Futsal do Verdão é campeão em duas categorias do Estadual e encerra ano com nove taças
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
Na tarde deste sábado (12), o futsal da Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou o Campeonato Estadual em duas categorias – Sub-16 e Sub-10 – e encerrou o ano de maneira positiva: de nove troféus conquistados em todas as competições, seis foram no lugar mais alto do pódio, colocando a equipe entre as melhores do Estado de São Paulo.
A saga alviverde não foi nada fácil para a conquista dos canecos. Apesar do vice-campeonato e da raça do time Sub-17, os garotos do Sub-16 e do Sub-10 suaram a camisa para derrotar Corinthians e São Caetano, respectivamente, e ficar com o título estadual.
Além dos dois pódios, o Verdão também faturou quatro taças de campeão no Metropolitano, em julho, com as categorias Sub-10, 14, 16 e 17. Vale lembrar também as campanhas de respeito das equipes Sub-8 e Sub-9, que foram vice-campeãs do Estadual e completam a lista das conquistas alviverdes no ano.
Confira abaixo a história de cada um dos duelos palmeirenses nas finais do Estadual:
Sub-16
Um dos encontros mais esperados da tarde, o clássico Palmeiras e Corinthians foi eletrizante. Após perder por 3 a 2 no primeiro duelo, o Alviverde precisava correr atrás do resultado, mas o Dérbi começou com vantagem alvinegra logo aos cinco minutos de jogo. Porém, o Verdão não se abateu e, em seguida, Lucas Freitas mandou no ângulo, de fora da área, para empatar. O gol animou o time palestrino, que virou o marcador no final da primeira etapa com Rafael Elias, o Papagaio, artilheiro da competição.
O Palmeiras mal teve tempo para comemorar a virada. Logo após a saída de bola, o rival empatou novamente o duelo, e o tento adversário motivou ainda mais os garotos alviverdes, que vieram para cima na etapa final: bem postada defensivamente, a equipe viu Rafael Elias marcar seu segundo gol logo no início. A superioridade palmeirense se confirmou mais tarde, nos gols de Matheus e Daivison, que sacramentaram a vitória por 5 a 2 no tempo normal.
De tirar o fôlego, a prorrogação levantou os torcedores presentes no Ginásio Presidente Ciro II e foi mais feliz para os alviverdes. Com dez segundos para encerrar a primeira parte decisiva, Alisson fez bela jogada de pivô e marcou o primeiro para o Verdão.
Atrás no placar, o Corinthians foi para o tudo ou nada com o goleiro-linha. Apesar da pressão, não teve jeito: com o gol aberto, Rafael Elias mandou de longe e fez o segundo gol palmeirense na prorrogação nos instantes finais. No apito do árbitro, festa verde nas arquibancadas e mais uma taça para a equipe Sub-16 em 2015!
Sub-10
Com a vantagem de 4 a 0 conquistada no primeiro duelo, o Verdão não tomou conhecimento do rival, e, apesar do primeiro tempo sem gols, Murilo abriu o placar logo no início da etapa final.
A tarde ainda reservou momento de herói para o goleiro palmeirense Gabriel Moraes. O camisa 25 saiu do banco de reservas para defender um pênalti do rival e ainda começou a jogada de contra-ataque do segundo gol alviverde, marcado pelo capitão Victor Hugo. A partir de então, o Verdão administrou o resultado e soltou o grito de campeão pela segunda vez no dia!
Sub-17 fica com o vice-campeonato
Após ser derrotado na primeira partida, o time Sub-17 do Verdão precisava vencer o rival Corinthians no tempo normal e arrancar um empate na prorrogação. O rival foi superior ao time alviverde nos primeiros instantes de jogo e chegou a abrir 5 a 2 no placar.
No entanto, o Palmeiras não desistiu do certame e correu atrás do empate nos minutos finais de maneira espetacular, mas sofreu o sexto gol alvinegro perto do fim e não evitou o revés. A equipe palestrina encerrou a competição com o ataque mais eficiente e a defesa menos vazada.
Veja os resultados das partidas decisivas do Estadual
Sub-17: 12/12 – 10h – Palmeiras 5 x 6 Corinthians – Ginásio FPFS Ciro II, em São Paulo-SP
Sub-16: 12/12 – 12h45 – Corinthians 2 (0) x (2) 5 Palmeiras – Ginásio FPFS Ciro II, em São Paulo-SP
Sub-10: 12/12 – 15h15 – Palmeiras 2 x 0 São Caetano – Ginásio FPFS Ciro II, em São Paulo-SP