Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Filé é um dos principais treinadores de base do paísEm boa fase na temporada 2018, o basquete do Palmeiras tem um representante na Seleção Brasileira Sub-21 que disputará o Campeonato Sul-Americano da modalidade na cidade de Salta, na Argentina, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto. Trata-se de Felipe Santana, o “Filé”, treinador do Sub-19 palestrino convocado como assistente técnico da delegação.

Um dos principais técnicos de categoria de base do país, Filé tem currículo bastante prestigiado no basquete. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo e com passagens pelo Verdão desde 2008, o palestrino foi campeão estadual Sub-19 em 2015 e, em 2016, recebeu o título de melhor treinador de sua categoria.

No Sul-Americano Sub-21, o Brasil enfrenta Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai na primeira fase. Após jogos de todos contra todos, os dois melhores classificados decidem o título continental da categoria, no dia 5 de agosto. Na equipe, o treinador palestrino é auxiliar do técnico César Guidetti, do Pinheiros.

“Fizemos uma etapa muito boa de treinamentos. Acredito que a Seleção Brasileira é a que mais teve tempo para se preparar para o torneio. É uma geração muito boa de atletas, e nosso desafio foi fazer com que estes meninos consigam aproveitar coletivamente seus talentos individuais. Estamos otimistas, pois o Sul-Americano é um passo importante para o país voltar a ser uma potência do basquete a nível mundial”, disse.

Entre os convocados, Filé viu de perto alguns garotos que já passaram por suas mãos na base alviverde, que é o caso dos armadores Yago Mateus (Paulistano) e Caio Pacheco (Bahía Blanca-ARG), do ala-pivô Gabriel “Jaú” Galvanini (Bauru) e do pivô José Carlos (Mogi das Cruzes).

“Esse dado mostra a importância e a qualidade das categorias de base do Palmeiras no basquete nacional. Não é de hoje que atletas que encerram o ciclo sub-19 aqui, por exemplo, são encaminhados para times adultos e equipes universitárias de fora do país. Este índice é bastante elevado e só reforça o bom trabalho realizado aqui no clube”, declarou.

Neste ano, o treinador tem conquistado grandes números à frente do Juvenil. A equipe é a atual segunda colocada da fase classificatória do Campeonato Estadual Sub-19, com 20 pontos (nove vitórias, duas derrotas, 868 pontos pró e 688 contra). O time está empatado na ponta da tabela com Paulistano (1º), Bauru (3º) e Pinheiros (4º).

Além de revelar jogadores, o Palmeiras tem campanhas de respeito nas competições estaduais de base em todas as categorias. Os times Sub-12, Sub-13, Sub-14, Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-19 retornam aos trabalhos na primeira semana de agosto em busca da classificação à Série Ouro.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Caio, Zé e Yago atuaram juntos no Sub-19 do Verdão