Nos pênaltis, Sub-18 do Palmeiras é vice da Copa Santiago de Futebol Juvenil
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-18 do Palmeiras se sagrou vice-campeã da 31ª edição da Copa Santiago de Futebol Juvenil. Na noite deste sábado (26), o Verdão empatou por 1 a 1 com o Grêmio no tempo normal, mas sofreu revés para o adversário por 4 a 1 nas cobranças de pênalti. O time palestrino buscava o bicampeonato consecutivo da competição gaúcha.
O gol do Verdão, marcado aos 32 do primeiro tempo, foi uma obra de arte. Após rebatida na área gremista, o atacante Fabrício matou no peito e, sem deixar cair, virou uma linda bicicleta, sem chances de defesa para o arqueiro Adriel: um golaço! O camisa 9, inclusive, foi o artilheiro da competição com oito bolas na rede, enquanto o zagueiro Kaique Mafaldo foi eleito o destaque da Copa Santiago.
O time alviverde segurou o empate até os 32 da etapa final, quando o adversário chegou ao empate após cruzamento na área do arqueiro Lucas Bergantin. Nas cobranças de pênalti, o Palmeiras converteu com Tatavitto, mas desperdiçou duas vezes com Fabrício e Vitinho. O plantel palestrino encerra a participação no torneio com quatro vitórias, três empates e uma derrota, com 13 gols marcados e oito sofridos.
Esta foi a terceira vez na história que o Verdão chegou à decisão da Copa Santiago. No ano passado, após excelente campanha de recuperação, a equipe palestrina se sagrou campeã pela primeira vez da competição após bater o Coritiba na final por 1 a 0. Já em 2012, o clube acabou superado pelo Internacional e foi vice-campeão.
O Alviverde foi comandado no torneio por Hamilton Mendes, treinador da categoria Sub-16 – assim como no título do ano passado. Foram relacionados alguns atletas campeões do Mundial de Clubes Sub-17 e do Campeonato Paulista Sub-17 de 2018, ao lado de jogadores que chegaram recentemente ao clube para reforçar o Sub-20 palestrino.
A base palmeirense já acumula três títulos em 2019. Além da Copa Cidade Verde Sub-12, o Verdão faturou a Hainan Qiongzhong International Cup, na China, com o Sub-12, e a Taça Brasil de Campo Bom (RS), com o Sub-13, pela primeira vez na história. Este número ainda pode aumentar, já que os times Sub-16 e Sub-17 participam da FAM Cup, organizada pelo Centro de Formação de Atletas do clube.
31ª Copa Santiago de Futebol Juvenil
Final:
26/01: Palmeiras 1 (1) x (4) 1 Grêmio – Alceu Carvalho
Gol: Fabrício
Semifinal:
25/01: Athletico-PR 1 (3) x (4) 1 Palmeiras – Alceu Carvalho
Gol: Gabriel Ramos
Quartas de final:
24/01: Palmeiras 2 x 0 Sport – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício (2)
Primeira Fase (Grupo A):
13/01: Palmeiras 1 x 1 Danubio-URU – Alceu Carvalho
Gol: Ramon
15/01: Palmeiras 3 x 3 Athletico-PR – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício, Ramon e Kaique Mafaldo
18/01: Palmeiras 2 x 0 Juventude – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício (2)
20/01: Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro de Santiago – Alceu Carvalho
Gols: Fabrício e Marcos Dias
22/01: Flamengo 2 x 1 Palmeiras – Alceu Carvalho
Gol: Fabrício