Duelo entre Palmeiras e Fluminense completa 90 anos de história

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A primeira partida entre Palmeiras e Fluminense aconteceu no dia 30 de maio de 1926, no estádio Palestra Italia, há 90 anos. Naquela oportunidade, o Alviverde superou o rival carioca por 3 a 2 – os gols alviverdes foram anotados por Amílcar, Melle e Ebraico (contra).

Sob o comando de Amílcar Barbuy, o Verdão foi a campo com Primo; Bianco Gambini e Covelli; Xingó, Amílcar e Serafini; Mathias, Loschiavo, Heitor, Imparato II e Melle.

Divulgação_Capitães de Palmeiras e Fluminense com o árbitro da primeira partida entre os clubes, em 1926

No retrospecto geral de confrontos, ao longo dos 90 anos de história, os dois times disputaram 103 partidas, sendo 54 vitórias palestrinas, 16 empates e 33 derrotas. Nos jogos disputados na capital paulista, como no caso desta quarta-feira (25), no Allianz Parque, a vantagem também é verde e branca: 46 jogos, 33 triunfos, cinco igualdades e apenas oito derrotas.

Campeonato Brasileiro

Pela competição nacional, o Fluminense cruzou 51 vezes o caminho palmeirense. Foram 25 vitórias palestrinas, nove empates e 17 derrotas, com 76 gols marcados e 65 sofridos.

O primeiro encontro da história entre as equipes no Brasileirão aconteceu em novembro de 1960, no estádio do Pacaembu, e terminou empatado em 0 a 0. A partida, válida pela semifinal da competição daquele ano, foi o primeiro jogo de uma disputa de ida e volta – o segundo duelo terminou 1 a 0 para o Verdão, resultado que garantiu a vaga verde e branca na grande final e, depois, o primeiro título nacional do clube.

Já a partida mais recente foi disputada no estádio do Maracanã, em setembro de 2015, e, com três gols de Lucas Barrios, o Palmeiras venceu por 4 a 0. Naquela oportunidade, o Alviverde foi a campo com Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Jackson e Egídio (Rafael Marques); Thiago, Arouca (Allione), Robinho e Zé Roberto; Gabriel Jesus e Alecsandro (Lucas Barrios).