Departamento de Comunicação

Rony fez valer a ‘lei do ex’ em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão na noite deste sábado (28) quando marcou o segundo gol da vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Athletico-PR aos 25 do segundo tempo – o duelo estava empatado por 1 a 1 até então (o zagueiro Luan havia inaugurado o placar, enquanto Bissoli deixou tudo igual). Com este gol, Rony chegou ao terceiro gol contra o Furacão em sua terceira partida contra o ex-clube desde que chegou ao Verdão: média de 1,0 gol por partida.

Desde que foi contratado pelo Palmeiras em 2020, adquirido justamente do Athletico-PR, Rony saiu vitorioso em todas as três ocasiões nas quais enfrentou o seu ex-clube. Em seu primeiro duelo contra o Athletico com a camisa do Palmeiras, Rony não pontuou, mas o Verdão venceu por 1 a 0 com gol de Raphael Veiga nos minutos finais pelo primeiro turno do Brasileiro de 2020, na Arena da Baixada; já no segundo duelo, o atual camisa 7 (à época camisa 11) ajudou o Palmeiras a superar o adversário por 3 a 0 pelo segundo turno do Nacional de 2020, marcando duas vezes (o outro foi de Patrick de Paula), no Allianz Parque.

Fato curioso é que Rony havia entrado minutos antes de decidir o jogo para o Verdão. Com a atuação desta noite, o atacante chegou a 80 jogos pelo clube (sendo 63 deles como titular) e alcançou também o seu vigésimo gol – ele possui também 11 assistências pelo clube.

MEDALHA DE OURO, LUAN MARCA PELA 6ª VEZ PELO VERDÃO

Responsável por abrir o placar no triunfo palmeirense por 2 a 1 sobre o Athletico-PR pela 18ª rodada do Brasileirão 2021, neste sábado (28), no Allianz Parque, o zagueiro Luan chegou ao seu sexto gol com a camisa do Verdão: os outros foram em 16/11/2017, na vitória por 5 a 1 com o Sport pelo Brasileiro (Allianz Parque); em 31/10/2018, no empate por 2 a 2 contra o Boca Juniors-ARG pela Libertadores (Allianz Parque); em 14/11/2018, contra o Fluminense, na vitória por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro (Allianz Parque); em 21/11/2018, na goleada sobre o América-MG pelo Brasileirão (Allianz Parque); e em 27/01/2019, na vitória por 2 a 0 sobre o São Caetano pelo Campeonato Paulista (Anacleto Campanella).

O zagueiro Luan foi contratado como um dos reforços para a temporada de 2017, vindo do Vasco, clube que o revelou, como campeão olímpico – na ocasião, ele ajudou o Brasil a conquistar o então inédito ouro olímpico nos Jogos Rio-2016, em time que contava com Weverton, Gabriel Jesus, Neymar e companhia.

Luan tem registrado em seu histórico no Verdão uma marca emblemática ao lado de Gustavo Gómez, seu companheiro de zaga neste jogo e também em duelos recentes anteriores: em 2019, Luan e Gómez atingiram a expressiva marca de 1081 minutos consecutivos sem sofrer gols (sem considerar os acréscimos), segunda maior sequência de uma dupla de zagueiros na história do Palmeiras – o recorde ainda pertence a Marcio e Vágner Bacharel, que, em 1987, ficaram sem levar gols por 1148 minutos.

Um ano antes, durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, eles já haviam contribuído para estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016).

Luan soma 161 jogos pelo Verdão (140 como titular), agora seis gols e uma assistência pelo Palmeiras, além de ser um dos 14 jogadores da história que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras defendendo o clube do início ao fim das competições – os outros são os goleiros Weverton, Jailson, Marcos e Velloso, os zagueiros Gómez e Cleber, os laterais Marcos Rocha e Mayke, os meio-campistas Felipe Melo, Lucas Lima, Gustavo Scarpa e Zinho e o atacante Willian. O zagueiro Vitor Hugo e o atacante Dudu também se sagraram campeões das quatro competições, mas não disputaram o Paulista 2020 e a Libertadores 2020 até o final.