
O Palestra Italia colecionou títulos importantes ao longo da década de 30. Além de comemorar seu primeiro (e até hoje único) tricampeonato paulista, em 1932, 1933 e 1934, levou os troféus estaduais de 1936 e 1940, sagrou-se campeão da segunda e última edição do Campeonato Paulista Extra, em 1938 (já havia levado a taça na primeira edição, em 1926), e conquistou o primeiro Torneio Rio-São Paulo da história, em 1933. Em marcha vitoriosa, o Palestra tornou-se também tricampeão estadual de basquete nos mesmos anos de 1932 (quando foi disputada a primeira edição do torneio), 1933 e 1934, fazendo com que a torcida palestrina comemorasse com o grito de “com o pé e com a mão, o Palestra é campeão”.
A década foi marcada ainda por goleadas impiedosas nos adversários, que seguem até hoje como as maiores de todos os tempos. Em 1932, o time comandado por Humberto Cabelli fez 8 a 0 no Santos, gols de Romeu Pellicciari (2), Imparato (2), Lara, Sandro, Avelino e Goliardo, e garantiu o título com 100% de aproveitamento – até hoje, nunca nenhum clube repetiu esse feito. Em 1933 (primeiro ano de futebol profissional no Brasil), foi a vez de o Corinthians ser massacrado por 8 a 0, gols de Romeu Pellicciari (4), Imparato (3) e Gabardo.
No mesmo ano de 1933, o Parque Antártica viveu sua primeira grande reforma e se tornou o estádio mais moderno do país na época: a arquibancada geral, que era de madeira, passou a ser de concreto armado; além disso, uma tribuna social foi erguida para os associados do clube. Rebatizado para “Stadium Palestra Italia”, a casa alviverde foi reestreada no dia 13 de agosto daquele ano com uma importante vitória por 6 a 0 sobre o Bangu, em confronto válido pelo Torneio Rio-São Paulo. Neste mesmo período, a sede social do clube foi transferida do centro da cidade para o entorno do estádio.
Na inauguração do estádio do Pacaembu, no dia 28 de abril de 1940, o Palestra também foi protagonista, goleando o Coritiba por 6 a 2, em partida válido pelo Torneio de Inauguração do Pacaembu. Uma semana depois, a equipe alviverde bateu o Corinthians por 2 a 1 e se tornou o primeiro time a ser campeão no estádio municipal.

Atacante Romeu Pellicciari na goleada histórica por 8 a 0 sobre o Corinthians em 1933

Primeira grande reforma do Parque Antártica em 1933, que se tornaria o estádio mais moderno do Brasil na época

Após a reforma, o estádio palestrino ganhou novas arquibancadas de cimento armado

Equipe que venceu o tricampeonato paulista de basquete em 1934

Em 1935, o Palestra representou a Seleção Brasileira no Sul-Americano de Basquete e ficou com a medalha de prata

Inauguração da primeira quadra de basquete palestrina

Festa de inauguração do estádio do Pacaembu em 1940

O Palestra Italia goleou o Coritiba por 6 a 2 na estreia oficial do Pacaembu

Em 1936, na primeira final da história entre Palestra e Corinthians, deu Verdão: 2 a 1
