Departamento de Comunicação

O goleiro Weverton e o lateral e meio-campista Gabriel Menino foram convocados nesta sexta-feira (23) pelo técnico Tite para os próximos compromissos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. O Brasil enfrenta a Venezuela, em São Paulo, no dia 13 de novembro, e depois encara o Uruguai, em Montevidéu, no dia 17.

Campeão olímpico em 2016 nos Jogos do Rio de Janeiro e figura constante nas listas de Tite, Weverton foi titular nos dois últimos jogos da Seleção pelas Eliminatórias, nos triunfos sobre Bolívia e Peru. Em 2019, o goleiro também integrou a delegação brasileira em três oportunidades: em fevereiro (amistosos contra Panamá e República Tcheca), no início de setembro (frente a Colômbia e Peru) e em outubro (duelos com Nigéria e Senegal).

“Muito feliz por mais essa convocação. É fruto do nosso trabalho, tenho de agradecer a todos os meus companheiros que me ajudam a ter esse bom desempenho, estar sempre sendo convocado. É uma felicidade que é difícil até de explicar, poder representar o país, vestir a camisa da Seleção. Agradeço ao Palmeiras pelo privilégio de vestir essa camisa também, é maravilhoso e me proporciona ser sempre lembrado pelo Tite. Queria agradecer a todos que fazem parte do meu dia a dia, que torcem por mim e ficam felizes por isso junto comigo”, comemorou o goleiro.

Experiente, Weverton falou sobre o início da carreira na Seleção de Menino: “Sempre converso com o Gabriel Menino, por ser a segunda vez acho que está mais tranquilo. Enquanto você não passa pelo trote você não relaxa, e o trote dele ficou para os últimos dias. Então fica bem tenso. Daqui a pouco vou jogar os vídeos dele, já que ele está mais relaxado, está na hora de jogar na massa os vídeos dele cantando. Vocês vão ver (risos)”, brincou.

No Palmeiras desde 2018, o arqueiro ostenta a terceira menor média de gols sofridos na história do clube. Vazado apenas 81 vezes em 126 jogos, ele tem índice de 0,64 gol por partida, atrás apenas dos paraguaios Benítez, com 0,54 (13 gols sofridos em 24 jogos em 1978), e Gato Fernández, com 0,62 (22 gols em 35 jogos em 1994). São considerados somente goleiros com ao menos dez jogos disputados pelo Verdão.

Ao todo, Weverton não sofreu gols em 64 partidas, número que o coloca na terceira colocação do ranking de goleiros com mais jogos sem ser vazado neste século, atrás de Marcos (107 jogos) e Fernando Prass (101). Considerando os números de uma única temporada, ele é o recordista do século com 26 duelos sem sofrer gols em 2019.

O camisa 1 fechou seu ano de estreia, em 2018, com 21 jogos sem sofrer gols. Em 2019, foram 26. Neste ano, são 17 partidas intransponível em 37 disputadas. Se sair de campo mais três vezes sem ser vazado em 2020, ele alcançará uma marca que não é atingida há 23 anos – o último goleiro a ficar três temporadas consecutivas sem sofrer gols em 20 ou mais jogos foi Velloso, em 1995 (28), 1996 (24) e 1997 (27). 

Atleta com mais minutos em campo em 2020 (3522), Weverton atuou em 37 dos 40 jogos do Palmeiras neste ano e, neste quesito, só está atrás de Willian, que esteve presente em todos.

Esta foi a segunda convocação seguida de Gabriel Menino, chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal em setembro deste ano. Na base, o jogador teve diversas passagens pela Seleção Sub-20 e chegou a disputar o Sul-Americano da categoria em 2019, entre outros torneios e amistosos. 

“Um sentimento de muita alegria, felicidade. Estava tenso, ansioso para hoje, um dia especial de convocação. Quando você vai uma vez, é lógico que quer ir várias outras. Só tenho de agradecer a Deus por tudo que está fazendo na minha vida, agradecer ao Palmeiras por me dar essa oportunidade de realizar meus sonhos, e ao professor Tite por confiar em mim e me dar mais essa oportunidade”, disse Gabriel Menino sobre sua segunda experiência na Seleção.

Sobre ser chamado ao lado do companheiro de equipe, o jogador destacou: “Com o Weverton lá eu me sinto mais solto, mais confiante. Ele conversa bastante comigo, tem muito conhecimento de Seleção, várias convocações na carreira. Fico perto dele, escutando os conselhos, porque tenho certeza que vou aprender muito.”

Incorporado ao elenco profissional nesta temporada, o jovem de 20 anos tem a polivalência como característica, tanto que já foi utilizado em todas as posições do meio-campo e como lateral-direito – posição pela qual foi convocado. Ele foi escalado na ala na última quarta-feira (21), contra o Tigre-ARG, e registrou uma assistência, mantendo-se como um dos vice-líderes do time em passes a gol com cinco, ao lado de Viña e atrás apenas de Wesley, com seis. Ele é também um dos garçons da equipe no Brasileiro, com duas assistências, ao lado de Willian e Wesley. 

Cria da Academia com mais jogos neste ano, Menino atuou em 32 oportunidades, contra 29 de Patrick de Paula. Neste período, ele chegou a emplacar uma sequência de 17 partidas de titularidade, também a maior de um prata da casa em 2020.

Menino é ainda o terceiro jogador do Palmeiras que mais dribla na temporada com 17 fintas completas, atrás de Zé Rafael, com 22, e Wesley, com 23, e o terceiro que mais proporciona chutes a gol com 32 assistências para finalizações, atrás de Marcos Rocha, com 38, e Lucas Lima, com 39 (números do Footstats, que não incluem os passes que resultaram em bola na rede).

Contra o Bolívar-BOL, em setembro, o camisa 25 anotou o seu primeiro gol como profissional, selando a vitória por 2 a 1, e se tornou o terceiro jogador mais jovem a balançar a rede pelo Verdão na Libertadores: 19 anos, 11 meses e 16 dias, desbancando Keirrison, que em 2009 marcou contra o Real Potosí-BOL aos 20 anos, 1 mês e 26 dias – o recorde é de Gabriel Veron, que com 18 anos, um mês e 19 dias deixou sua marca contra o Tigre-ARG, em 21/10/2020, enquanto Gabriel Jesus é o segundo colocado com o gol aos 18 anos, 10 meses e 13 dias contra o River Plate-URU em 2016.

Natural de Morungaba (SP), Menino foi captado pela base do Palmeiras em 2017, quando atuava no Guarani e logo se destacou. Campeão brasileiro Sub-20 em 2018, faturou também a Copa do Brasil Sub-17 em 2017 e três títulos paulistas seguidos (2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional) no clube.