Verdão bate Portuguesa em todas as categorias do Metropolitano de Futsal
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
As equipes Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 de futsal do Palmeiras fizeram jus ao mando de quadra e derrotaram a Portuguesa no último fim de semana, no Ginásio Presidente Ciro II da Federação Paulista de Futsal (FPFS). O placar mais expressivo foi construído pelo time Sub-14, que goleou por 6 a 1 – gols de Jonathan (3), Ruan (2) e Kauan.
Líder com 100% de aproveitamento, o Sub-16, com o triunfo por 3 a 1 (gols de Vinicius (2) e Gustavo Marques), chegou a quatro vitórias em quatro jogos. Além disso, os garotos são donos do melhor ataque (23) e da defesa menos vazada (3) da categoria. Já o Sub-12, após golear por 4 a 1, segue sem ser derrotado na quarta colocação do torneio, com 10 pontos.
Também invicto, o Sub-18, em partida de 13 gols, levou a melhor sobre a Lusa por 8 a 5 e segue na cola do São Caetano, que tem os mesmos 12 pontos do Verdão, mas leva vantagem no saldo de gols – 20 a 18. Os goleadores palmeirenses da partida foram Alisson (4), Vinicius, Leonardo, Lucas Freitas e Vitinho (goleiro).
Sub-8 goleia São Paulo na estreia do Estadual
Em sua primeira partida oficial na temporada 2017, os garotos do Sub-8 atropelaram o São Paulo no Choque-Rei pelo placar de 6 a 0, também no Ginásio Presidente Ciro II. Mesmo com as grandes mudanças no regulamento do torneio promovidas pela Federação Paulista de Futsal (FPFS), a categoria figura entre as melhores estreias da competição.
A maior novidade em relação às edições anteriores do Estadual é, além da incorporação da categoria Sub-10 ao certame anual, a criação da premiação por clubes. Em turno único, as equipes jogarão entre si dentro do grupo (o Verdão está na chave C, ao lado de Portuários de Santos, Indaiatuba, Suzano FC, São Caetano FC, Hortolândia, Gremetal, São Paulo, Santo André e Portuguesa).
Todas os 31 clubes participantes avançam à próxima fase, que será composta por quatro chaves: Ouro (1º ao 8º), Prata (9º ao 16º), Bronze (17º ao 24º) e Cobre (25º ao 31º). O critério para a classificação das agremiações será através do Ranking de Eficiência, que compreende a somatória de pontos obtidos pelo clube nas três categorias (Sub-8, Sub-9 e Sub-10). Dentro desta regra, as posições serão definidas pelo Índice Técnico, já que nem todas as equipes farão o mesmo número de jogos dentro do grupo – divide-se o total de pontos obtidos com o número de partidas e, em seguida, o resultado é multiplicado por dez.
Com a divisão das chaves, os clubes (times Sub-8, Sub-9 e Sub-10) se enfrentam nas quartas de final em dois jogos, e, assim como nas fases seguintes (semifinal e final), avança a agremiação que obter maior número de pontos – soma-se os desempenhos das três categorias.
Conhecidos os clubes campeões das chaves unificadas, o Campeonato Estadual de Futsal vai para a fase entre categorias – no molde tradicional dos anos anteriores. Seguindo também o critério do Ranking de Eficiência, os classificados serão divididos entre as séries Ouro, Prata, Bronze e Cobre de acordo com o desempenho individual na categoria. Os duelos decisivos são únicos e com os confrontos nesta ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º – o mesmo critério se aplica aos classificados às demais séries. Na final, o time com melhor campanha tem a vantagem de dois empates.
Veja os resultados do Palmeiras na estreia do Estadual Sub-8, 9 e 10:
Sub-8: Palmeiras 6 x 0 SPFC – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
Sub-9: Palmeiras 1 x 2 SPFC – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
Sub-10: Palmeiras 0 x 2 SPFC – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
2ª rodada: 08/04, a partir das 09h:
Santo André x Palmeiras – Ginásio I do SPFC
Confira resultados do Verdão na 4ª rodada do Metropolitano:
Sub-12: Palmeiras 4 x 1 Portuguesa – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
Sub-14: Palmeiras 6 x 1 Portuguesa – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
Sub-16: Palmeiras 3 x 1 Portuguesa – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
Sub-18: Palmeiras 8 x 5 Portuguesa – Ginásio da FPFS Presidente Ciro II
5ª rodada: 08/04, a partir das 14h:
CE Penha x Palmeiras – Ginásio Salomão Moysés