Wendel se destaca no elenco por ser ‘equilibrado fisicamente’

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

Titular do Palmeiras nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro Série B, o volante Wendel, que tem atuado improvisado na lateral-direita, teve papel fundamental na vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte no último sábado (16), no estádio do Pacaembu. O primeiro gol do triunfo, que garantiu o título da competição nacional ao Verdão, saiu depois de jogada de Serginho, que rolou a bola para Felipe Menezes, mas o defensor adversário se antecipou ao meia palestrino – não contou, porém, com a arrancada de Wendel, que conseguiu roubar a bola e passar para o meio da área, onde o próprio Felipe Menezes recebeu e abriu o placar do duelo.

“O lance começou com o Serginho e vi que o Felipe Menezes não conseguiria chegar à bola. Acreditei no lance, dei o pique e consegui chegar antes do lateral-esquerdo deles. Tenho sempre essa força de vontade e não desisto nunca das jogadas durante o jogo. O Felipe também foi muito inteligente, esperou um pouco atrás, passei para ele e conseguiu concluir com qualidade. A finalização valorizou todo o lance”, falou.

A explosão muscular e velocidade de Wendel, contudo, não são fruto do acaso. Privilegiado fisicamente e sempre muito elogiado pela ala de preparação física alviverde, o jogador de 32 anos é frequentemente visto antes e depois dos treinamentos realizando exercícios musculares por vontade própria. “O grande diferencial do Wendel é o equilíbrio que ele tem entre potência e resistência. Há jogadores muito rápidos, mas que não conseguem correr durante o jogo todo, enquanto outros resistem muito, mas não correm tanto. Esse equilíbrio que ele tem contribui para correr os 90 minutos com a mesma intensidade”, explicou Paulo Zogaib, fisiologista do clube.

O dono da camisa 13 garante que gosta do trabalho de preparação física e compreende a importância das atividades realizadas para aprimorar a forma. “O Marco Aurélio e o (Fabiano) Xhá, preparadores físicos do clube, sempre me ajudam a fazer um complemento das atividades depois dos treinos. Antes, também costumo fazer um trabalho de força na academia. O reflexo disso é dentro de campo, que você pode acabar sobressaindo ao adversário em determinados momentos da partida e fazer toda a diferença”, destacou.

Em 2013, Wendel disputou 19 partidas com a camisa do Palmeiras – sendo 11 apenas no Campeonato Brasileiro Série B. Somando as outras temporadas que esteve no clube (2006 a 2010), o jogador tem 169 jogos pelo Verdão, sendo o terceiro do atual elenco com mais participações, atrás apenas de Márcio Araújo (251) e Valdivia (200).