Cuca recorda ‘profecia’ e celebra título do Brasileiro: ‘Entra para posteridade’

Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação_Cuca ergueu seu primeiro título brasileiro como treinador após 50 partidas no comando do VerdãoCom uma rodada de antecedência, o Palmeiras garantiu o título do Campeonato Brasileiro ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, neste domingo (27), dentro do Allianz Parque. Apoiado por quase 41 mil torcedores, que quebraram o recorde de público da história do estádio alviverde (incluindo o antigo Palestra Italia), o Verdão não deu chances para o rival e acabou concretizando uma profecia do técnico Cuca, que acreditava no troféu do Nacional antes mesmo do início do torneio.

“Eu falei que aquele mesmo time que estava sendo chacota (após o Paulistão e a Libertadores) seria campeão brasileiro. Responsabilidade grande quando você vem a público e fala isso em uma competição tão difícil quanto o Brasileiro. Fiz um elo com os jogadores, tínhamos motivo e razão para nos identificarmos um com o outro. O campeonato começaria e precisávamos de uma junção. Sempre conversamos de ser campeão, pegamos confiança”, comentou.

O comandante, no entanto, atribui a conquista palestrino a todas as rodadas do Brasileirão, classificando-as como verdadeiras decisões. “No Brasileiro, você comemora o título em cada partida e hoje foi mais uma. Não teve a decisão. Os jogadores confiaram na promessa que a gente tinha feito e, jogando ou não o melhor futebol, tivemos a melhor entrega e a melhor luta do que qualquer time. Todos querem ganhar, e nós queríamos mais ainda”, afirmou, relembrando a trajetória do Palmeiras na competição.

“Começamos o campeonato jogando um futebol bonito, sem volante, jogávamos sem posição fixa. Foi um futebol para pegar confiança, e a gente pegou essa confiança, mas não era um futebol que daria certeza da vitória no final. Olha como acabou o Palmeiras, com a melhor defesa e sofrendo pouquíssimos riscos no campeonato. Mudou o perfil do time, um time jovem, mas com responsabilidade de um time experiente. Não corremos riscos, e esse amadurecimento foi fundamental para a gente vencer”, disse.

Por fim, Cuca também não poupou elogios à torcida palmeirense. “Não tem uma receita, tem de fazer uma junção, e a junção foi feita. Tínhamos uma torcida em protesto contra a gente, e nós mostramos que queríamos vencer. Eles foram para o nosso lado e fundamentais para vencermos. Nós tínhamos uma vontade enorme de ser campeão, e temos um grupo humilde, não houve arrogância ou prepotência”, declarou. “Faziam 22 anos que o Palmeiras não ganhava, é um time que entra para a posteridade. Sempre lembrarão do Palmeiras campeão em 2016, isso que é importante falar”, finalizou o técnico.