Basquete do Palmeiras promove clínica de arbitragem para tirar dúvidas de atletas
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O basquete do Palmeiras adotou uma medida inédita no início das competições na temporada 2016. Com intuito de conscientizar os atletas e tirar dúvidas sobre as mudanças de regras da modalidade nos últimos anos, o árbitro internacional Fábio Kover, com mais de 20 anos de experiência apitando jogos de basquete, realizou uma clínica para os jovens dos times Sub-19 e Sub-17 do Verdão, na tarde desta segunda-feira (7), no ginásio do Palestra Italia.
Foram abordadas na discussão situações de jogo como reposição de bola, contatos permitidos (e não-permitidos), marcação de faltas, vantagem e desvantagem, cronometragem de jogo, entre outras. O Verdão disputa no primeiro semestre o Campeonato Estadual e G.S.P. das categorias Sub-12 a Sub-19, e ainda deve participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LNB) – principal competição de base do Brasil – pela segunda vez consecutiva, na metade da temporada.
“É um prazer enorme estar aqui. Nem sempre os atletas nas categorias de base terão árbitros internacionais apitando jogos. Muitas vezes ele vai cometer erros, mas trabalhamos para minimizar isso ao máximo. Os atletas aqui já são praticamente da categoria Adulto, então a maneira de conduzir o jogo é mais fluída. É importante que os atletas saibam as minúcias das regras do basquete. Eu estou sempre aprendendo a cada jogo que eu apito. E é importante os atletas terem isso, essa vontade de seguir aprimorando o conhecimento”, explicou Kover.
O coordenador de basquete do Palmeiras Lucas Costa também comentou a importância do encontro, já que os jovens jogadores muitas vezes não conhecem todos os detalhes da regra. “Foi muito importante para acabar com esse distanciamento que existe entre árbitro e atletas. O árbitro é uma pessoa como todos os atletas. Às vezes, um jogador que conhece a regra e mostra ao árbitro que conhece, acaba se destacando, ganha respeito. Nosso intuito era passar um pouco disso para os atletas, para que eles estejam sempre bem preparados”, disse.