Palmeiras/Meltex vence Bauru no primeiro jogo do NBB 6
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex estreou com vitória fora de casa na sexta edição do Novo Basquete Brasil. Em Bauru, contra o Paschoalotto/Bauru, a equipe alviverde jogou melhor e venceu por 78 a 74 (46 a 32 no primeiro tempo).
Um dos maiores destaques do jogo foi o ala americano Tyrone Curnell, que anotou um duble-double, com 19 pontos (ficou atrás apenas de Ayarza, com 21) e 11 rebotes.
Desfalcado de jogadores que jogavam no mesmo horário a semifinal do Campeonato Paulista, em Franca, Bauru contou com o entrosamento do time sub-22, reforçado pelo panamenho Ayarza, para dificultar a vida do Palmeiras/Meltex, que, por outro lado, não teve Caleb Brown e Wiggins, com problemas de documentação.
Mesmo assim, o Verdão conseguiu impor um bom ritmo no início, com direito a uma sequência de quatro bolas de três pontos, sendo duas de Guto e outras duas de Tyrone.
Com propriedade, o time alviverde venceu o primeiro quarto, por 22 a 15, mas sabia que não poderia abrir espaços, até porque o time de Bauru jogava em casa, diante de seu torcedor.
No segundo quarto, Tyrone e Thyago Aleo foram importantíssimos para a equipe e fizeram o Verdão abrir 10 pontos em poucos minutos. Com uma jogada de efeito, na defesa, Thyago Aleo fez uma cesta espetacular no estouro do cronômetro, e a vantagem no intervalo subiu para 13 pontos: 46 x 32.
No segundo tempo, mais tranquilo com a diferença, o Verdão ainda abriu 18 pontos, com a boa pontaria de Neto e as assistências de Thyago Aleo.
Na defesa, Tyrone e Átila dos Santos pegaram, juntos, 22 rebotes (11 cada um), e ajudaram o time a continuar na frente no terceiro quarto, apesar da boa reação bauruense, que ficou apenas três pontos atrás, 57 x 54.
No último período, muita emoção. O Palmeiras/Meltex voltou a abrir 10 pontos no início, controlando bem os cinco primeiros minutos do quarto. Mas aos poucos, Scaglia, ex-jogador do Palmeiras, Gustavo e Ayarza recolocaram Bauru no jogo.
Quando restavam pouco mais de dois minutos para o término da partida, Bauru chegou a virar para 70 x 69,mas logo Tyrone chamou a responsabilidade e recuperou a vantagem para o time alviverde.
Nos minutos finais, apesar da pressão, o Palmeiras/Meltex soube se defender e vencer o jogo por 78 a 74, iniciando a competição nacional pela segunda vez na história com um resultado importante.
Já no próximo sábado (16), a partir das 18h, o Verdão receberá o Winner/Kabum Limeira, que também venceu na estreia (o time do Pinheiros). Quem quiser comparecer ao Ginásio Palestra Italia, basta levar 1 kg de alimento não perecível.
O jogo do fim de semana será o primeiro de uma sequência de três na capital paulista. Depois de enfrentar o time do interior de São Paulo, o Palmeiras/Meltex ainda terá pela frente os cariocas Flamengo e Macaé Basquete.