Verdão tem retrospecto positivo jogando na casa do Figueirense
Agência Palmeiras
André Lima
No próximo sábado (20), o Verdão tem um confronto direto na parte de cima da tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Gilson Kleina, vice-líder da competição, visita o Figueirense, atualmente na 5ª posição, no Estádio Orlando Scarpelli. Aliás, o palco da partida, válida pela 9ª rodada do torneio nacional, é o local onde o Verdão conquistou os melhores resultados diante da equipe alvinegra.
Jogando no estádio catarinense, são acumuladas 6 vitórias, 1 empate e apenas 2 derrotas –aproveitamento de mais de 70%, com 14 gols pró e 10 contra. Foi lá que ocorreu o último jogo entre os adversários deste final de semana: no dia 22 de setembro de 2012, pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão venceu por 3 a 1, com gols de Thiago Heleno, Henrique e Marcos Assunção. Na ocasião, o time foi a campo com Bruno; Correa (João Denoni), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (Tiago Real); Maikon Leite (Mazinho) e Barcos. O duelo marcou também a estreia de Gilson Kleina no comando alviverde.
Em São Paulo, o Palestra Itália recebeu sete confrontos, e o Verdão está invicto com 2 vitórias e 5 empates, sendo que uma delas foi marcante. Em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1976, o Alviverde goleou os catarinenses por 4 a 0 e conquistou o melhor resultado palmeirense entre as equipes. Ademir da Guia, Toninho, Gílson (contra) e Itamar anotaram para os vencedores.
Ainda na capital paulista, o Estádio do Canindé recebeu o embate em 2011, com um revés alviverde de 2 a 1. Já a Arena Barueri foi anfitriã ano passado, com um êxito palestrino de 3 a 1, gols de Román, Barcos e Maikon Leite.
Somando todos os jogos, os clubes se enfrentaram em 18 oportunidades, com 9 vitórias palmeirenses, 6 empates e 3 derrotas. O primeiro jogo aconteceu em 1975, no empate em 2 a 2 pelo Brasileiro daquele ano.
Entre 1975 e 1976 foram três jogos (sendo um deles um amistoso), com dois triunfos do Palmeiras e um empate. A partir de 2002, os clubes passaram a se enfrentar praticamente em todos os anos, e os paulistas continuaram levando a melhor, com 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.
Confira como foi o último jogo entre as equipes: