Preparador físico fala sobre o planejamento para a pré-temporada
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Com a reapresentação marcada para o dia 4 de janeiro, o elenco palmeirense terá poucos dias de treinamento até a estreia no Campeonato Paulista, que acontece no dia 15 de janeiro, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 19h30, no estádio do Pacaembu. O preparador físico Anselmo Sbragia adiantou para o site oficial como ele pretende fazer o planejamento da equipe durante a pré-temporada e revelou que será necessário antecipar etapas para o time começar a competição num nível considerado ideal.
´A nossa preocupação será aumentar o volume de treinos, principalmente na parte física. Precisamos ganhar tempo. E desde o início das atividades, sempre em um dos períodos do dia, já vamos introduzir os treinamentos com bola e tentar adiantar o trabalho. Não resta outra alternativa´, explicou Sbragia, que pretende alcançar um equilíbrio nas atividades para evitar as lesões durante o início do Paulistão.
´Quando você antecipa etapas ou força um trabalho, é claro que os riscos de lesão são maiores. Mas nós temos um planejamento que tem tudo para dar certo. Vamos escalonar o trabalho dos atletas e tentar equilibrar os exercícios de velocidade e força muscular, justamente para os riscos serem menores. Trata-se de um trabalho preventivo. Durante a parada da Copa do Mundo no meio deste ano, fizemos algo parecido e deu certo. Tivemos poucas lesões musculares´, explicou.
Dois jogadores vão ganhar uma atenção especial no retorno das férias: o meia Valdivia e o goleiro Marcos. O chileno ficou de fora da fase final do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana em razão de uma fibrose na coxa esquerda. ´Ele já vinha treinando em dois períodos na Academia de Futebol e nós passamos um trabalho de musculatura para ele realizar durantes as férias. São exercícios de força muscular para que ele volte em melhores condições´, explicou Sbragia.
Sobre Marcos, como o próprio goleiro adiantou em entrevista para o site oficial, foram elaborados exercícios específicos e uma série de recomendações através da preparação física, dos médicos Rubens Sampaio, Vinícius Martins e Otávio Vilhena, e do preparador de goleiros Carlos Pracidelli e seu auxiliar, Fernando Miranda. O objetivo é que ele volte em condições de atuar já no início de temporada. ´O Marcos inclusive levou alguns equipamentos da Academia de Futebol para fazer atividades durante as férias. Ele está muito empenhado e motivado para jogar em 2011´, revelou Anselmo Sbragia.´De acordo com o que os médicos e a comissão técnica passam, tenho condições de jogar normalmente em 2011. Vou fazer treinos específicos, inclusive nas férias, e tentar atuar convivendo com essas dores no joelho esquerdo´, comentou o camisa 12, em entrevista para o site oficial.