Departamento de Comunicação
Após ter se reapresentado na noite de quarta-feira (24), o Palmeiras começou os trabalhos da intertemporada na manhã desta quinta (25), na Academia de Futebol. Os jogadores, que estavam em jejum desde a noite anterior, passaram por exames cardiológicos (ecocardiograma) e laboratoriais em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, além de avaliações funcionais e biomecânicas com o Núcleo de Saúde e Performance (NSP).
Pedro Pontin, coordenador médico do clube, falou sobre a importância das atividades. “Hoje, na reapresentação dos atletas, estamos fazendo alguns exames de acompanhamento, em sequência àqueles que fizemos no início da temporada. Eles servirão para termos um monitoramento real do momento, de como esses atletas se apresentaram e também comparar com os exames que foram feitos no início do ano. Avaliaremos a parte bioquímica por meio dos exames de sangue e urina, fazendo também as avaliações cardiopulmonares. Com esses parâmetros, a comissão poderá planejar os treinos nesse longo período de intertemporada e, assim, extrair o máximo possível de rendimento”, explicou.

Daniel Gonçalves, coordenador do NSP, deu mais detalhes sobre como os dados são captados visando o restante do temporada. “São práticas que costumeiramente realizamos nas reapresentações dos atletas. Teremos agora uma intertemporada no futebol brasileiro, mas, em termos de prazo, vamos tratar como uma pré-temporada, já que serão quase quatro semanas de treinamento. Fazemos as avaliações clínicas, biomecânicas, fisiológicas e metabólicas para mapear o indivíduo e poder conduzir processos de treinamento. Hoje realizamos toda a parte bioquímica e hematológica por meio da nossa parceria com o Sírio-Libanês”, contou.
“Além disso, realizamos avaliação da composição corporal do atleta por meio da fisiologia e da nutrição. São realizadas dobras cutâneas e também o aparelho DxA, que é ‘gold standard’ no monitoramento da composição corporal, além dos testes biomecânicos e fisiológicos. São testes de potência nos quais verificamos não só a parte muscular, mas também a qualidade do movimento. Essas avaliações permitem avaliar o atleta para prevenção, redução de lesão e os níveis de condicionamento cardiorrespiratório e cardiológico”, concluiu Daniel Gonçalves.
Uma das novidades para o segundo semestre, o goleiro Kaique, que retornou ao Verdão após empréstimo ao Nacional-POR, comentou sobre o período no futebol português, onde somou 28 partidas e terminou a temporada na Primeira Divisão de Portugal como o maior pegador de pênaltis, com quatro defesas.
“Vejo de forma muito positiva a oportunidade de sair e conseguir jogar em um ambiente competitivo como era em Portugal. Consegui somar minutos, amadurecer ao longo do campeonato e ganhar um pouco de casca. Vejo isso como de extrema importância para o desenvolvimento profissional de um atleta e tiro de lá somente pontos positivos. Nesse período de empréstimo, eu pude aprender bastante e jogar, que é o mais importante. Poder somar minutos, participar dos jogos e me desenvolver”, disse a Cria da Academia de 23 anos, que foi campeão da Copa São Paulo de 2022 pelo clube.

Kaique viu como uma valorização a volta ao time que o revelou para o futebol. “É um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito por mim. Fico muito feliz e muito grato. O Palmeiras é o clube onde comecei, me abriu as portas para mostrar o meu trabalho, o meu futebol e mudou a vida da minha família. Eu fico muito grato pelo reconhecimento, para mim é uma honra vestir essa camisa. Se depender de mim, vão vir mais títulos pela frente”, afirmou Kaique, que, com a camisa alviverde, colecionou convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira.
O elenco do Maior Campeão do Brasil almoça no refeitório e descansa para a atividade da tarde. O próximo jogo oficial será contra o Coritiba, no dia 23 de julho, às 21h30, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Campeão paulista neste ano, o Alviverde é o atual líder da competição nacional, com 41 pontos. Além disso, está nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil.






































