Futebol de mesa alviverde é tetracampeão brasileiro
Agência Palmeiras
Fernando Galuppo
O futebol de mesa do Palmeiras alcança a supremacia nacional na modalidade ao sagrar-se campeão brasileiro por equipes em 2012. Em seis edições, o Verdão conquistou quatro títulos: 2007 (no Rio de Janeiro), 2008 (em São Paulo) e 2009 (em Curitiba).
A competição foi realizada no final de semana prolongado (7 a 9 de setembro), na sede dos Meninos Futebol Clube, em São Bernardo do Campo. O 6º Campeonato Brasileiro por Equipes de Futebol Mesa reuniu as 16 principais equipes Brasil: S.E.Palmeiras, Corinthians, Círculo Militar, Meninos, Maria Zélia, Santos F.C., Cisplatina, Bloco do R/Itú, Flamengo de Americana, América-RJ, Ginástico-RJ, IVN Londrina-R, Clube Curitibano-PR, Gremio Londrinenese-PR, Goiás-GO e Sociedade Mineira-MG.
Na primeira fase as equipes foram divididas em 4 chaves de 4 equipes cada, onde se classificavam as 2 melhores equipes por chave. O Verdão teve os seguintes resultados:
S.E.Palmeiras 35×11 Flamengo Americana
S.E.Palmeiras 34×13 Goiás
S.E.Palmeiras 30×15 IVN Londrina
O Verdão se classificou em 1º lugar da chave e na segunda fase compôs o chamado "grupo da morte", junto com Corinthians, Círculo Militar e América-RJ. Novamente, se classificavam duas equipes para as semifinais. Nossa campanha foi a seguinte:
S.E.Palmeiras 21×21 Círculo Militar
S.E.Palmeiras 26×17 Corinthians
S.E.Palmeiras 19×25 América-RJ
O Verdão obteve a classificação em segundo lugar da chave e enfrentou na semifinal o Clube Curitibano que estava com aproveitamento de 100%, sendo a equipe atual campeão brasileiro individual e o atual campeão mundial individual. Numa partida quase perfeita, o Palmeiras conseguiu uma vitória indiscutível e a classificação para a grande final:
S.E.Palmeiras 31×16 Clube Curitibano
Na grande final o Palmeiras enfrentou novamente a equipe do América do Rio de Janeiro que havia sido a única equipe que havia derrotado o alviverde na competição. Na hora da decisão falou mais alto a grande experiência da equipe palmeirense, acostumada a disputar e vencer decisões e, em mais uma apresentação de gala, conquistou o Tetracampeonato Brasileiro, em 6 edições já realizadas:
S.E.Palmeiras 31 x 13 América-RJ