Campeã em 2016, base do Palmeiras inicia temporada e discute metas para 2017
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A temporada de 2017 começou oficialmente para as categorias de base do Palmeiras. Funcionários de todos os departamentos do Centro de Formação de Atletas reuniram-se nesta segunda-feira (6), no centro de excelência da Academia de Futebol, para assistirem a palestras do gerente de futebol, Cícero Souza, e do coordenador geral da base, João Paulo Sampaio. Foram apresentadas as metas para o ano e a importância de todos no processo.
O grande desafio para a temporada será elevar ainda mais o nível e consolidar o clube como referência na formação de atletas no futebol brasileiro. No ano passado, a base palmeirense foi campeã em três das cinco categorias do Campeonato Paulista (Sub-11, Sub-13 e Sub-15), além de conquistar títulos internacionais como o Torneio de Bellinzona Sub-18, na Suíça, e o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN) Sub-14, no Sul, entre outros.
[album]
“O ano de 2015 foi de reconstrução, e o ano de 2016 foi de consolidação para o Palmeiras. Agora temos o desafio de evoluir ainda mais. Isso só vai ser construído se todos trabalharmos juntos”, disse Cícero Souza.
O workshop também abordou diversos temas que fazem parte do cotidiano do Palmeiras, além de expor o organograma e o fluxograma da gestão. Sobre as categorias de base, foram discutidas as particularidades dos processos de formação, transição e captação de atletas. O Verdão tem um grande projeto de transição de jogadores ao profissional e que será intensificado neste ano – os garotos devem estar ainda mais presentes no dia a dia do time principal.
A segunda-feira (6) marca ainda a volta aos trabalhos das categorias Sub-17, Sub-16, Sub-15, Sub-14, Sub-13, Sub-12 e Sub-11 após as férias. O Sub-20 já havia retomado os treinos desde fevereiro – neste início de temporada, o grupo está dividido em Sub-20 (que inicia a Copa do Brasil da categoria em abril) e Sub-18 (que buscará o bicampeonato em Bellinzona). No período da tarde, João Paulo Sampaio fará uma apresentação a todos os jogadores da base.
O comando da base também esteve representado na reunião pelos diretores estatutários Marcelo Dedeschi e Roberto Specht. Estiveram presentes funcionários das áreas de supervisão, comissões técnicas, diretoria, captação, serviço social, análise de desempenho, departamento médico, psicologia, nutrição e comunicação.