Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
O time Sub-18 de futsal do Palmeiras tem três jogadores na lista final de 12 atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, sediado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 6 e 18 de outubro. O goleiro Mateus Barbosa e os alas João Victor e Matheus Moura estarão com a equipe em definitivo após aparecem na pré-lista da competição, em junho.
A convocação reforça o forte trabalho do futsal palestrino nos últimos anos: melhor clube de base de São Paulo desde 2015, o Verdão soma 36 pódios e 20 títulos no período. Nesta temporada, o Verdão se sagrou campeão metropolitano Sub-16 no primeiro semestre e ainda disputa o Estadual em sete categorias: Sub-8, Sub-9, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
Esta é a primeira competição da história de Mateus pela Seleção. Já João e Moura foram campeões da etapa sul-americana dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputada no mês de março, na Argentina. O título continental premiou o Brasil com lugar no torneio organizado pelo Comitê Olímpico Internacional e considerado porta de entrada de modalidades nas Olimpíadas.
Além das inúmeras conquistas nos últimos anos, o futsal do Palmeiras rendeu revelações para o futebol de campo, como o meio-campista Alan, campeão sul-americano Sub-15 e Sub-17 com a Seleção Brasileira, o atacante Papagaio, campeão paulista Sub-20 (2017), e o zagueiro Patrick de Lucca, vencedor da Copa do Brasil Sub-17 (2017).