Jhonatan Conceição inicia ciclo olímpico do boxe com medalha de bronze na Sérvia
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O boxeador Jhonatan Conceição (69kg), um dos destaques da equipe do Palmeiras, começou com medalha sua caminhada em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Representando a Seleção Brasileira de Boxe, o palmeirense conquistou o bronze no 55th Belgrado Winner, realizado na Sérvia. Trata-se de uma das principais competições europeias, com mais de cinco décadas de história, com participação de atletas de 16 países.
Jonathan estreou com vitória por decisão unânime (5:0) sobre o húngaro Lazlo Kozak, e credenciou-se para enfrentar o representante da Sérvia, Petar Stosic. Sem sentir o peso de enfrentar o representante da casa, o palmeirense conseguiu mais uma vitória por decisão unânime (5:0). Na semifinal, contra o russo Andrei Zamkovoi, Jhonatan protagonizou uma das lutas mais marcantes do torneio e ficou bem próximo de avançar à final no sábado (29).
No segundo round de um combate equilibrado com Zamkovoi, um choque de cabeças abriu um corte no supercílio do russo. Com a luta paralisada, os juízes declararam o rival vencedor, já que ele tinha uma melhor pontuação até aquele momento da luta. Ainda assim, a medalha de bronze no primeiro torneio internacional da temporada é considerada um grande resultado para Jhonatan no início deste ciclo olímpico.
O 55th Belgrado Winner foi uma das etapas preparatórias para o Campeonato Continental de Honduras, no mês de julho. O Continental será classificatório para a mais importante competição de 2017, o Campeonato Mundial Open Boxe de Hamburgo, na Alemanha, previsto para agosto. Já neste fim de semana, a Seleção Brasileira de Boxe embarca para o tradicional Cheo Aponte, disputado anualmente em Porto Rico.