Atletas do Verdão fazem treino conjunto com a Seleção Brasileira de Boxe no clube
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe de boxe do Palmeiras recebeu na tarde desta quarta-feira (14) a Seleção Brasileira da modalidade na academia do clube e realizou treino conjunto com os melhores pugilistas olímpicos do país. As atividades fizeram parte da preparação do time verde e amarelo para o 69º Torneio Internacional de Strandja, um dos mais tradicionais da Europa e que será disputado entre os dias 18 e 26 de fevereiro na cidade de Sofia, na Bulgária.
[album]
Através da técnica de treinamento “escola de combate dirigida”, os boxeadores formaram duplas (masculinas, femininas e mistas) e seguiram as orientações do técnico do Verdão, Paco Garcia, e da comissão brasileira, formada pelo treinador Mateus Alves e pelos assistentes Amônio Silva, Cláudio Aires e Leonardo Macedo. Os visitantes, inclusive, rasgaram elogios à estrutura palestrina.
“A CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe) tem contato muito forte com o Palmeiras, primeiro pela infraestrutura da academia de boxe, que é impecável, pela equipe, que tem muita qualidade, e pelo treinador, que por muitos anos foi da Seleção e tem vasta experiência no boxe internacional. Todos esses elementos têm muito valor para nós”, disse Mateus.
Em processo de renovação, a Seleção Brasileira de Boxe dispõe atualmente de 12 atletas da categoria masculina e seis da feminina, com média de idade de 20,5 anos. Entre os destaques estão o “veterano” Michael Borges, quinto lugar nos Jogos Olímpicos de 2016 entre os meio-pesados (81kg), e Beatriz Ferreira, atual campeã continental das leves (60kg).
Os pugilistas palmeirenses não ficam atrás. Cosme Nascimento, dos superpesados (acima de 91kg), Jhonatan Conceição, atual vice-campeão brasileiro nos meio-médios (69kg), e Leanderson Conceição, dos pesos-mosca (52kg), são potenciais candidatos aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 – os dois primeiros, inclusive, já defenderam as cores da Seleção em anos anteriores. Além deles, Vinicius Barros, dos médios (75kg), completa o time de elite do Verdão para 2018.
“Receber a Seleção em nossa academia é algo muito importante para nós, pois é a reunião dos melhores atletas do Brasil. É um treino em alto nível, e isso reforça que somos a equipe mais forte de boxe entre os clubes. Quem está na Seleção tem de se manter, e com certeza nossos boxeadores têm totais condições de buscar conquistas a nível internacional”, salientou Paco Garcia.
Palmeiras reforça base com nomes de peso
Se o time principal de pugilistas do Verdão conta com grandes atletas, as categorias inferiores também se reforçaram na temporada com potenciais revelações do boxe brasileiro. Entre os cadetes, por exemplo, Kaian Oliveira Reis, atual campeão baiano e vice-líder do ranking nacional na categoria galo (52kg), é uma das novas caras palestrinas.
Já entre os Juvenis, dois atletas chegam para defender o Alviverde nas competições da temporada. Kauê Belini, atual campeão paulista nos meio-médios (69kg), e João Victor Batista, da categoria meio-pesado (80kg), juntam-se a Fabrizio Tancredi, pugilista do Verdão desde 2017 e vencedor do Estadual entre os pesos-pena (60kg) no ano passado.