Sub-19 vence Bauru e é campeão estadual de basquete na casa do rival
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Foi no sufoco, na emoção e na raça. Palmeiras e Bauru protagonizaram um dos jogos mais emocionantes de 2015 pelo Campeonato Estadual de Basquete Sub-19. A exemplo da vitória apertada no Palestra Italia, o Verdão teve garra para vencer o rival na prorrogação por 72 a 69 na noite desta segunda-feira (23) e soltar o grito de campeão em pleno ginásio do ITE, casa bauruense no torneio, após 32 anos na fila.
Com 27 pontos marcados – 11 somente no último quarto –, o armador Murilo foi gigante na partida: além de ser o principal pontuador palmeirense no jogo, o camisa 5 ficou com o posto de cestinha da finalíssima. Ao fim do certame, o atleta enalteceu a união do grupo e colocou a participação na LDB como um dos trunfos palmeirenses para chegar ao título estadual. "Quem nos acompanhou o ano inteiro sabe o quão trabalhoso foi conquistar este troféu. Nosso objetivo era ficar entre os melhores para depois pensar em título, e a evolução do nosso basquete foi nítida principalmente após a Liga de Desenvolvimento. Alguns aqui já passaram pelo profissional, outros já jogam na base há algum tempo… Todo o trabalho feito pela comissão, principalmente pelo Filé, merece destaque. Fico muito feliz em fazer parte da história deste grande clube", celebrou.
O jogo
Apesar do começo melhor do rival no primeiro quarto – vitória por 21 a 16 –, o time Juvenil palmeirense mostrou a constância defensiva da partida anterior e virou o placar na segunda etapa (31 a 30).
Já no terceiro quarto, o equilíbrio foi mantido, e, ponto a ponto, o período terminou 42 a 42. A pressão estava toda do lado bauruense, pois a vantagem no confronto era palestrina pela vitória conquistada no último sábado (21), no Palestra.
A parte final do duelo foi decidida nos detalhes: o Bauru chegou a abrir cinco pontos de vantagem com três minutos para o fim do jogo. No entanto, os comandados de Filé reagiram e marcaram sete pontos consecutivos, virando o placar novamente com um minuto restante. O armador Murilo foi um verdadeiro monstro no período, e, para fazer qualquer torcedor suspirar nas arquibancadas, as emoções do título foram levadas à prorrogação, no empate por 60 a 60.
Com mais cinco minutos na conta para decidir o título, o Verdão permaneceu à frente do marcador durante a maior parte do período. No fim, prevaleceu a distribuição tática e a organização defensiva impecável: vitória por 72 a 69 e explosão palmeirense na casa do rival. É octocampeão!
Emocionado com o triunfo, o treinador Felipe Santana, o Filé, creditou a oitava conquista de título da equipe ao trabalho iniciado com o time Juvenil desde seu retorno ao clube, em 2014. “Sou apenas parte desta engrenagem, que conta com os roupeiros, comissão técnica, coordenadores, fisioterapeutas… E principalmente atletas. Tive a oportunidade de mostrar minha filosofia, e o grupo abraçou, acatou as propostas e contribuiu para cada pedaço deste trabalho árduo. O mérito é de todos, que estão de parabéns”, comemorou o comandante.