitória por 15 a 0 obtida em um amistoso contra o Combinado Vale D’Aosta, em julho de 1999, na Itália. O Palmeiras repetiu o placar de 11 a 0 em um jogo de pré-temporada diante da seleção de Lindóia (SP), em janeiro de 1988.

Casa cheia

Em uma época na qual o futebol no país ainda dividia os holofotes com esportes como boxe e turfe, chamou a atenção da imprensa paulistana a maciça presença de público no campo comprado meses antes pelo Palestra. Também causou surpresa a ampla superioridade exibida pela equipe alviverde contra um adversário de tradição.

O Palestra Italia comprou o campo de futebol e grande parte do terreno do Parque Antarctica em 27 de abril de 1920 (Acervo Histórico)

Fundado em 1899 na Zona Central da capital, o Internacional era 15 anos mais velho do que o Verdão e já havia se sagrado campeão estadual, em 1907. O clube rubro-negro encerrou suas atividades em 1933, quando se iniciou a era profissional do futebol brasileiro.

O atacante Heitor marcou seis vezes na goleada de 11 a 0 do Palestra Italia sobre o Internacional (Acervo Histórico)

“Embora se realizasse no campo do Ipiranga o jogo mais importante da tarde de ontem, os apreciadores do esporte bretão preferiram assistir ao encontro do Palestra com o Internacional, de sorte que a assistência deste jogo foi muito mais numerosa do que a de São Bento x Ipiranga”, informa “O Estado de S. Paulo”. “O campo da Antarctica estava mesmo bastante cheio. Mas todo aquele povo que se dirigiu até lá não esperava certamente que o Internacional se deixasse vencer por uma diferença tão grande.”

Ainda de acordo com o “Estadão”, o massacre palestrino decorreu, em parte, da atuação ruim do goleiro Borges, que teria deixado escapar bolas “perfeitamente defensáveis” – ao fim do primeiro tempo, o Palmeiras já ganhava por 8 a 0.

“O conjunto de Bianco (zagueiro palmeirense) levou de vencido o seu adversário por uma contagem jamais esperada”, descreve “A Gazeta”. “O Internacional, pelos bons elementos que possui, se não tivesse descurado de seus treinos, que é o que se presume do seu jogo de ontem, poderia muito bem enfrentar o seu adversário, perdendo é verdade, porém não por contagem tão elevada.”

Já o “Correio Paulistano” destacou que o domínio palmeirense “foi manifesto do começo ao fim”. “Afluiu uma grande concorrência ao Parque Antarctica para apreciar a partida entre o Internacional e o Palestra. Todavia nada justificava essa curiosidade, pois era quase certa a vitória do último”, relata o periódico, em alusão à excelente campanha alviverde – antes do duelo com o Internacional, o Palestra acumulava 100% de aproveitamento na competição: derrotara Corinthians (3 a 0), Minas Gerais do Brás (3 a 1), Mackenzie (7 a 0), Santos (3 a 2), São Bento (4 a 1), Associação Atlética das Palmeiras (4 a 1) e Ypiranga (1 a 0).

No final do ano, em uma partida-desempate contra o então tetracampeão Paulistano, veio a consagração com a conquista do primeiro título de campeonato na história do clube.

Ilustração do Jornal Il Pasquino Coloniale, publicado em italiano no Brasil entre 1915 e 1941; veja tradução abaixo (Acervo Histórico)

A última invenção esportiva do Palestra para a fabricação de 11 gols de um vez

Máquina simplicíssima e invisível (fechando os olhos) para fazer gol nas partidas de grande importância

1 – Lugar de onde entra a bola
2 – Chaminés
3 – Projetor para distrair o goleiro adversário
4 – Gramofone para o mesmo fim, caso o goleiro não queira a projeção
5 – Ventilador… para fazer vento
6 – Depósito de carbono
7 – Marcador de pressão
8 – Transmissor
9 – Contador dos gols feitos
10 – Manivela (para cada gol, um giro inteiro na manivela)
11 – Lugar de onde sai a bola, que vai direto para marcar gol
12 – Espaço para se esconder… o inventor

Ficha técnica

Palestra Italia 11 x 0 Internacional-SP

Competição: Campeonato Paulista
Data: 08/08/1920
Local: Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Gols: Heitor (seis), Ministro (dois), Ernesto Imparato (dois) e Caetano

Palestra Italia: Primo; Bianco e Pedretti; Bertolini, Picagli e Mazzucchi; Caetano, Ministro, Heitor, Ernesto Imparato e Martinelli

Internacional-SP: Borges; Lapa e Fonseca; Loschiavo, Octacílio e Alimare; Américo, Mathias, Quilim, Léo e Rodrigues

A equipe do Palestra Italia em 1920 (Acervo Histórico)