Verdão realiza avaliação técnica em Heliópolis com a presença de Zé Roberto

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_O Verdão realizou avaliação técnica na maior comunidade de São PauloO poder de transformação do futebol transcende a barreira das quatro linhas. Ciente disso, o Palmeiras proporcionou um dia inesquecível para dezenas de crianças da comunidade de Heliópolis, em São Paulo-SP. O clube reuniu as equipes amadoras da região para um festival de futebol com a presença de um observador técnico do Verdão e do ídolo Zé Roberto. Participaram garotos com idades entre 10 e 15 anos e um sonho em comum: buscar uma vaga nas categorias de base e, no futuro, tornarem-se profissionais.

A Cidade Nova Heliópolis possui mais de 100 mil habitantes, em uma área de quase um milhão de metros quadrados, e é considerada a maior comunidade de São Paulo. A avaliação oficial do clube foi realizada na Arena Heliópolis, campo de terra situado no coração da periferia. Além de marcar presença em busca de talentos, o Palmeiras passou uma mensagem positiva aos jovens através de Zé Roberto, assessor técnico, e do observador técnico Jorge dos Santos.

“Foi muito proveitosa nossa visita a Heliópolis, teve um caráter social. Demos oportunidades aos jovens talentos da periferia de passarem por uma avaliação do Palmeiras, e pude contar um pouco da minha história, da minha trajetória. Tentei mostrar que ela tem muito a ver com a vida dos que vivem aqui. É um dia que vai ficar marcado para mim, e espero que na história deles também. Quem sabe não sai daqui um futuro atleta do Verdão?”, afirmou Zé Roberto.

>> Confira as fotos da avaliação técnica em Heliópolis

Tietado pelos moradores da comunidade, Zé Roberto fez um discurso inspirador aos garotos e contou uma parte de sua história de vida, saindo da periferia de São Paulo e tornando-se ídolo do futebol. Para a surpresa dos meninos, o ex-jogador ainda calçou as chuteiras e participou de uma das partidas. O observador Jorge dos Santos, responsável pela avaliação em Heliópolis, vê a ação do clube de forma positiva para gerar mudança social.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Além de falar sobre sua carreira, o ídolo Zé Roberto jogou bola com as crianças que participavam da peneira

"Grandes jogadores de todos os tempos saíram de periferias. É importante marcamos presença nas comunidades, o Palmeiras marcar território em Heliópolis. Às vezes, o caminho de um garoto de comunidade para chegar ao Palmeiras é longo, mas nossa presença torna esse caminho mais curto, um sonho real. Damos a eles o caminho. A repercussão da presença do Zé foi muito grande, muito positiva para eles", afirma "Seu" Jorge, como é conhecido.

O departamento de captação da base do Palmeiras conta com uma equipe de profissionais responsáveis por garimpar talentos pelo Brasil – os antigos olheiros, hoje chamados de observadores técnicos. O setor foi totalmente reformulado em 2015 e o número de captadores aumentou de dois para cinco, cada um com uma área de atuação bem definida. Através deles, o Verdão monitora o desempenho de jovens em torneios, escolinhas, projetos sociais e comunidades, além de contar com a ajuda de uma grande rede de contatos espalhada por todo o território nacional.