Boxeador do Palmeiras para na semifinal de seletiva para os Jogos do Rio 2016
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A sexta vaga de um representante do Palmeiras nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 bateu na trave. O boxeador superpesado (+91kg) Cosme Nascimento lutou bem na semifinal da última classificatória que acontece em Vargas, na Venezuela, contra o atleta da casa Edgar Muños, mas acabou derrotado por decisão unânime dos jurados.
Apenas os atletas que pertencem às ligas profissionais da AIBA – World Series of Boxing (WSB) e AIBA Pro Boxing (APB) – puderam participar dessa classificatória, aberta aos atletas de boxe profissional interessados em representar os seus países (já que neste ano a AIBA abriu esta possibilidade). O palmeirense precisava ser campeão do torneio para levar a sonhada vaga.
O Palmeiras terá cinco representantes nos Jogos Olímpicos deste ano: a arqueira Sarah Nikitin, os mesatenistas Hugo Hoyama (técnico da Seleção Feminina) e Lin Gui, além de Fernando Prass e Gabriel Jesus no futebol. Os Jogos Olímpicos serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto.
Uma das maiores promessas do boxe brasileiro, Cosme começou a lutar no boxe profissional (com regras diferentes ao boxe olímpico) no ano passado, acumulando inúmeras vitórias. Focado em conseguir a vaga na Olímpiada, Cosme passou mais de um mês em intercâmbio na Venezuela no início deste ano. Ele é o atual campeão brasileiro de boxe olímpico superpesado.