Departamento de Comunicação

O empate sem gols entre Palmeiras e Atlético-MG pelo jogo da ida das semifinais da CONMEBOL Libertadores 2021 rendeu um recorde ao técnico Abel Ferreira: agora ele é o treinador que mais dirigiu o Verdão no Allianz Parque desde que a arena palmeirense possui a atual configuração – são 35 jogos no total (20 vitórias, sete empates e oito derrotas, com 69 gols marcados para Alviverde contra 29 dos adversários).

Curiosamente, Abel, hoje, igualou as 35 partidas de Cuca na casa palestrina com a atual configuração – justamente o técnico do Atlético-MG, com quem duelou nesta noite.

Quando perguntado em entrevista coletiva após o duelo contra o Galo sobre a importância da torcida no estádio (o Verdão não contou com seus apoiadores, diferentemente dos outros semifinalistas da CONMEBOL Libertadores), Abel Ferreira rememorou declaração do meia Raphael Veiga, fazendo uma analogia de que, mesmo sem a torcida – por motivo de força maior (decisão do Governo de São Paulo devido à pandemia) -, o time entra em campo com boas energias da torcida, o que, de acordo com o comandante palmeirense, faz a diferença.

“Como disse o (Raphael) Veiga, quem faz a diferença são os jogadores. Quem jogam são os jogadores. Quem são os protagonistas são os jogadores. E são os que, de fato, têm esse poder na mão. E nós vamos utilizar o poder de nossos jogadores, acreditando nesse carinho, nessa força e nessa mobilização (da torcida mesmo não presente no estádio) dos verdadeiros torcedores do Palmeiras – porque, de fato, nós precisamos deles -, se não for dentro de campo, como não foi hoje, pelas circunstâncias que são e ponto final, nós vamos contar com eles, seguramente, como uma corrente, como uma energia positiva, para nos ajudar a atravessar este outro obstáculo que nós temos (ausência da torcida no estádio)”. Declarou o treinador esmeraldino. E encerrou dizendo: “Sabemos onde queremos chegar. Sabemos o que temos de defender. E vamos defender o que é nosso com unhas e dentes”.

MARCAS HISTÓRICAS DE ABEL PELO VERDÃO

Responsável por comandar o Maior Campeão do Brasil em dois dos três títulos na Tríplice Coroa de 2020 – Copa do Brasil e Libertadores (o Paulista foi com Vanderlei Luxemburgo), Abel Ferreira, além de ter assumido nesta noite o topo da lista técnicos que mais dirigiram o Verdão na arena palestrina pelo Continental, também é o 3º técnico que mais comandou o Palmeiras na história da Libertadores – 17 jogos, atrás só de Vanderlei Luxemburgo (25) e Luiz Felipe Scolari (43); é o segundo que mais venceu pelo Palmeiras na competição continental, com 13 vitórias – ao lado de Vanderlei Luxemburgo (ambos estão atrás apenas de Felipão, com 23 vitórias); e na rodada mais recente do Brasileirão, vitória por 2 a 0 contra a Chapecoense fora de casa, se isolou na décima posição do top 10 de treinadores que mais venceram pelo Nacional, com 17 vitórias – superando os saudosos Caio Júnior e Mário Travaglini (com 16, técnicos com os quais, antes, estava empatado na décima colocação com 16 triunfos antes de se isolar na colocação).

Primeiro português, oitavo europeu e 23º estrangeiro a assumir o comando do Maior Campeão do Brasil na história. O último treinador nascido na Europa tinha sido o italiano Caetano De Domenico, campeão paulista em 1940, enquanto o mais recente comandante de fora do país era o argentino Ricardo Gareca, em 2014.

Pelo Palmeiras, ao todo, são 77 jogos, 43 vitórias, 14 empates e 20 derrotas no comando do Verdão. Já considerando todos os jogos disputados em sua era, desde a estreia em 05/11/2020, incluindo partidas dirigidas pelos auxiliares compatriotas João Martins e Vítor Castanheiras – que o substituíram em casos de suspensão ou Covid-19 -, são 88 jogos, 48 vitórias, 19 empates e 21 derrotas.