Departamento de Comunicação

Presente em todas as 29 partidas do clube em 2020 – portanto, está entre os quatro atletas que estiveram em campo nos 15 confrontos desde a retomada do calendário, ao lado de Gabriel Menino, Bruno Henrique e Luiz Adriano –, o atacante Willian, que deixou sua marca na noite deste domingo (13), diante do Sport, no empate por 2 a 2 no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, entrou para o top 100 de atletas com mais jogos na história do clube: agora são 178 partidas, passando a dividir a 100ª posição com Marcinho Guerreiro, com o mesmo número de jogos. Apesar da marca expressiva e do gol anotado, o jogador ponderou as palavras na saída de campo, pregando cautela e atenção no Brasileiro.

“Temos de respirar para poder ter cautela na hora de falar. Óbvio que existe um respeito com a equipe do Sport, mas são pontos que daqui a pouco vão fazer falta e diferença lá na frente. Temos de estar atentos. Não só na hora de tomar um gol, mas lá na frente também. Tive duas oportunidades que não posso perder. Acontece, mas não podemos deixar passar esses pontos em casa. Temos conseguido resultados importantes fora de casa”, declarou o dono da camisa 29.

E o tento desta noite, o 48º do jogador pelo clube, fez ainda com que ele subisse na lista dos maiores artilheiros do clube palmeirense em todos os tempos: saltou de 61º para 59º colocado, dividindo agora posição com o argentino Artime (que defendeu a equipe nos anos 60) e com Caetano (um dos primeiros ídolos do Palestra Italia, responsável por fazer três gols na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians no primeiro Derby da história, em maio de 1917).

Estes 48 gols que hoje possui, aliás, fazem de Willian ainda o terceiro maior artilheiro do clube no Século XXI, atrás somente de Vágner Love, com 54, e Dudu, com 70, além de ser o segundo maior artilheiro do Verdão na era dos pontos corridos do Brasileirão com 23 gols, atrás apenas de Dudu, com 41.

Principal garçom do time na temporada, com quatro assistências, à frente de Marcos Rocha, Zé Rafael, Gabriel Menino e Dudu, com três, o atleta palmeirense é o vice-artilheiro do time no ano, com dez gols e, com isso, também se mantém na liderança isolada em participação direta nos gols do time em 2020 – ou seja, gols e assistências somadas (são 14, sendo dez gols e quatro assistências, seguido de Luiz Adriano, com 12, sendo 11 gols e uma assistência).

Jogador do atual elenco com mais partidas (178, seguido por Bruno Henrique, com 168), gols (48, seguido por Bruno Henrique, com 28, e Gustavo Scarpa, com 20) e assistências (20, à frente de Marcos Rocha e Lucas Lima, com 18), ele também passou a integrar recentemente outro top 10 histórico: o dos jogadores palmeirenses que mais venceram no Século XXI, sendo o atual 10º colocado da lista, com 96 triunfos – completam o ranking: Bruno Henrique e Felipe Melo (empatados na 8ª posição, com 98), Corrêa e Wendel (empatados em 6º, com 101), Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

No Allianz Parque, casa do Verdão – palco do duelo desta noite –, Willian chegou a sua 17ª bola na rede (com isso, é o terceiro jogador que mais fez gols na história, só atrás de Dudu, com 33, e Borja, com 19). Além disso, na arena alviverde também é o quinto em assistências (nove, ao lado de Lucas Lima e um a menos que Marcos Rocha, Robinho e Róger Guedes, com 10 – todos atrás de Dudu, com 35) e o quinto em jogos (69 jogos, à frente de Felipe Melo e Zé Roberto, com 67 – completam o ranking: o volante Thiago Santos, com 71, o zagueiro Vitor Hugo, com 74, o goleiro Fernando Prass, com 86, e o atacante Dudu, com 127 duelos).