Departamento de Comunicação
Bruno Alexandre Elias

Na noite desta quarta-feira (04), o Palmeiras foi a cidade de Victoria, na Argentina, região localizada a aproximadamente 30 quilômetros da capital Buenos Aires, enfrentar a equipe do Tigre-ARG, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2020. Com gols de Luiz Adriano, aos 17 do primeiro tempo, e Willian Bigode, aos 19 do segundo tempo, o Verdão bateu a equipe local por 2 a 0 e estreou com vitória no Continental.

O jogo fez com que o Alviverde atingisse um feito histórico: com o primeiro tento do Verdão na partida, marcado por Luiz Adriano, o clube balançou as redes de um adversário de outro país pela milésima vez em sua história. A conta inclui tentos marcados sobre adversários gringos em qualquer circunstância, incluindo amistosos e competições festivas, como a Florida Cup disputada recentemente. O primeiro adversário estrangeiro do Alviverde foi a Seleção Paraguaia, em 1922: na ocasião, o então Palestra Italia venceu por 4 a 1 (o combinado do país vizinho excursionava pelo Brasil após a disputa do Sul-Americano de seleções disputado nas terras tupiniquins naquele ano).

Vale ressaltar, entretanto, que esse cálculo do milésimo gol em duelos internacionais considera a partida de 07/09/1965, jogo entre Brasil (3) x (0) Uruguai, no qual a Seleção Brasileira foi representada por completo por jogadores e comissão técnica da Sociedade Esportiva Palmeiras – portanto, apesar de ser uma partida oficialmente da CBF (à época, CBD), foi uma das maiores glórias esportivas da história do Verdão. Desta forma, também é correto afirmar que, conceitualmente, ainda restam dois gols para o milésimo (não levando em conta este duelo da amarelinha e subtraindo os três gols dessa partida).

O duelo também ficou marcado pela estreia do novo uniforme Palmeiras/Puma, lançado na última segunda-feira (02) para a temporada 2020. O Alviverde foi a campo com o fardamento branco – que é o uniforme II. Já o fardamento principal, verde, deve ser estreado em casa – Allianz Parque – no próximo compromisso do clube, contra a Ferroviária, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, já no sábado (07/03), pela 9ª rodada. Clique aqui e saiba mais sobre as raízes e campanha especial do novo uniforme Palmeiras/Puma 2020.

Com o resultado, o Verdão manteve a sina de não perder em estreias de Libertadores desde 1979. Desde então, são 11 vitórias e três empates em duelos inaugurais de cada uma das respectivas edições disputadas pelo Verdão ao longo de suas participações, já atualizando o saldo com a atuação no duelo de debute de 2020.

Tradicional em Libertadores, o Palmeiras ampliou seu saldo, com o jogo de hoje, como o clube com mais edições disputadas do Continental: chegou à 20ª edição, ao lado do Grêmio e do São Paulo. São, ao todo, 185 jogos pela Libertadores, com 99 vitórias, 34 empates e 52 derrotas (332 gols marcados e 202 sofridos).

A partida também fez com que o Maior Campeão do Brasil ampliasse um pertencimento: o de clube brasileiro com mais gols na história da Libertadores. O time alviverde marcou 332 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a 10ª colocação do ranking geral de clubes, considerando times de qualquer nacionalidade. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 573 bolas na rede.

O Verdão também aumentou seu número de bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, agora com 138 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações no torneio continental, e segue isolado como o time brasileiro com mais gols fora de casa.

Além disso, a equipe esmeraldina, com a vitória nesta noite, também ampliou seu saldo de clube brasileiro mais vencedor fora de casa na Libertadores. São, com esse, 37 triunfos fora de seus domínios no Continental, dois a mais do que o Cruzeiro – a equipe mineira contabiliza 34 vitórias no certame como visitante até o fim da edição de 2019.

Individualmente, a partida foi marcante para o goleiro Weverton, que chegou ao seu 100º jogo no Verdão. No clube desde 2018, o arqueiro acumula 58 vitórias, 28 empates e 14 reveses, além de uma média muito baixa de gols sofridos, de apenas 0,61 por partida (ou seja, 61 gols nas 100 partidas disputadas). Este número coloca o acreano Weverton no top 2 dentre os arqueiros palmeirenses (com no mínimo 10 jogos pelo clube) menos vazados de todos os tempos, atrás apenas do paraguaio Benítez, com 0,54 de média (vazado 13 vezes em 24 jogos); em seguida, figura o também paraguaio Gato Fernández, 0,62 (22 gols em 35 jogos).

Destaques também para Willian e Bruno Henrique. O atacante, camisa 29, marcou o segundo gol do Verdão na etapa derradeira e ainda sofreu um penal não marcado pela arbitragem. Já o volante palestrino, camisa 19, chegou ao seu duelo de número 150 pelo clube.

E não são apenas os jogadores. A partida também foi especial para Luxemburgo, que voltou a comandar o Palmeiras em um jogo de Libertadores pela primeira vez desde 17/06/2009, empate sem gols com o Nacional do Uruguai, em Montevidéu. Com três edições de Libertadores disputadas pelo Palmeiras (1994, 2009 e, agora, 2020), Vanderlei Luxemburgo é o segundo técnico que mais vezes dirigiu o Verdão no torneio continental: 21 vezes, atrás apenas de Luiz Felipe Scolari (41 vezes). Luxemburgo também é o segundo que mais acumula vitórias na Libertadores – são dez triunfos e, neste quesito, também fica atrás somente de Felipão, com 24.

No hall dos técnicos brasileiros com mais partidas pela Libertadores, considerando os jogos somados por qualquer clube, Vanderlei Luxemburgo figura no top 5, na quinta colocação, com 60 duelos. À sua frente, estão Renato Gaúcho (4º, com 63), Tite (3º, com 67), Luiz Felipe Scolari (2º, com 74) e Muricy Ramalho (líder no quesito, com 79 duelos de Liberta disputados).

Atualmente em sua quinta passagem, Vanderlei Luxemburgo soma 385 partidas à frente do Palmeiras, já com esta, acumulando 234 vitórias, 84 empates e 67 derrotas. O comandante esmeraldino já tem no currículo uma coleção de conquistas amistosas pelo Palmeiras. São sete títulos grandes pelo clube: contabiliza-se o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), os quatro campeonatos paulistas (1993, 1994, 1996 e 2008) e um torneio Rio-São Paulo (1993). Somando também os títulos de menor expressão (torneios amistosos e taças únicas), são 17 conquistas no total. São cinco canecos válidos por torneios (Copa Brasil-Itália 1994, na Itália, Torneio Lev Yashin 1994, na Rússia, Copa Euro América 1996, em Fortaleza-CE, Copa da China 1996, na China, e a Florida Cup 2020, nos Estados Unidos) e outros cinco válidos por jogos únicos (Taça Reggiana 1993, na Itália, Taça Nagoya 1994, no Japão, e as Taça Jihan, Taça Xangai e Taça Pequim, todas em 1996, na China).

MOMENTOS MARCANTES DE LUXA NA LIBERTADORES: PALMEIRAS 6X1 BOCA JUNIORS

O segundo duelo de Luxemburgo no comando do Verdão pela Libertadores foi épico. Nesse dia, o Alviverde goleou o Boca Juniors-ARG por incríveis 6 a 1. Essa foi a segunda maior goleada do Alviverde válida por Libertadores (atrás apenas dos 7 a 0 contra o El Nacional-EQU em 1995) e também a maior derrota sofrida pelo clube xeneize fora da Argentina. A peleja histórica aconteceu no Palestra Italia e os gols foram marcados por Cléber, Roberto Carlos, Edílson, Evair (duas vezes) e Jean Carlo.

JOGO MARCANTE DE LUXA NA LIBERTADORES: VERDÃO SE CLASSIFICOU COM GOLAÇO DE CX-10

Um dos momentos que podem ser apontados dentre os mais marcantes do histórico de Luxemburgo na Libertadores foi, sem dúvida, o duelo contra o Colo-Colo-CHI no qual o meio-campista Cleiton Xavier fez um golaço aos 42 do 2º tempo, quando os times empatavam sem gols – o Alviverde ia sendo eliminado ainda na fase de grupos até o então camisa 10 resolver decidir, chutando quase que do meio de campo, acertando um chute de raríssima precisão.

PALMEIRAS SE CLASSIFICA COM BRILHANTE ATUAÇÃO DE MARCOS

Outro duelo emocionante de Luxemburgo pela Libertadores foi a classificação contra o Sport, em 2009. Nas oitavas de final da Libertadores daquele ano, o Verdão bateu o Sport por 1 a 0 no jogo de ida, no Palestra Italia, mas sofreu revés no jogo de volta, na Ilha do Retiro. Com isso, o Alviverde viu a partida ir para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Marcos: o Santo defendeu três cobranças e decidiu para o Maior Campeão do Brasil, garantindo a classificação com triunfo por 3 a 1.

PRÓXIMOS JOGOS – FASE DE GRUPOS (1º TURNO)

A segunda rodada será disputada no dia 10/03 (terça-feira), às 21h30 de Brasília, no Allianz Parque, contra o Guaraní do Paraguai; e o jogo da terceira rodada, contra o Bolívar, no estádio Hernando Siles, na Bolívia, está programado para acontecer em 18/03 (quarta-feira), às 21h30 de Brasília.

CALENDÁRIO – FASE DE GRUPOS (2º TURNO)

Já o embate da quarta rodada será no dia 08/04 (quarta-feira), às 21h30 de Brasília, contra o Guaraní do Paraguai; a quinta rodada será disputada em 22/04 (quarta-feira), no Allianz Parque, às 19h15, diante do Bolívar-BOL; e, por último, a sexta rodada rodada acontece em 06/05 (quarta-feira), às 21h30, novamente no Allianz Parque, desta vez contra o Tigre-ARG.

CALENDÁRIO – FASES DECISIVAS

Ainda de acordo com o calendário prévio da Conmebol, os jogos das oitavas de final ocorrem entre 21 e 23 de julho (ida) e 28 e 30 de julho (volta); os das quartas de final entre 18 e 20 de agosto (ida) e 25 e 27 de agosto (volta); já as semifinais devem acontecer entre as datas de 22 e 24 de setembro (ida) e 29/09 e 01/10 (volta). A grande final, em jogo único, que, neste ano, terá como palco o colossal Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), está prevista para 21 de novembro.

PALMEIRAS X TIGRE

Para enfrentar o Tigre, o Palmeiras voltou ao palco de seu primeiro duelo válido pelo mais importante torneio das Américas: o território argentino. Na ocasião, jogou no Campo do Racing (Estádio Presidente Perón), e venceu o Independiente por 2 a 0 – o fato ocorreu em 04/05/1961. Os gols foram marcados pelo ponta Gildo e pelo volante Zequinha (Gildo, com isso, se tornou autor do primeiro gol do Palmeiras em Libertadores – mais tarde, em 1964, se tornaria também o autor do gol mais rápido da história do Palmeiras – recorde mantido até os dias atuais).

Naquela edição de 1961, o Verdão – campeão brasileiro de 1960 (por isso obteve a vaga) – chegou até a última etapa do torneio, sagrando-se, desta forma, o primeiro brasileiro finalista da competição continental. Na ocasião da estreia, o Maior Campeão do Brasil foi a campo com: Valdir de Morais; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Geraldo Scotto, Aldemar e Zequinha; Gildo, Julinho Botelho, Geraldo II, Chinesinho e Romeiro.

Este foi o terceiro encontro entre Palmeiras e Tigre-ARG. No saldo geral, antes dessa partida, era uma vitória para cada lado, agora o Alviverde volta a ter o saldo positivo no retrospecto geral do duelo, com 2 triunfos contra um do adversário argentino (4 gp x 1 gc).

As duas partidas anteriores também aconteceram em uma primeira fase Libertadores: foi em 2013. Na ocasião, o revés sofrido no jogo de ida, por 1 a 0, em Victoria, na Argentina, quase fez com que o Alviverde se complicasse para alcançar a classificação às oitavas, já que aquele era o último jogo do primeiro turno (ou seja, o último dos três primeiros jogos da primeira fase) e o Alviverde fechou o turno com uma única vitória e duas derrotas. Nos três jogos finais, porém, o Maior Campeão do Brasil se recuperou e inverteu os resultados: venceu duas e perdeu apenas uma (dentre os times que bateu, estava o Tigre, por 2 a 0 – gols de Caio e Charles).

Desta forma, o Palmeiras se classificou para as oitavas na primeira colocação do grupo, com nove pontos, mesma pontuação do Tigre (segundo colocado). Completavam o grupo o Libertad-PAR e o Sporting Cristal-PER que, ambos com oito pontos, ficaram respectivamente com a 3ª e 4ª colocação.

Antes desse de hoje, o embate mais recente contra um argentino havia sido diante do Godoy Cruz, em 30/07/2019 (vitória por 4 a 0 no Allianz Parque pelo jogo de volta das oitavas de final e classificação às quartas garantida, já que o duelo de ida havia sido empate por 2 a 2). Nos 4 a 0, os gols foram marcados por Raphael Veiga, Borja, Gustavo Scarpa e Dudu, enquanto nos 2 a 2 (jogo de ida das oitavas) os gols foram anotados por Felipe Melo e Borja.

RETROSPECTO ATUALIZADO: PALMEIRAS X TIMES ARGENTINOS

Ao longo da história, o Palmeiras já enfrentou 96 vezes times argentinos (incluindo seleções e combinados locais). O Verdão venceu 45 partidas, empatou 27 jogos e foi derrotado em 24 oportunidades (marcou 176 gols e foi vazado 121 vezes).

RETROSPECTO ATUALIZADO: PALMEIRAS X TIMES ARGENTINOS NA LIBERTADORES

Considerando apenas jogos contra argentinos na disputa da Conmebol Libertadores, a vantagem alviverde diminui, mas se mantém. Foram 32 embates, 13 triunfos palestrinos, 11 empates e 8 derrotas. Foram 54 gols marcados e 33 sofridos.

DADOS HISTÓRICOS: PALMEIRAS NA LIBERTADORES

BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES DISPUTADAS

O Palmeiras é o time brasileiro com mais edições disputadas da Libertadores. Em 2020, o clube alviverde disputa a sua 20ª edição do torneio continental, ao lado do Grêmio e do São Paulo. São, ao todo, 185 jogos pela Libertadores, com 99 vitórias, 34 empates e 52 derrotas (332 gols marcados e 202 sofridos).

BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES

O Maior Campeão do Brasil é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores: o time alviverde marcou 332 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a 10ª colocação do ranking geral de clubes, considerando times de qualquer nacionalidade. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 573 bolas na rede.

2º BRASILEIRO COM MAIS GOLS COMO MANDANTE NA LIBERTADORES

Com 194 gols marcados em seus domínios ao longo de suas participações na Libertadores, o Palmeiras é a segunda equipe do ranking com mais bolas na rede neste quesito levando em consideração a competição: só fica atrás do Cruzeiro, com 201 gols em casa no Continental.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS FORA DE CASA NA LIBERTADORES

Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, com 138 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações no torneio continental.

2º BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NA LIBERTADORES (1960 A 2020)

O Verdão acumula 99 triunfos ao longo de suas participações na Libertadores da América, à frente do Cruzeiro (3º colocado), que soma 95. O líder deste ranking é o Grêmio, que possui 102 resultados positivos no Continental.

3º BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS EM CASA NA LIBERTADORES

O Maior Campeão do Brasil figura na 3ª colocação dentre os times nacionais com mais triunfos como mandante na Libertadores da América: foram, até o fim da edição de 2019, um total de 62 triunfos, atrás somente do São Paulo (segundo colocado, com 68), e do Grêmio (líder no quesito, que venceu 63 vezes em seu território).

BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTADORES

O Verdão é também o brasileiro com mais vitórias fora de casa na Libertadores. São 37 triunfos fora de seus domínios no Continental, dois a mais do que o Cruzeiro – a equipe mineira contabiliza 34 vitórias no certame como visitante até o fim da edição de 2019.

INÉDITO: GARANTIDO NA LIBERADORES PELO 5º ANO SEGUIDO

Desde a 33ª rodada do Brasileiro 2019, o Alviverde já estava com vaga garantida para a disputa da Libertadores do próximo ano e, desta forma, o clube participa pela 5ª edição seguida do torneio continental: 2016, 2017, 2018, 2019 e, agora, 2020 – tal feito é inédito na história do clube.

MELHOR CAMPANHA DA PRIMEIRA FASE DA LIBERTADORES POR DOIS ANOS SEGUIDOS (2018 E 2019)

Pela primeira vez, o Verdão protagonizou a melhor campanha da 1ª fase da Libertadores duas vezes seguidas: 2018 e 2019. Na atual temporada, foram 15 pontos conquistados, com cinco triunfos (sendo duas vitórias sobre o Junior Barranquillla-COL, outras duas sobre o Melgar-PER e mais uma diante do San Lorenzo-ARG) e apenas uma derrota (para o San Lorenzo, na Argentina) – aproveitamento de 83,3% (o Cruzeiro também fez 15 pontos, mas ficou atrás do Verdão no saldo de gols: 12 a 9), enquanto em 2018 o time à época comandado por Roger Machado chegou a 16 pontos (5 vitórias e um empate: 14gp x 3gc).

VITÓRIAS EM SEIS PAÍSES DIFERENTES EM UMA ÚNICA EDIÇÃO DE LIBERTADORES

Em 2018, o time palmeirense alcançou uma façanha inédita dentre clubes brasileiros: venceu em seis países diferentes em uma mesma edição da mais importante competição das Américas, acumulando triunfos na Colômbia (contra o Junior Barranquilla), Argentina (Boca Juniors), Peru (Alianza Lima), Paraguai (Cerro Porteño), Chile (Colo Colo) e no próprio Brasil (Alianza Lima. Junior Barranquilla e Colo-Colo). Antes, o Verdão estava empatado com outros cinco times nacionais que já conseguiram vencer em cinco países diferentes na Libertadores. São eles: Cruzeiro (1976), Flamengo (1981), Vasco (2001), Santos (2007) e Grêmio (2009).

PRIMEIRO BRASILEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES

O Verdão carrega ainda a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores. Foi em 1961, quando enfrentou o Peñarol na grande decisão e ficou com o vice-campeonato. O Alviverde ainda chegou à final em 1968 e 2000, além de 1999, quando foi campeão. O clube ainda alcançou a fase semifinal em 1971 e 2001.

ARTILHEIROS PALMEIRENSES NA LIBERTADORES

Ao longo de sua trajetória na mais importante competição das Américas, o Alviverde já contou com cinco artilheiros: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um), e Borja (em 2018, com nove gols).

FICHA TÉCNICA
TIGRE-ARG 0 x 2 PALMEIRAS

Local: Estádio José Dellagiovanna, em Victoria, Buenos Aires (Argentina)
Data-Hora: 04/03/2020 – 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Dionisio Ruiz e Miguel Roldan (ambos da Colômbia)
Cartão amarelo: Ortiz (TIG), Gabriel Menino (PAL)
Cartão vermelho: Acuña (TIG)
GOLS: Luiz Adriano, 15’/1ºT (0-1), Willian, 19’/2ºT (0-2)

TIGRE: Marinelli; Acuña, Alcoba, Moiraghi e Lucas Rodríguez; Prediger, Ortiz (Domínguez, 27’/2ºT), Cavallaro (Luna, 31’/2ºT) e Melivillo (Galmarini, 24’/2ºT); Diego Morales e Dening. Técnico: Néstor Gorosito.

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Viña; Bruno Henrique, Ramires (Luan, 20’/2ºT) e Dudu; Rony, Willian (Zé Rafael, 38’/2ºT) e Luiz Adriano (Gabriel Veron, 22’/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.