Sub-12 e Sub-16 do Palmeiras decidem título estadual de futsal neste sábado
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
As equipes de futsal do Palmeiras podem atingir marcas históricas neste sábado (9), no ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo (SP), pelas finais do Campeonato Estadual da modalidade. Às 11h45, o Sub-16 enfrenta o São Caetano, e o Sub-12 enfrenta o Audax a partir das 17h15. Ambos os duelos têm entrada gratuita para a torcida palmeirense.
Donos das melhores campanhas de suas respectivas categorias, os times de base do Verdão podem conquistar grandes marcas pela competição. O Sub-12, por exemplo, pode chegar ao pentacampeonato estadual após 20 anos, já que levantou o caneco do torneio em 1982, 1990, 1992 e 1997. Treinada por Vitor Hugo Valvassori, o Vitinho, a equipe soma dez vitórias em 11 partidas pelo torneio, além de 57 gols marcados e apenas 15 sofridos.
Parte do elenco desta categoria foi campeã paulista Sub-11 de futebol de campo e vem embalada para a disputa de mais um título: João Pantiga, João Franchin (goleiros), Vitor Figueiredo, Marcus Vinicius, Endrick Felipe, Fellipe Jack, Kauã Moraes, Lucas Kohari, Luis Guilherme e Luighi Hanri soltaram o grito de campeão diante do Santos, no Allianz Parque.
“Estamos muito motivados. Essa molecada tem feito história no Palmeiras nos últimos anos tanto no futsal quanto no campo. Temos total respeito com o adversário, mas nosso time cresce nas decisões e vai brigar pela escrita de mais um capítulo vitorioso na história do clube”, comentou Vitinho.
Já o Sub-16 pode sacramentar uma das melhores campanhas gerais da história da categoria. Com o triunfo diante do Audax, os meninos chegaram a 25 vitórias em 25 jogos na temporada. Ao todo, o time marcou 120 gols e sofreu apenas 22. Comandado por Valdir de Freitas, o Val, o time é o atual campeão metropolitano e tem como grande artilheiro Vinicius Pereira, com 39 tentos no ano.
“É bem difícil acontecer de um time ter esse aproveitamento. Sempre focamos jogo a jogo, e os resultados vieram naturalmente. Estamos bastante concentrados para a final, o São Caetano tem uma grande equipe, chega forte às decisões e tudo indica que o duelo será equilibrado. Tenho muito orgulho de fazer parte do trabalho vitorioso do departamento de futsal nos últimos anos ao lado do Alemão, do Vitinho, da Fernanda e de toda a comissão e diretoria”, disse Val, multicampeão à frente dos times Sub-16 e Sub-18 nas últimas três temporadas.
Nos últimos quatro anos, o Palmeiras chegou às finais do Campeonato Estadual em pelo menos três categorias e se mantém como melhor futsal de base de São Paulo. Nesta temporada, o time Sub-9 palestrino, após bater na trave por três anos consecutivos, encerrou o jejum de títulos estaduais e levantou o caneco do torneio pela categoria de iniciação.
Em 2014, o Alviverde conquistou a taça no Sub-8. Em 2015, cinco equipes representaram o clube nas decisões e acabaram campeãs em três oportunidades (Sub-10, Sub-16 e Sub-17). Já no ano seguinte, o Verdão faturou o título estadual em quatro categorias: Sub-8, Sub-10, Sub-14 e Sub-17.