Departamento de Comunicação

Desde que o calendário do futebol brasileiro foi retomado em 22 de julho de 2020 após uma pausa em março devido ao surto do novo coronavírus (Covid-19), portanto, neste segundo semestre, o meio-campista Gustavo Scarpa foi o jogador mais acionado no banco de reservas pelos treinadores neste período: entrou no decorrer da partida 17 vezes para auxiliar a equipe em campo nos últimos 32 jogos, assim como o volante Ramires. Nesta quarta-feira (11), o jogador iniciou a partida dentre os titulares, porém improvisado na lateral esquerda (devido os desfalques do time) e marcou o gol que abriu caminho para a vitória por 3 a 0 sobre o Ceará, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no Allianz Parque.

“Esse gol representa algo muito bom. Um momento muito bom que eu volto a viver aqui dentro do clube. Passei por um momento complicado, mas estou voltando a ter oportunidades e estou muito feliz com isso. Espero que eu consiga dar conta do recado, independente da posição que eu vou jogar. E fico muito feliz com o gol, que abriu caminho para essa vitória um tanto quanto elástica. Mas a gente não pode se acomodar porque ainda temos o segundo jogo pela frente”, declarou ao Site Oficial Scarpa, que já havia atuado como lateral-esquerdo uma vez antes pelo Verdão, em 14/10 deste ano, contra o Coritiba, pelo Brasileirão, quando começou de titular como meio-campista, mas precisou ser deslocado para a lateral-esquerda após a saída de Lucas Esteves, então dono da posição, que precisou deixar a partida lesionado.

Justamente pelo fato de ser um dos mais acionados no banco de reservas neste segundo semestre, o camisa 14 é figura presente em nove dos últimos 12 duelos da equipe palmeirense (no retrospecto recente de jogos do Alviverde, ele só não atuou contra o Fortaleza, em 18/10, derrota por 2 a 0 pelo Brasileiro fora de casa, contra o Tigre-ARG, triunfo por 5 a 0 pela Libertadores em casa, e 02/11, vitória sobre o Atlético-MG por 3 a 0 pelo Brasileiro em casa).

Após poucas oportunidades em setembro (fez um único jogo de nove possíveis), Gustavo Scarpa passou a ter mais assiduidade em outubro, participando de seis das oito partidas do Verdão naquele mês – atuou contra Ceará, Botafogo, São Paulo e Coritiba (como titular), todas pelo Brasileiro, e depois ficou de fora contra Fortaleza e Tigre-ARG, pela Libertadores, antes de voltar a jogar diante do Atlético-GO, novamente pelo Brasileiro, e do RB Bragantino, pela Copa do Brasil. Em novembro, o jogador vive a expectativa de repetir o mês repleto de atuações a exemplo do anterior – já esteve em campo em três das quatro disputadas neste mês.

Na maioria das vezes em que é acionado, mesmo naquelas em que atua por poucos minutos, Scarpa mostra que faz a diferença: o jogador participou da construção da jogada de importantes gols palmeirenses neste período, como em 03/10, na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará no Allianz Parque (entrou aos 22 do segundo tempo), chutou de fora da área e Willian marcou no rebote; em 07/10, na derrota por 2 a 1 diante do Botafogo no Engenhão (entrou aos 18 do segundo tempo), cruzou para Wesley conceder assistência a Willian; e em 14/10, no revés por 3 a 1 diante do Coritiba (este como titular), tocou Patrick de Paula fazer a assistência para Gabriel Veron. Antes disso, em 16/09, na vitória por 2 a 1 sobre o Bolívar-BOL na altitude de La Paz (local onde a equipe boliviana estava invicta contra times brasileiros desde a década de 80), o meio-campista havia entrado aos 40 minutos do segundo tempo e cobrado uma falta venenosa que carimbou o travessão – no rebote, Gabriel Veron ainda quase marcou.

Além dessas partidas recentes, o meia também atuou nos jogos frente o São Paulo (10/10), pelo Brasileiro, entrando aos 14 do segundo tempo, Atlético-GO (25/10), novamente pelo Brasileiro, quando foi a campo aos 35 do segundo tempo, e o próprio Red Bull Bragantino (29/10), pela Copa do Brasil, participando da partida a partir dos 42 minutos da etapa final.

O meio-campista é o terceiro principal artilheiro do elenco (20 gols, atrás apenas de Luiz Adriano, com 22, e Willian, com 52) – em 2019, ele foi o goleador do time, ao lado de Dudu, com 13 – e o quarto colocado no ranking dos maiores garçons do plantel (dez passes para gol desde que chegou ao clube, em 2018, atrás apenas de Marcos Rocha e Lucas Lima, ambos com 18, e do líder Willian, com 20)

TRAJETÓRIA DE SCARPA NO VERDÃO

O jogador chegou ao clube em 2018, vindo do Fluminense, época em que o time era dirigido pelo técnico Roger Machado. Após sequência de oito partidas entre fevereiro (quando estreou) e março, ele passou a não poder mais atuar pelo time por alguns meses devido a um imbróglio jurídico no qual o clube das Laranjeiras, que pediu impugnação do contrato do atleta e reintegração à equipe carioca (na Justiça, porém, o Alviverde conseguiu vitória e o jogador pôde voltar a atuar a partir de julho daquele ano).

Depois disso, ainda enfrentou problemas de lesão, quando, ainda com Roger Machado, precisava entrar, muitas vezes, nos últimos minutos da partida para adquirir ritmo. Portanto, após uma primeira temporada no Palmeiras de adaptação – mesmo assim, sendo peça importantíssima na conquista do Campeonato Brasileiro de 2018–, o jogador começou a despontar mesmo em 2019, ano em que foi o segundo maior garçom do time em 2019, ao lado de Marcos Rocha, com sete passes a gol, atrás só de Dudu, com 18, e também artilheiro da equipe no ano, com 13 gols, ao lado de Dudu.

Em 2020, o meia atuou em oito das 16 partidas do Verdão na campanha vitoriosa do Campeonato Paulista e marcou um gol (na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste, pela terceira rodada) – título este conquistado nos pênaltis contra o arquirrival Corinthians, em 08/08, dia que, inclusive, Scarpa foi um dos batedores do Verdão e deu sua contribuição convertendo a sua cobrança.