Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras saiu atrás nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17 e sofreu revés para o Vasco, por 1 a 0, nesta quarta-feira (31), em São Januário. O duelo de volta, com mando alviverde, está marcado para quarta-feira (7), às 15h, na Arena Barueri. Para avançar, o Verdão precisa vencer por dois gols – vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.

O Vasco abriu o placar em jogada de bola parada, aos 17 minutos do primeiro tempo. O Palmeiras voltou com tudo na segunda etapa e pressionou muito em busca do empate, mas não conseguiu balançar a rede dos donos da casa. Quem avançar encara na semifinal o classificado do confronto entre Corinthians e Fluminense (o time carioca venceu o primeiro jogo por 4 a 2).

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participam os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da última Série B. Assim como a Copa do Brasil profissional, a competição Sub-17 não emprega a regra do gol qualificado como critério de desempate em nenhuma fase.

O Palmeiras é o atual campeão da competição. No ano passado, o título inédito foi conquistado após vencer o Corinthians, nos pênaltis, diante de mais de 11 mil palmeirenses na final disputada no Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o time teve o melhor ataque da competição (22 gols) e campanha de seis vitórias, dois empates e uma derrota.

Coincidentemente, o Vasco também esteve no caminho do Verdão nas quartas de final do torneio no ano passado. Na ocasião, o clube avançou com duas grandes vitórias: por 2 a 0 no jogo ida, no estádio Novelli Júnior, em Itu, e por 3 a 1 na partida de volta, em São Januário.

Antes do duelo decisivo pela Copa do Brasil, no entanto, o Sub-17 volta a campo pela semifinal do Campeonato Paulista da categoria. No domingo (4), às 10h, o Verdão disputa o jogo de ida contra o Grêmio Novorizontino, no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O Palmeiras tem a melhor campanha do estadual e busca a vaga na decisão.

Rafael Ribeiro/Vasco_O Verdão tenta reverter o placar na próxima quarta-feira (07), na Arena Barueri

Palmeiras Sub-20: Leandro; Garcia (Tatavitto), Kaíque Mafaldo, Henri e Nogueira (Gabriel Ramos); Geilson (Fabinho), Geovane (Renan), Gabriel Silva (Marcos Dias) e Ramon (Danilo); Gabriel Veron e Fabrício. Técnico: Artur Itiro.