Títulos, convocações e estreias: base do Verdão encerra temporada vitoriosa em festa

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

/noticias/ias/ias/ias/categorias de base do Palmeiras encerraram mais uma temporada com muito a comemorar. Cada vez mais consolidado como uma referência na formação de atletas no país, o Verdão conquistou títulos, emplacou jogadores na Seleção Brasileira e ainda promoveu a estreia de “pratas da casa” na equipe profissional em 2016. Para celebrar, jovens do Sub-11 ao Sub-20, familiares e funcionários reuniram-se nesta segunda-feira (19), na sede social do clube, em uma festa de confraternização de fim de ano com jantar, música ao vivo e sorteio de brindes.

O evento foi organizado pelo Departamento Psicossocial do Palmeiras, que frequentemente Torneio Estadual, reunindo os quatro grandes.

A internacionalização por meio de viagens foi outro fator determinante. Foram seis torneios no exterior, além de um intercâmbio cultural e esportivo na China: Copa Chivas Sub-17 (México), Torneio de Bellinzona Sub-18 (Suíça), Torneio da Real Sociedad Sub-17 (Espanha), Mundial de Clubes Sub-17 (Espanha), Peronne Cup Sub-19 (França) e Shonan International Cup Sub-11 (Japão). As experiências fora do Brasil fazem parte da rotina da base e agregam benefícios tanto para os jogadores – que têm contato com outras culturas futebolísticas – quanto para o clube, que expande sua marca a outros mercados.

No Profissional, Gabriel Jesus, Thiago Martins, Matheus Sales, Vinicius Silvestre e João Pedro fizeram parte do elenco eneacampeão brasileiro ao longo da temporada. Além disso, outras duas revelações do Sub-20 fizeram suas estreias neste ano: o meia Vitinho (que disputou dois jogos na Copa do Brasil e dois no Brasileirão) e o atacante Artur (um jogo no Brasileiro). Além deles, o goleiro Daniel Fuzato, o zagueiro Augusto e o atacante Matheus Iacovelli foram relacionados para jogos e ganharam experiência ao realizarem intercâmbio com o time principal.

“O ano do futebol do Palmeiras em termos gerais foi muito bom. Na base, nos tornamos uma referência até antes do esperado. Deixamos nossa marca consolidada internacionalmente, somos o segundo clube do país com mais jogadores convocados para as Seleções Brasileiras, tivemos títulos importantes, atletas subindo ao Profissional. A expectativa agora é de evoluir, então temos de seguir trabalhando firme. Temos uma equipe de profissionais, diretores e colaboradores muito competentes que irão manter esse alto nível”, afirmou o coordenador geral da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio.

Verdão na Seleção

O Palmeiras teve ainda 24 atletas diferentes convocados para as Seleções Brasileiras de base em 2016. Foram chamados na Sub-20 os goleiros Daniel Fuzato e Anderson, o volante Joílson, o meia Vitinho, os atacantes Kaue e Artur e o zagueiro Augusto. Na Sub-17, foram os zagueiros Vitor Eduardo e Gabriel Lacerda, o lateral Lucas Rosa, os meias Alan, Wallace, Caio Cezar, Roberto Carlos e Vitinho, e o atacante Matheus Barbosa. Na Sub-15, foram o goleiro Ian Lipollis, o lateral-esquerdo Vinicius Nogueira, o meia Caique, e os atacantes Luan e Brendon. No time Sub-23, Fernando Prass, Matheus Sales e Gabriel Jesus foram chamados – Jesus, inclusive, tem atuado como titular na Seleção principal nas Eliminatórias da Copa do Mundo.