Santos x Palmeiras: informações, curiosidades e retrospecto do confronto

Departamento de Comunicação

Pré-jogo: Santos x Palmeiras l Campeonato Paulista (8ª rodada)
Data e hora: 29/02/2020 l 16h
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Transmissão: Premiere (para todo o Brasil)
Pendurados: Gustavo Gómez e Felipe Melo

O Palmeiras enfrenta o Santos neste sábado (29), às 16h, no estádio do Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, com chances de assumir a liderança do Grupo B da primeira fase. Será o segundo clássico do Verdão nesta edição do estadual, após empatar sem gols com o São Paulo em Araraquara, no mês passado. O jogo também pode marcar a estreia do reforço Rony, apresentado pelo clube na quinta-feira (27).

O Verdão tem a segunda melhor campanha do Paulista no geral, com 16 pontos (cinco vitórias, um empate e uma derrota). O time também é o vice-líder do Grupo B, atrás do Santo André, que tem 19 pontos – o rival já jogou na rodada e, caso o Palmeiras vença, assume a ponta por ter melhor saldo de gols. Nas quartas de final, que será disputada em jogo único, o primeiro colocado terá a vantagem de jogar em casa contra o segundo.

O jogador Rony (à esquerda) e o fisiologista Rudy Pracidelli durante treino na Academia de Futebol (Cesar Greco/Palmeiras)

No último treino antes da partida, na manhã desta sexta-feira (28), o técnico Vanderlei Luxemburgo ensaiou bolas paradas e corrigiu o posicionamento defensivo e ofensivo da equipe na Academia de Futebol – Rony treinou entre os titulares pela primeira vez. Após a atividade, parte do grupo cobrou penalidades e outra metade participou de uma atividade técnica em campo reduzido.

PALMEIRAS É O MELHOR VISITANTE NA ERA DOS CLÁSSICOS COM TORCIDA ÚNICA

O Palmeiras possui o melhor aproveitamento jogando clássicos fora de casa desde a implantação do sistema de torcida única, em abril de 2016: são seis vitórias em 20 jogos diante de seus rivais longe de seus domínios, seguido do Corinthians e do Santos, ambos com quatro triunfos em 21 partidas, e do São Paulo, com um triunfo em 23 clássicos como visitante.

Além disso, o Maior Campeão do Brasil também é o time menos vazado nesta condição (20 gols sofridos contra 22 do Corinthians, 27 do Santos e 41 do São Paulo) e o segundo que mais gols marcou (16 tentos, atrás apenas do São Paulo, com 18, e à frente de Santos, com 15, e Corinthians, com 12).

SANTOS É O TIME QUE O VERDÃO MAIS VENCEU E MAIS FEZ GOLS NA HISTÓRIA

Apesar de ter jogado mais contra o Corinthians (372 partidas), é contra o Santos que o Palmeiras soma mais vitórias e mais gols marcados ao longo de sua história. Em 336 duelos com os santistas, são 141 vitórias e 564 gols marcados, contra 131 vitórias e 524 gols marcados diante dos corintianos. Foram, ainda, 89 empates e 106 derrotas contra o Alvinegro Praiano, além de 475 gols sofridos.

Pelo Campeonato Paulista, os clubes se enfrentaram 191 vezes, com 93 vitórias palmeirenses, 44 empates e 54 triunfos santistas – o último embate entre as equipes pelo estadual terminou com empate sem gols em 23/02/2019 no Allianz Parque. Pelo Paulista no Pacaembu, o histórico aponta ampla vantagem alviverde: são 17 vitórias palmeirenses, 12 empates e 9 triunfos alvinegros.

Em jogos disputados entre as duas equipes no Pacaembu, independentemente da competição, o retrospecto é extremamente equilibrado: são 30 vitórias para cada lado e 25 empates em 85 duelos disputados. O último encontro foi em 18/05/2019, pelo Campeonato Brasileiro, com goleada do Palmeiras por 4 a 0 (gols de Gustavo Gómez, Deyverson, Raphael Veiga e Hyoran).

VANDERLEI LUXEMBURGO TEM 11 VITÓRIAS EM 19 PARTIDAS CONTRA O SANTOS

O técnico Vanderlei Luxemburgo fará seu 20º jogo contra o Santos como comandante do Verdão. Nos 19 já disputados, são 11 vitórias, dois empates e seis derrotas, com 36 gols marcados e 19 sofridos. Em clássicos, contabilizando também os duelos com Corinthians e São Paulo, são 60 partidas, 28 vitórias, 17 empates e 15 derrotas.

O retrospecto de Luxemburgo contra o Santos é positivo (Cesar Greco/Palmeiras)

Atualmente em sua quinta passagem, Luxemburgo soma 383 partidas à frente do Palmeiras, acumulando 233 vitórias, 83 empates e 67 derrotas. É o terceiro treinador com mais jogos, atrás só de Luiz Felipe Scolari (485) e Oswaldo Brandão (585), e o terceiro que mais venceu pelo Verdão (233 vitórias), a apenas cinco triunfos do segundo colocado, Luiz Felipe Scolari (238) – Oswaldo Brandão é o líder (341).

Em Campeonatos Paulista, é o segundo treinador que mais comandou o Verdão (124 partidas, atrás só de Oswaldo Brandão, com 250) e o segundo que mais venceu (91 triunfos, atrás só de Oswaldo Brandão, com 149).

No Pacaembu, considerando todas as suas passagens pelo clube, o retrospecto é amplamente positivo: 17 jogos, com 10 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, além de 30 gols marcados e 12 sofridos. O último jogo foi pela 3ª rodada do Paulistão de 2020, na goleada por 4 a 0 sobre o Oeste.

ALVIVERDE TEM O MELHOR ATAQUE E A MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO PAULISTA

A sétima rodada do Campeonato Paulista foi encerrada com o Palmeiras tendo o melhor ataque e a melhor defesa da competição – o time alviverde anotou 14 gols e sofreu somente três (ao lado do Novorizontino), o que garante ainda o melhor saldo do estadual (11).

O Palmeiras também é o time que mais dribla no campeonato com 82 dribles no total (média de 11,7 por jogo) contra 64 dribles (média de 9,1) do Santos, segundo colocado. Em dribles certos, o Verdão também é o número 1, com 55 no total.

O atacante Dudu soma 16 fintas sobre seus marcadores mesmo sem ter jogado diante do Oeste (poupado) e do Mirassol (suspenso) e está no topo da lista de dribladores do Paulista, seguido de Soteldo, do Santos, com 14. Em dribles certos, Dudu também é o líder com 12, a frente de Soteldo, com 10.

O Verdão é ainda a segunda equipe que mais finaliza a gol na competição – foram 130 tentativas, uma atrás do São Paulo, que tem 131 finalizações. Todos os dados são do Footstats e estão atualizados até o encerramento da 7ª rodada.

NÚMEROS GERAIS NA TEMPORADA

J: 9
V: 6
E: 2
D: 1
GP: 16
GC: 4

NÚMEROS NO PAULISTA 2020

J: 7
V: 5
E: 1
D: 1
GP: 14
GC: 3

NÚMEROS NA FLORIDA CUP 2020

J: 2
V: 1
E: 1
D: 0
GP: 2
GC: 1

Retrospecto geral do Palmeiras no Campeonato Paulista

2497 jogos, 1406 vitórias, 604 empates, 487 derrotas, 4977 gols marcados e 2618 gols sofridos

>>> Faltam 3 jogos para a marca de 2.500 partidas pelo Estadual e faltam 23 gols para a marca de 5.000 bolas na rede.

TITULAR DIANTE DO GUARANI, BRUNO HENRIQUE FOI O QUE MAIS ACERTOU PASSES

Após perder parte da pré-temporada devido a uma lesão no músculo adutor da coxa direita sofrida no jogo contra o New York City FC, pela Florida Cup, Bruno Henrique voltou a ser titular diante do Guarani (contra Ponte Preta e Mirassol, ele saiu do banco de reservas para contribuir para as vitórias por 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente) e deixou o campo como o jogador que mais acertou passes na partida (73 passes certos, segundo dados do Footstats).

Autor de 28 gols em 148 partidas desde que chegou ao clube, em 2017, o jogador é o quinto volante com mais gols na história do Palmeiras. O camisa 19 está atrás apenas de Dudu (29 gols nos anos 60 e 70), Magrão (29 tentos nos anos 2000), Marcos Assunção (31 gols entre 2010 e 2012) e Zequinha (41 gols nos anos 50 e 60).

Com 11 gols já anotados no Allianz Parque, Bruno Henrique também está perto do top 5 dos atletas que mais fizeram gols na arena palmeirense: precisa de apenas mais uma bola na rede para igualar Rafael Marques, com 12. Na quarta posição, está Deyverson, com 13; na terceira, vem Willian Bigode, com 15; na vice-artilharia aparece Borja, com 19 gols; e na liderança, Dudu, goleador máximo com 32 bolas na rede.

GABRIEL MENINO FOI O JOGADOR COM MAIS POSSE DE BOLA CONTRA O GUARANI

O volante Gabriel Menino deve ganhar sequência na lateral direita do Palmeiras no clássico contra o Santos. Polivalente, o jogador foi o titular da posição na vitória por 1 a 0 contra o Guarani e foi o jogador que manteve a bola por mais tempo na partida (7,79%, segundo dados do Footstats).

Menino também havia entrado no intervalo da vitória sobre o Mirassol na nova função e cobrou o escanteio que terminou no gol de Gómez. Nas categorias de base, o meio-campista de origem já havia atuado como lateral durante algumas partidas. Ele tem sete jogos pelo Palmeiras, sendo cinco pelo Paulista e dois pela Florida Cup (todos em 2020).

Gabriel Menino tem sido escalado como lateral-direito pelo técnico Vanderlei Luxemburgo (Cesar Greco/Palmeiras)

ZÉ RAFAEL ENTRE OS CINCO MAIORES LADRÕES DE BOLA DO CAMPEONATO PAULISTA

O meio-campista Zé Rafael, que vem atuando como volante desde o início desta temporada, já aplicou um total de 19 desarmes corretos (ou seja, quando o jogador rouba a bola e seu time continua com a posse da jogada) neste Campeonato Paulista. O camisa 8 só está atrás de Alisson, volante do Santos (1º, com 25), Daniel Alves, meia do São Paulo (2º, com 23), Romário, lateral do Mirassol (3º, com 24) e Geovane, meia da Inter de Limeira (4º, com 21).

Ao lado de Marcos Rocha, Zé Rafael também aparece no topo da lista de assistentes máximos do Verdão em 2020 com dois passes diretos a gol, ambos os passes foram para Willian Bigode: um contra o New York City-EUA, na Florida Cup, e outro no diante do Ituano.

DUDU TEM RETROSPECTO POSITIVO EM MAIS DE 50 CLÁSSICOS PELO PALMEIRAS

Dos jogadores do atual plantel do Palmeiras, Dudu é quem mais disputou e fez gols em clássicos. O camisa 7 já disputou 52 jogos contra Corinthians, São Paulo e Santos, com um retrospecto de 23 vitórias, 11 empates, 18 derrotas, 10 gols e 15 assistências. Contra o Santos, foram 19 jogos, 8 vitórias, 3 empates, 8 derrotas e 4 gols.

Autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Guarani na última quinta-feira (20), Dudu se tornou o 33º jogador na história do Palmeiras (e o primeiro jogador de linha no século 21) a superar a marca de 300 partidas pelo clube – o último a alcançar tal feito havia sido o goleiro Sérgio, em 2005. Dudu ainda aumentou seu saldo como jogador de linha que mais entrou em campo pelo Palmeiras neste século – está atrás apenas do goleiro Marcos, com 392 – e como 5º atacante com mais jogos em todos os tempos.

Já o resultado positivo fez Dudu saltar de 30º para 29º na lista dos que mais venceram na história do clube com 172 triunfos, superando o atacante César Maluco, com 171 vitórias entre 1967 e 1974 – o camisa 7 agora está ao lado de Alfredo Mostarda, zagueiro dos anos 60 e 70, e logo atrás de César Sampaio, com 175 vitórias nos anos 90. Ele é o jogador de linha que mais venceu neste século – atrás apenas do goleiro Marcos, com 182 – e o 5º atacante com mais triunfos na história.

Com o gol, Dudu chegou a 18 bolas na rede pelo Campeonato Paulista e assumiu a vice-liderança da lista de artilheiros do Verdão no Paulistão neste século, agora ao lado dos também camisas 7 Edmundo e Diego Souza – apenas uma bola na rede separa Dudu de Valdivia, primeiro colocado com 19. Considerando o total de gols no século 21, Dudu lidera com 70 bolas da rede, seguido por Vágner Love (54) e Willian Bigode (44). No geral, é o 32º na lista dos maiores artilheiros do Palmeiras, logo atrás do ponta-esquerda Nei, com 71 gols nos anos 70.

Dudu possui ainda outros bons números por campeonatos: 2º maior artilheiro da história do Palmeiras em Brasileiros (41 gols, atrás apenas de César Maluco, com 61), 7º com mais vitórias em Brasileiros (85, ao lado de Marcos), 9º com mais partidas em Brasileiros (154), 4º com mais vitórias em Libertadores (19, atrás apenas de Ademir da Guia e Alex, com 20, e do líder Marcos, com 27), 4º com mais jogos em Libertadores (32) e 9º com mais gols em Libertadores (5).

Campeão da Copa do Brasil em 2015 (fez os dois gols na final contra o Santos) e dos Brasileiros de 2016 (foi o líder de assistências do time com 10) e 2018 (também líder de assistências com 14, além de Bola de Ouro da competição), Dudu fechou o ano de 2019 como o palmeirense com mais jogos (65), mais gols (13, ao lado de Gustavo Scarpa) e mais assistências (18).

Além disso, o jogador domina os números no Allianz Parque: é quem mais jogou no estádio (125 vezes), mais venceu (89 triunfos), mais fez gols (balançou as redes 33 vezes) e mais serviu seus companheiros (concedeu 33 assistências).

Dudu completou 300 jogos pelo Palmeiras no duelo com o Guarani (Cesar Greco/Palmeiras)

PERTO DO JOGO 100, WEVERTON TEM 2ª MELHOR MÉDIA DE GOLS SOFRIDOS NA HISTÓRIA

Contratado em 2018, o goleiro Weverton já soma 98 jogos com a camisa palestrina e, em 53 deles, saiu de campo sem sofrer gols – neste século, está atrás apenas de Marcos (107 jogos sem ser vazado) e Fernando Prass (101) no quesito. Considerando uma única temporada, ele é o recordista do século ao ter saído de campo 26 vezes sem ser vazado em 2019.

Vazado apenas 61 vezes no total, o camisa 21 ostenta atualmente a segunda colocação no ranking dos goleiros com menor média de gols sofridos na história do clube: 0,622 por jogo, atrás apenas dos paraguaios Benítez, com 0,541 de média (13 vezes em 24 jogos), e Gato Fernández, com 0,628 (22 gols em 35 jogos). O levantamento considera apenas goleiros que tenham feito pelo menos dez partidas pelo Alviverde.

Além de protagonizar o título brasileiro de 2018, inclusive levando a Bola de Prata, o jogador completou nove jogos consecutivos sem tomar gols durante a temporada da conquista do Nacional (884 minutos com acréscimos e 812 sem), alcançando a segunda melhor marca da história do clube, atrás apenas de Zetti, com 12 jogos (1.238 minutos sem acréscimos), em 1987. De quebra, tornou-se o primeiro acreano campeão na história do Brasileirão desde 1959.

RONY É APRESENTADO COMO SEGUNDO REFORÇO DO VERDÃO PARA A TEMPORADA

Depois do lateral uruguaio Matías Viña, o Palmeiras apresentou na última quinta-feira (27) o segundo reforço do time para 2020: o atacante Rony, campeão da Copa Sul-Americana (2018) e da Copa do Brasil (2019) pelo Athletico-PR. O jogador de 24 anos assinou contrato até dezembro de 2024.

Nascido na cidade de Magalhães Barata, no Pará, o atacante de velocidade atua pelas beiradas do campo e começou sua carreira profissional no Remo, onde foi bicampeão paraense em 2014 e 2015. Após passagem pela base do Cruzeiro, foi emprestado ao Náutico em 2016 e terminou o ano como principal destaque da equipe – anotou 11 gols na Série B do Brasileiro.

O bom desempenho lhe rendeu uma transferência ao Albirex Niigata, do Japão, clube que defendeu entre 2017 e 2018. Na volta ao Brasil, manteve a ascensão no Athletico-PR e conquistou o título da Sul-Americana de 2018 em seu primeiro ano (saiu do banco de reservas e entrou nos oito jogos, tendo anotado um dos gols na semifinal).

Em 2019, tornou-se peça chave da equipe paranaense. Campeão da Copa do Brasil, foi titular em todos os jogos da campanha e marcou o gol do título contra o Internacional na decisão. Na temporada passada também foi campeão da Copa Suruga, no Japão.

Willian é um dos artilheiros do Paulista, com cinco gols (Cesar Greco/Palmeiras)

COM CINCO GOLS, WILLIAN SEGUE NA ARTILHARIA DO PAULISTA

O atacante Willian é o artilheiro do Campeonato Paulista, com cinco gols, ao lado de Boselli, do Corinthians, Camilo, do Mirassol, e Ronaldo, do Santo André. Vale lembrar que, com seis gols no ano, o camisa 29 também é o goleador máximo do Palmeiras nesta temporada – marcou também sobre o New York City FC pela Florida Cup. No Verdão desde 2017, o atacante tem 158 jogos e 44 gols marcados – é o terceiro maior artilheiro do clube no século 21, atrás somente de Vágner Love, com 54, e Dudu, 70.

Dados do elenco em 2020

Mais jogos: Weverton, Gustavo Gómez, Zé Rafael e Willian (9).

Mais gols: Willian (6); Dudu e Lucas Lima (2); Marcos Rocha, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Luiz Adriano (1).

Mais assistências: Zé Rafael e Marcos Rocha (2); Dudu, Wesley, Willian, Lucas Lima, Bruno Henrique, Gabriel Veron, Gabriel Menino e Luiz Adriano (1).

PALMEIRAS, MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DO ESTÁDIO DO PACAEMBU

Maior campeão da história do Pacaembu, o Palmeiras já disputou 1138 jogos no estádio, com 582 vitórias, 305 empates, 251 derrotas, 2085 gols marcados e 1324 gols sofridos.

Em 2020, o Verdão atuou uma vez no local: venceu por 4 a 0 o Oeste, pela 3ª rodada do Paulistão, com três gols de Willian e um de Gustavo Scarpa. Já no ano passado, foram sete jogos no Pacaembu, seis vitórias e uma derrota, com direito a três goleadas: 5 a 0 no Novorizontino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista; 4 a 0 no Santos, pelo Brasileirão; e 6 a 2 sobre o CSA-AL, também pelo Campeonato Brasileiro.

O retrospecto recente no antigo Municipal também é animador. Nos últimos 16 jogos, são 12 vitórias, dois empates e duas derrotas, com 36 gols pró e dez gols sofridos.

O Palmeiras inaugurou o Pacambu em abril de 1940, quando, à época com o nome de Palestra Italia, goleou o Coritiba por 6 a 2 – os gols foram de Echevarrieta (3), Luizinho, Elyseo e Sandro. A partida fez parte de um quadrangular cuja outra chave foi vencida pelo rival Corinthians, que derrotou o Atlético-MG. No derby decisivo, o Verdão levou a melhor por 2 a 1, com gols de Echevarrieta e Luizinho, conquistou o Torneio de Inauguração do Pacaembu e se tornou o primeiro campeão da praça esportiva.

Após erguer o primeiro troféu do Pacaembu, o Verdão deu sequência às conquistas e hoje é o maior campeão do estádio. Ao todo, são 27 títulos, como os Paulistas de 1940, 1942, 1944, 1950, 1959, 1963, 1972 e os Brasileiros de 1960, 1967 e 1994. O último foi em 2014, o Troféu Julinho Botelho, obtido após vitória sobre a Fiorentina-ITA por 2 a 1, com gols de Victor Luis e Leandro.