Dia das Crianças campeão: Sub-8 bate Corinthians e fatura Estadual; Sub-9 é vice
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-8 de futsal do Palmeiras se sagrou campeã estadual nesta quarta-feira (12), em pleno Dia das Crianças, no Ginásio Ciro II da Federação Paulista de Futsal, diante do Corinthians. Após sofrer revés por 2 a 1 no tempo normal, os meninos venceram o rival alvinegro na prorrogação por 1 a 0 e ficaram com o título.
Melhor campanha durante toda a competição, o time Sub-8 palmeirense coleciona números expressivos principalmente no ataque, que atingiu a marca de 103 gols em 16 partidas disputadas (13 vitórias, um empate e duas derrotas). Além do melhor ataque disparado do torneio, a equipe também teve a segunda defesa menos vazada, com apenas 14 tentos sofridos. Em três finais consecutivas de Estadual, os garotos conquistaram duas taças de primeiro lugar (2014 e 2016) e uma prata (2015).
Já o Sub-9, após golear o Santos por 6 a 0 no tempo normal com direito a dois gols de goleiro, sofreu revés por 1 a 0 na prorrogação e ficou com o vice-campeonato da competição. A equipe encerrou o Estadual com a melhor campanha geral: 43 pontos em 16 jogos (14 vitórias, um empate e um revés). Os garotos também ficaram com o posto de defesa menos vazada, com apenas dez gols sofridos. É o terceiro pódio consecutivo da categoria, que também ficou com a prata nos anos de 2014 e 2015.
Confira a descrição dos jogos decisivos do Estadual
Sub-8
Mesmo com a vantagem do empate por conta da melhor campanha no torneio, os garotos alviverdes começaram o Dérbi em cima do rival com chances perigosas de gol. Apesar do ritmo que durou a primeira metade do jogo inteira – são dois tempos de cinco minutos e um de dez –, o adversário abriu dois gols de vantagem no tempo normal.
Já no terceiro tempo, quando a prorrogação parecia evidente, o Palmeiras foi pra cima, e, com um minuto para o fim, o capitão Rafael diminuiu a vantagem do rival (2-1). A emoção tomou conta da torcida, e o Verdão insistiu: quando o cronômetro marcava 15 segundos para o fim, em boa jogada de ataque, Yago chutou cruzado e a bola passou por toda a extensão do gol, raspando a trave.
Na prorrogação, a vantagem do empate ainda era palestrina. Melhor na etapa decisiva, o Verdão buscou devolver o revés sofrido no tempo normal em jogadas rápidas de ataque. Foi aí que surgiu a estrela do camisa 7 Wilker, que fintou o defensor adversário e bateu para o fundo das redes corintianas. A massa palmeirense foi ao delírio, e, após o gol, foi só marcar o campo defensivo do rival e administrar a vitória: Palmeiras campeão!
> Confira as fotos da partida entre Palmeiras e Corinthians.
Sub-9
Apesar de jogo equilibrado na etapa inicial, o Alviverde tratou de reverter a derrota sofrida na primeira partida e saiu na frente com gol do goleiro Murilo, de longe. Mesmo com a marcação apertada do Santos, o Verdão conseguiu ampliar na metade final, com dois tentos de Luquinhas.
O adversário preferiu esperar pela prorrogação com o goleiro-linha, e isso atraiu o Palmeiras para o ataque. Victor, Luiz Felipe (goleiro) e Daniel sacramentaram a goleada alviverde no tempo normal: 6 a 0. Com a torcida ensandecida pelo resultado, o Sub-9 palestrino pressionou os santistas o tempo todo da prorrogação. Quando o empate parecia certo, o adversário marcou o único gol do período e ficou com o título.