Departamento de Comunicação

O novo comandante do time Sub-20 alviverde é um conhecido de casa. Lucas Andrade, que assume a equipe após a saída de Paulo Victor Gomes, faz parte da comissão técnica da categoria desde 2021. Após atuar nas funções de auxiliar e treinador do Sub-18, o profissional tem a missão de dar continuidade ao trabalho que culminou em diversas conquistas importantes nos últimos anos.

Lucas iniciou sua trajetória no Palmeiras em 2016, após trabalhar no Desportivo Brasil-SP. Inicialmente, o treinador esteve à frente do Sub-14, auxiliando o Sub-15 quando necessário. Curiosamente, em 2018, o técnico viveu uma situação semelhante à deste ano. Na ocasião, PV deixou o comando do Sub-15 para trabalhar na Seleção Brasileira de base, e Lucas assumiu o cargo. Agora, Paulo se despede do Palestra para integrar a comissão técnica do América, do México, e é substituído pelo mesmo profissional.

“O Paulo me ajudou muito desde o início. Nossa relação do ponto de vista profissional fica mais estreita a partir de transição dos nascidos em 2002, quando ela passa do Sub-14 para o Sub-15, firmando-se em uma trajetória de vitórias e chegando ao profissional, que sempre foi nosso grande objetivo. Mesmo longe do Palmeiras, mantivemos contato e demos continuidade às trocas. No retorno (ambos voltam ao clube em outubro de 2021), já temos muitas coisas consolidadas no que diz respeito a questões pessoais e de trabalho, principalmente na forma como enxergamos os jogadores”, disse o novo técnico do Sub-20.

Aos 34 anos, Lucas também acumula experiência nas equipes de base da Seleção Brasileira. Atuando como auxiliar, integrou a comissão técnica nas conquistas do Sul-Americano Sub-15, em 2019, e do Sul-Americano Sub-17, em 2023. Também esteve no grupo que faturou a edição de 2022 do Torneio de Montaigu, tradicional competição Sub-17 realizada na França. Na ocasião, o time brasileiro contava com cinco atletas do Verdão: o goleiro Cesar, o zagueiro Fellipe Jack, os meio-campistas Figueiredo e Luis Guilherme e o atacante Endrick.

Lucas comemora a conquista do Brasileiro Sub-20 de 2022 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Com o calendário repleto de competições, Lucas foi o comandante do Sub-20 na maioria das partidas do Paulista desde 2022. Acostumado a liderar o time do banco de reservas, o treinador se inspira na equipe profissional do Verdão como exemplo de bom funcionamento coletivo.

“O Gilmey (auxliar técnico do Sub-20) sempre brincou que eu tenho uma veia muito comportamental. Meu foco é nos comportamentos e ações que determinam o sucesso do jogador, com um olhar muito direcionado para o atleta. Dentro do processo com o PV, a gente tinha boas combinações, com carcaterísticas complementares. Então, eu enxergo o futebol partindo do jogador. O atleta é o grande protagonista do jogo, do espetáculo, e ele precisa estar condicionado para exercer os melhores comportamentos. É exatamente o que vemos em nossa equipe profissional, são jogadores com excelentes comportamentos, com e sem a bola”, afirmou o treinador.

Lucas terá um grande desafio em seu início de caminhada como técnico da equipe Sub-20. Em julho, o Palmeiras disputa pela primeira vez a CONMEBOL Libertadores da categoria, no Chile. A estreia do time palestrino pela competição será contra o Huachipato-CHI, no dia 03 (segunda-feira), às 16h (de Brasília), no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo.

“Fazer parte do processo que nos levou à Libertadores me deixa à vontade de assumir essa responsabilidade. Começamos a pensar nisso muito antes, quando asseguramos a vaga após a conquista do Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. É um torneio de grande representatividade, em especial para um clube que tem a competição registrada como uma ‘obsessão’ em uma das das músicas da torcida. Sabíamos que o ano seria muito focado em cima da Libertadores, e a oportunidade de assumir às vésperas me deixa feliz e honrado. Eu ouvi de alguns jogadores do profissional que eles sabem muito bem o que é uma noite de Libertadores, entrando no espírito da competição. Isso traz uma potência nos momentos de decisão, e quero que os nossos jogadores sintam exatamente a mesma coisa”, finalizou Lucas.

Lucas comanda treino do Sub-20 do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Perfil de Lucas Andrade:

Nome: Lucas Pereira de Andrade
Data de nascimento: 12/11/1988 (34 anos)
Local de nascimento: São Paulo-SP
Chegada ao Palmeiras: 2021 (segunda passagem)
Títulos como técnico do Palmeiras: Campeonato Paulista Sub-15 (2017 e 2019), Copa Votorantim Sub-15 (2018), ICGT Tournament-HOL Sub-20 (2022), CEE Cup-TCH Sub-19 (2022), We Love Football-ITA Sub-15 (2018 e 2019), Evergrande Cup-CHI Sub-15 (2019), Jeju Tournament-COR (2019), Copa 2 de Julho Sub-15 (2019) e Paulista Cup Sub-14 (2017).