Palmeiras vence a primeira no Campeonato Paulista de Futebol de Mesa
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O Palmeiras conquistou sua primeira vitória no Campeonato Paulista por Equipes de Futebol de Mesa neste domingo (19), quando derrotou o CEPE 2004, de Santos-SP, por 54 a 18, na sala do futebol de mesa no clube (segundo andar do Prédio Multiuso), pela terceira rodada do torneio. Os destaques da equipe foram Jefferson, Edu Santos e Perrotti, maiores pontuadores do Verdão.
A equipe do Palmeiras foi formada por: Jefferson (11 pontos), Edu Santos (11), Perrotti (10), Michilin (7), Hylson (4), Dentinho (4), Dema (4), Paolo (3), Melli e Vano. Na primeira rodada, disputada em fevereiro, o Verdão iniciou o torneio com derrota de 40 a 32 para o Círculo Militar – o clube folgou na segunda rodada.
O Campeonato Paulista por Equipes da 1ª Divisão é disputado por nove equipes que se enfrentam em turno único. Os dois primeiros garantem vaga direta para as semifinais e as equipes classificadas entre o 3º e 6º lugares disputam as outras duas vagas para as semifinais. Com uma vitória e uma derrota, o Verdão ocupa atualmente a quarta colocação do torneio.
Nos próximos dias 1º e 2 de abril, os atletas do Verdão disputarão o 1º Torneio Aberto Individual, no Meninos, em São Bernardo do Campo-SP. Pela quarta rodada do estadual, o Verdão enfrenta a Portuguesa Santista, fora de casa, no próximo dia 9 de abril.
Nesta temporada, a equipe de futmesa do Verdão já havia obtido bons resultados no 1º Torneio Pro da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), realizado em Bragança Paulista-SP: Edu Santos e Hylson conseguiram a dobradinha de ouro e prata pela 3ª divisão do torneio; Jefferson e Paulo Michilin garantiram a quarta e quinta colocações na 1ª divisão. No Torneio Início de 2017, realizado em janeiro, a equipe alviverde chegou às quartas de final.
O Palmeiras disputa o futebol de mesa na modalidade 12 toques. Assim, o jogo tem duração de 20 minutos e é disputado em dois tempos de 10 minutos. Cada time tem direito a um limite de 12 toques a cada posse de bola e, caso não chute a gol, é punido com um tiro indireto cobrado do local onde a bola estiver parada. O Verdão é o atual campeão mundial por equipes nessa modalidade, em título obtido com vitória sobre o Debreceni ALC, da Hungria, em novembro.