Verdão ficou sem sofrer gols em mais da metade dos jogos da temporada
Agência Palmeiras
Fábio Finelli
Com exceção da goleada de 6×0 sofrida para o Coritiba, os números defensivos do Palmeiras estão entre os melhores do Brasil em 2011. A equipe sofreu apenas 22 gols nos 32 jogos disputados, média de 0,68 gol por jogo. E em 17 partidas -mais da metade dos jogos na temporada, o time saiu de campo sem sofrer gols.
Dos 32 jogos realizados em 2011, somente em três a equipe sofreu mais de um gol: 2×2 contra o XV de Piracicaba (Amistoso), 1×2 Ponte Preta (Paulistão) e 0x6 Coritiba (Copa do Brasil). O zagueiro Thiago Heleno, um dos destaques do Verdão na temporada, não esteve em campo em nenhum desses jogos.
´Acho que esse bom momento vem de todo o grupo. Estão todos participando, todos correndo e se doando mais em campo. O adversário que enfrenta o Palmeiras sabe que é difícil marcar gols na gente. Espero que a equipe continue com essa disposição até o final da competição´, destacou Heleno.
Para o zagueiro Danilo, que ainda não perdeu atuando ao lado de Thiago Heleno neste ano (em 18 partidas, foram 12 vitórias, 6 empates e apenas 7 gols sofridos), o segredo está no posicionamento tático da equipe.
´Essa defesa que está aqui é nova, começamos a jogar juntos apenas neste ano, mas o Felipão conseguiu montar um esquema tático defensivo eficiente e o posicionamento dos atletas em campo tem ajudado o time a sofrer menos gols. Mesmo com algumas mudanças durante os jogos, não mudamos nossas características´, afirmou o camisa 23, atleta que mais atuou pelo elenco depois do goleiro Marcos.
O atacante Kleber também citou o futebol objetivo e de marcação eficiente que o time tem praticado desde o início da temporada e afirmou ser perfeitamente normal vencer por apenas 1×0.
´O ataque tem feito gols na maioria dos jogos. Por mais que sejam poucos, o que vale é sair de campo com os três pontos. E nosso sistema defensivo tem ido bem porque o time entendeu a forma de jogar e está mais consciente taticamente. Além dos marcadores, que realmente estão muito seguros, os jogadores de frente também estão ajudando bastante na hora de marcar.´
Confira os jogos em que o Palmeiras ficou sem sofrer gols em 2011:
0x0 Botafogo
1×0 Oeste
2×0 Portuguesa
1×0 Mirassol
1×0 Americana
0x0 Mogi Mirim
0x0 Santo André
2×0 São Bernardo
4×0 Uberaba-MG
3×0 Linense
3×0 Bragantino
1×0 Santos
2×0 Prudente
1×0 Santo André
2×0 Coritiba
1×0 Botafogo
1×0 Atlético-PR