Departamento de Comunicação

Primeira fase – 5ª rodada
Novorizontino 0 x 2 Palmeiras

Apesar de ter sido o primeiro jogo do Palmeiras pelo Campeonato Paulista 2022, o duelo com o Novorizontino, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, foi válido pela quinta rodada do torneio – o encontro teve de ser antecipado devido à disputa do Mundial de Clubes 2021.

Com o triunfo, o Alviverde manteve a marca de não perder em estreias de Paulista desde 1996. No total, são 16 vitórias e dez empates em 26 edições (em 2002, o Estadual não aconteceu por conta da realização do Supercampeonato Paulista). O último revés em uma estreia estadual aconteceu em 1995, para a Portuguesa, por 2 a 1, no Canindé.

Zé Rafael marcou o primeiro gol do Palmeiras no Paulistão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO 0 X 2 PALMEIRAS

Data: 23 de janeiro de 2022, domingo
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novorizonte (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Cartões amarelos: Cléo Silva (Novorizontino); Zé Rafael (Palmeiras)
Cartão vermelho: Giovanni (Novorizontino)

GOLS
Palmeiras: Zé Rafael (47 minutos do 1º tempo) e Dudu (1 minuto do 2º tempo)

NOVORIZONTINO: Giovanni; Lucas Ramon (Lucas Mendes), Walber, Bruno Aguiar e Reverson; Léo Baiano, Barba (Lepu) e Marcinho (Léo Tocantins); Danielzinho, Cléo Silva (Wellington Torrão) e Michel Douglas (Douglas Baggio).
Técnico: Léo Condé

PALMEIRAS: Weverton; Gómez, Luan (Murilo) e Piquerez; Mayke, Danilo, Zé Rafael (Atuesta) e Gustavo Scarpa (Wesley); Raphael Veiga (Rafael Navarro), Rony e Dudu (Gabriel Veron)
Técnico: Abel Ferreira

Primeira fase – 1ª rodada
Palmeiras 3 x 0 Ponte Preta

Na partida de debute do novo uniforme para a temporada, em alusão ao ano de 1942 (quando o Palestra mudou de nome para Palmeiras), o Verdão venceu a Ponte Preta, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O duelo foi o segundo compromisso do Alviverde no Estadual, já que o time jogou pela primeira vez na competição diante do Novorizontino, em confronto válido pela quinta rodada antecipada.

Com o triunfo por 3 a 0, o Palmeiras manteve a invencibilidade de seis anos que ostenta contra o time campineiro em casa – o último revés aconteceu pelo Brasileiro de 2015 e, desde então, são quatro vitórias palmeirenses e dois empates.

O zagueiro Luan comemora seu gol contra a Ponte Preta (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 0 PONTE PRETA

Data: 26 de janeiro de 2022 (quarta-feira)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Cartões amarelos: Raphael Veiga (Palmeiras); Marcos Júnior, Wesley e Norberto (Ponte Preta)

GOLS
Palmeiras: Murilo (oito minutos do 1º tempo), Luan (21 minutos do 1º tempo) e Rony (27 minutos do 1º tempo)

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Luan, Murilo (Jailson) e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Breno Lopes); Raphael Veiga (Gabriel Menino), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira

PONTE PRETA: Ygor Vinhas, Norberto, Fabrício, Fábio Sanches e Guilherme Santos; Moisés Ribeiro (Matheus Anjos), Marcos Júnior (Wesley), Léo Naldi (André Luiz) e Fessin (Niltinho); Lucca e Igor Formiga (Luiz Fernando)
Técnico: Gilson Kleina

Primeira fase – 2ª rodada
São Bernardo 1 x 1 Palmeiras

O Palmeiras enfrentou o São Bernardo no Estádio Primeiro de Maio, no ABC paulista, e empatou por 1 a 1 após sair atrás no marcador. Apesar de não ter vencido, o Maior Campeão do Brasil segue sem nunca ter perdido para o São Bernardo na história: nas sete partidas disputadas desde 2011, todas pelo Campeonato Paulista, são seis vitórias seguidas e um empate, com 13 gols marcados contra apenas um único sofrido.

Com gol de Wesley, o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o São Bernardo fora de casa (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 29 de janeiro de 2022 (sábado)
Local:
Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Cartões amarelos: Silvinho e Gabriel Inocêncio (São Bernardo); Breno Lopes (Palmeiras)

GOLS
São Bernardo:
Silvinho (aos 35 minutos do 1º tempo)
Palmeiras:
Wesley (aos 20 minutos do 2º tempo)

SÃO BERNARDO: Alex Alves; Gabriel Inocêncio (Lucas Ferron), Joílson, Matheus Salustiano e Igor Fernandes (Pará); Ítalo, Rodrigo Souza e Léo Gomes; Silvinho (Vitinho), Paulinho Moccelin e João Carlos (Matheus Davó)
Técnico: Márcio Zanardi

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke, Murilo, Renan (Deyverson) e Jorge (Piquerez); Jailson, Atuesta e Gabriel Menino (Patrick de Paula); Gabriel Veron (Breno Lopes), Rafael Navarro e Wesley (Gustavo Scarpa)
Técnico: Abel Ferreira

Primeira fase – 3ª rodada
Palmeiras 1 x 0 Água Santa

O Palmeiras recebeu o Água Santa no último compromisso antes de viajar a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para a disputa do Mundial de Clubes 2021, e venceu o terceiro jogo de sua história contra equipe de Diadema – nos confrontos anteriores, havia vencido um e perdido outro.

Neste duelo, inclusive, Dudu chegou a uma emblemática marca pessoal: alcançou o seu centésimo triunfo no Allianz Parque, local onde é o que mais venceu, mais jogou, mais fez gols e mais assistências concedeu. Além disso, com o gol, o camisa 7 ultrapassou Valdivia no ranking dos palmeirenses que mais marcaram pelo Campeonato Paulista neste século: 20 bolas na rede.

Contra o Água Santa, Dudu marcou e chegou ao seu centésimo triunfo no Allianz Parque (Foto: Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 ÁGUA SANTA

Data: 01 de fevereiro de 2022 (terça-feira)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Cartões amarelos: Danilo e Gustavo Gómez (Palmeiras); Matheus Oliveira, Rodrigo Sam, Cristiano e Helder (Água Santa)

GOL
Palmeiras: Dudu (26 minutos do 1º tempo)

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Luan, Gustavo Gómez e Jorge; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Atuesta), Raphael Veiga (Wesley) e Gustavo Scarpa (Jailson); Dudu (Breno Lopes) e Rony (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira

ÁGUA SANTA: Matheus Inácio; Alex Silva, Helder Maciel, Marcondes e Rhuan; Rodrigo Sam (Emerson Junior), Cristiano e Matheus Oliveira (Alyson); Fernandinho (Lelê), Dadá Belmonte e Caio Dantas
Técnico: Sérgio Guedes

Primeira fase – 7ª rodada
Ferroviária 0 x 2 Palmeiras

Com um time alternativo, o Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 0, na Arena da Fonte Luminosa, e chegou ao quinto jogo sem sofrer gols em sete partidas no Estadual. Com o triunfo, o Verdão também alcançou a quinta partida seguida sem derrota contra o rival – o último revés foi em 2016 e, desde então, são três vitórias e dois empates.

Murilo marcou três gols no Paulista, sendo um deles contra a Ferroviária (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 0 x 2 PALMEIRAS

Data: 16 de fevereiro de 2022 (quarta-feira)
Local:
Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Cartões amarelos: Bruno Leonardo, Bernardo e Marquinhos (Ferroviária)

GOLS
Palmeiras:
Murilo (37 minutos do 1º tempo) e Breno Lopes (20 minutos do 2º tempo)

FERROVIÁRIA: Saulo; Bernardo, Bruno Leonardo, Léo Rigo e Breno Lopes; Marquinhos (Tony) e Thomaz (Júlio Victor); Rafael Luiz (Jhoninha), Gegê e Orejuela (Gleyson); Bruno Mezenga
Técnico: Elano

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Kuscevic, Murilo e Jorge; Jailson (Gabriel Menino), Patrick de Paula (Raphael Veiga) e Atuesta; Gabriel Veron (Rony), Wesley (Breno Lopes) e Rafael Navarro (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira

Primeira fase – 8ª rodada
Palmeiras 1 x 0 Santo André

O Palmeiras bateu o Santo André no Allianz Parque com um gol de pênalti de Raphael Veiga e ampliou o recorde de vitórias seguidas no confronto: agora são seis triunfos consecutivos contra o time do ABC desde 2011.

Veiga, por sua vez, atingiu duas marcas inéditas em uma só partida: tornou-se o primeiro a marcar gol em todas as competições possíveis das quais o Palmeiras disputou sob o comando do técnico Abel Ferreira e, de quebra, tornou-se o maior goleador alviverde de pênaltis em tempo regulamentar neste século com 15 tentos, superando Edmundo.

Raphael Veiga tem 100% de aproveitamento em cobranças de pênaltis pelo clube (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 SANTO ANDRÉ

Data: 19 de fevereiro de 2022 (sábado)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Cartões amarelos: Atuesta e Abel Ferreira (Palmeiras); Thiago Carpini, Serginho, Nescau e Jeferson (Santo André)

GOLS
Palmeiras: Raphael Veiga (33 minutos do 1º tempo)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson, Danilo (Rafael Navarro) e Atuesta; Raphael Veiga (Breno Lopes), Dudu (Patrick de Paula) e Rony (Wesley)
Técnico: Abel Ferreira

SANTO ANDRÉ: Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho (Sabino), Dudu Vieira, Jatobá (Thiaguinho) e Giovanny (Gustavo Nescau) Bariani; Todinho (Rochinha) e Lucas Tocantins (Bruno Xavier)
Técnico: Thiago Carpini

Primeira fase – 9ª rodada
Internacional de Limeira 0 x 0 Palmeiras

O Palmeiras foi a Limeira (SP) enfrentar a Inter com uma equipe alternativa. O empate por 0 a 0 no Estádio Major José Levy Sobrinho manteve o Verdão invicto há 35 anos como visitante contra o rival do interior de São Paulo – a última derrota palmeirense aconteceu pela decisão do Campeonato Paulista de 1986.

O Verdão não perde como visitante para a Inter de Limeira há 35 anos (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
INTER DE LIMEIRA 0 X 0 PALMEIRAS

Data:
27 de fevereiro de 2022 (domingo)
Local:
Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira (SP)
Árbitro: Vinícius Furlan
Cartões amarelos: Celsinho e Geovane (Inter de Limeira); Abel Ferreira (Palmeiras)

INTER DE LIMEIRA: Lucas Frigeri; Celsinho (Renato Cajá), Rodolfo Filemon, Matheus Mancini (Xandão) e Titto (Rafael Carioca); Jhony Douglas, Galdezani (Diego Tavares) e Lima; Léo Duarte, Ronaldo e Osman (Geovane)
Técnico: Vinicius Bergantin

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke, Kuscevic, Renan e Jorge; Breno Lopes (Giovani), Patrick de Paula (Pedro Bicalho), Zé Rafael (Atuesta) e Wesley (Gabriel Veron); Deyverson (Rony) e Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira

Primeira fase – 10ª rodada
Palmeiras 2 x 0 Guarani

O Palmeiras recebeu a equipe do Guarani no Allianz Parque e venceu por 2 a 0, alcançando a quinta partida consecutiva sem sofrer gol no Estadual. Com o resultado, o Verdão segue defendendo a marca de 35 anos sem reveses como mandante contra o Guarani pelo Campeonato Paulista.

Gustavo Scarpa abriu o placar de pênalti contra o Guarani (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 GUARANI

Data: 06 de março de 2022 (domingo)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Cartões amarelos: Abel Ferreira, Jorge e Gustavo Scarpa (Palmeiras); Maxwell (Guarani)
Cartão vermelho: Rodrigo Andrade (Guarani)

GOLS
Palmeiras: Gustavo Scarpa (49 minutos do 1º tempo) e Wesley (48 minutos do 2º tempo)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Kuscevic e Jorge (Piquerez); Jailson, Atuesta (Danilo) e Gustavo Scarpa (Wesley); Gabriel Veron (Raphael Veiga), Giovani (Dudu) e Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira

GUARANI: Mauricio Kozlinski; Mateus Ludke, Ronaldo Alves, Derlan, Eliel (Rodrigo Andrade); Bruno Silva, Índio e Giovanni Augusto (Lucas Venuto); Maxwell (Nicolas Careca), Lucão e Júlio César (Vitinho).
Técnico: Daniel Paulista

Primeira fase – 4ª rodada
São Paulo 0 x 1 Palmeiras

Com a vitória sobre o São Paulo, o Palmeiras garantiu classificação antecipada às quartas de final e ainda quebrou um jejum de 25 anos sem vencer o rival no Morumbi pelo Estadual – o último triunfo havia sido em 1997. Já a vitória mais recente do Verdão contra o Tricolor na casa do adversário, independentemente da competição, havia sido pelo Campeonato Brasileiro de 2018.

Rony balançou a rede aos nove minutos do primeiro tempo para acabar com o jejum de 25 anos sem vencer o São Paulo no Morumbi pelo Paulista (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 1 PALMEIRAS

Data: 10 de março de 2022 (quinta-feira)
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Cartões Amarelos: Arboleda e Luciano (São Paulo); Zé Rafael e Piquerez (Palmeiras)
Cartões Vermelhos: Rafinha

GOL
Palmeiras:
Rony (9 minutos do 1º tempo)

SÃO PAULO: Volpi; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Reinaldo) e Léo; Pablo Maia, Nestor e Gabriel Sara (Patrick) e Igor Gomes (Marquinhos); Éder (Luciano) e Calleri
Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gomez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson), e Raphael Veiga (Atuesta); Dudu (Gabriel Veron), Rony (Rafael Navarro) e Wesley (Breno Lopes)
Técnico: Abel Ferreira

Primeira fase – 11ª rodada
Palmeiras 1 x 0 Santos

Com um gol de pênalti de Raphael Veiga, o Palmeiras chegou à quinta vitória consecutiva contra o Santos, fato que não ocorria desde 1980, quando venceu o rival seis vezes em sequência. Além disso, este foi o oitavo jogo invicto contra o Peixe, com seis vitórias e dois empates.

Pela primeira vez como capitão do time, Veiga chegou ao 17º gol de pênalti em tempo regulamentar, mantendo 100% de aproveitamento no fundamento e superando Djalminha para alcançar a terceira posição na lista dos artilheiros de pênalti do clube desde 1990 (está atrás apenas de Evair, com 32, Arce, com 28, e Edmundo, com 19).

Contra o Santos, Raphael Veiga marcou seu 17º gol de pênalti (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 SANTOS

Data: 13 de março de 2022 (domingo)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Cartões amarelos: Marcos Rocha e Deyverson (Palmeiras); Auro, Velázquez e Lucas Pires (Santos)
Cartão vermelho: Velázquez

GOL
Palmeiras:
Raphael Veiga (48 minutos do 1º tempo)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Kuscevic, Gómez e Jorge; Jailson, Zé Rafael (Wesley), Raphael Veiga (Deyverson) e Gustavo Scarpa (Atuesta); Dudu e Rony (Navarro)
Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo, Auro (Pirani), Kaiky, Bauermann, Velázquez e Lucas Pires; Sandry (Camacho) e Zanocelo (Balieiro); Ângelo (Lucas Braga), Goulart (Marcos Leonardo), e Lucas Barbosa
Técnico: Fabián Bustos

Primeira fase – 6ª rodada
Palmeiras 2 x 1 Corinthians

O Palmeiras superou o Corinthians por 2 a 1 no Allianz Parque e, com isso, não só bateu o seu principal rival como também chegou à sua terceira vitória em três clássicos disputados em sequência. Esta, aliás, foi a primeira vez que o Verdão venceu os seus três rivais de forma consecutiva desde 1933, quando batera Corinthians, Santos e São Paulo da Floresta.

O gol de Danilo desempatou o Derby e garantiu três vitórias em clássicos consecutivas (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 1 CORINTHIANS

Data: 17 de março de 2022 (quinta-feira)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Cartões amarelos: Gil, Fágner, Willian e Lucas Piton (Corinthians); Zé Rafael (Palmeiras)

GOLS
Palmeiras: 
Raphael Veiga (28 minutos do 1º tempo) e Danilo (23 minutos do 2º tempo)
Corinthians: Róger Guedes (15 minutos do 2º tempo)

PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Breno Lopes); Dudu (Gabriel Veron), Raphael Veiga (Jailson) e Rony (Wesley)
Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Gustavo Mantuam), João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Giuliano), Paulinho e Renato Augusto; Willian, Róger Guedes e Gustavo Mosquito (Adson)
Técnico: Vitor Pereira

Primeira fase – 12ª rodada
Red Bull Bragantino 1 x 1 Palmeiras

Após vencer três clássicos em sequência, o Palmeiras mediu forças com o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista (SP), pela última rodada da fase de grupos, com um time alternativo. O Verdão saiu atrás no placar, mas correu em busca do empate e se manteve invicto na competição.

Com o resultado, o Palmeiras encerrou a primeira fase do Paulista com a melhor campanha da história no atual formato(ou seja, com 16 times separados em quatro grupos): foram 30 pontos conquistados em 12 partidas, com nove vitórias e três empates, além de 17 gols marcados e três sofridos. O maior número de pontos alcançados por um time neste formato, até então, havia sido 27.

Deyverson comemora seu gol no empate contra o Red Bull Bragantino (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 1 X 1 PALMEIRAS

Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Jan Hurtado e Jadsom (Red Bull Bragantino); Atuesta (Palmeiras)
Cartão vermelho: Deyverson (Palmeiras)

GOLS
Red Bull Bragantino: Helinho (25 minutos do 1º tempo)
Palmeiras: Deyverson (36 minutos do 2º tempo)

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Gustavo Gómez, Jailson, Kuscevic e Jorge (Vanderlan); Gabriel Menino (Gustavo Garcia), Atuesta e Gabriel Veron (Deyverson); Breno Lopes (Giovani), Wesley (Gabriel Silva) e Rafael Navarro
Técnico: Abel Ferreira

BRAGANTINO: Maycon Cleiton; Andrés Hurtado, Léo Realpe (Aderlan), Luciano (Jadsom) e Weverson; Lucas Evangelista, Miguel (Bruninho) e Praxedes; Helinho (Welliton), Sorriso e Jan Hurtado (Artur)
Técnico: Maurício Barbieri

Quartas de final
Palmeiras 2 x 0 Ituano

O Palmeiras bateu o Ituano no Allianz Parque pelas quartas de final e alcançou a semifinal do Paulista pelo nono ano seguido. Contra o time de Itu, especificamente, foi a quarta vitória seguida. Além disso, incluindo os jogos no antigo Palestra Italia, foi a décima vez que o Maior Campeão do Brasil recebeu o Ituano e está invicto: são nove vitórias e um empate, além de 20 gols marcados e apenas oito sofridos.

Individualmente, Dudu se tornou o 23º jogador na história a atingir 200 vitórias pelo Palmeiras. Já Raphael Veiga chegou ao 50º gol com a camisa do Verdão.

Depois de Raphael Veiga abrir o placar, Rony ampliou para garantir a classificação alviverde (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 ITUANO

Data: 23 de março de 2022, quarta-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Cartões amarelos: Kaio, Jiménez, Iago Telles e Pacheco (Ituano); Breno Lopes (Palmeiras)

GOLS
Palmeiras: Raphael Veiga (2 minutos do 1º tempo) e Rony (9 minutos do 2º tempo)

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Jailson, Murilo e Piquerez; Danilo (Breno Lopes), Zé Rafael, Raphael Veiga (Atuesta); Gustavo Scarpa (Wesley), Dudu (Gabriel Veron) e Rony (Rafael Navarro)
Técnico: Abel Ferreira

ITUANO: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Cleberson (Jiménez), Rafael Pereira (Bernardo) e Roberto; Lucas, Kaio (Igor Henrique) e Gerson Magrão (Gabriel Barros); João Victor e Aylon (Iago Telles)
Técnico: Mazola Jr

Semifinal
Palmeiras 2 x 1 Red Bull Bragantino

O Palmeiras recebeu o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, para decidir quem seria um dos finalistas do Campeonato Paulista. Os gols saíram no primeiro tempo: Murilo inaugurou o placar logo no primeiro minuto de jogo, e os visitantes empataram com Realpe, aos 18 minutos, mas o Verdão decidiu com Rony, aos 39, garantindo a vitória por 2 a 1.

Mesmo já tendo sido tricampeão paulista de forma consecutiva (1932, 1933 e 1934), o Palmeiras nunca havia emplacado três finais seguidas, pois, no período daquele tricampeonato do Palestra Italia, o sistema de disputa do Estadual era por pontos corridos. Nos dois anos anteriores, o Maior Campeão do Brasil foi campeão em 2020 e vice em 2021.

Com o resultado, o Palmeiras também defendeu um tabu positivo: o de nunca ter sido derrotado pelo Bragantino como mandante em jogos de Campeonato Paulista. Agora são 12 vitórias e cinco empates no total dos 17 duelos. A invencibilidade inclui jogos em que o Maior Campeão do Brasil mandou em seu estádio, o Palestra/Allianz Parque (11 jogos, oito vitórias e três empates), no Pacaembu (cinco jogos, três vitórias e dois empates) e até no Canindé, uma única vez, em 2011 (vitória).

O zagueiro Murilo marcou logo no primeiro minuto da partida (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 1 RED BULL BRAGANTINO

Data: 26 de março de 2022 (sábado)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Cartões amarelos: Rony, Murillo e Zé Rafael (Palmeiras); Jadsom, Realpe, Helinho e Aderlan (Bragantino)

GOLS
Palmeiras:
Murilo (1 minuto do 1º tempo) e Rony (39 minutos do 1º tempo)
Red Bull Bragantino: Léo Realpe (18 minutos do 1º tempo)

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson, Zé Rafael, Raphael Veiga (Atuesta); Gustavo Scarpa (Wesley), Dudu (Maiky) e Rony (Veron)
Técnico: Abel Ferreira

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Realpe (Lucas Evangelista), Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom (Praxedes), Eric Ramires e Hyoran; Helinho (Guilherme), Bruno Tubarão (Carlos Eduardo) e Ytalo (Sorriso)
Técnico: Maurício Barbieri

Final – Jogo de ida
São Paulo 3 x 1 Palmeiras

O Palmeiras visitou a equipe do São Paulo, no Morumbi, pelo jogo de ida da final e foi superado por 3 a 1. Os donos da casa saíram na frente com pênalti polêmico marcado por ‘bola na mão’ de Marcos Rocha, e Calleri converteu aos 50 do 1º tempo. Pablo Maia ampliou aos 18 do segundo tempo e o rival ainda abriu 3 a 0 outra vez com Calleri, após jogada originada por escanteio, aos 35. Raphael Veiga, entretanto, descontou para o Palmeiras aos 39 da etapa final, reacendendo a esperança alviverde de conquistar o título dentro do Allianz Parque.

O gol de Raphael Veiga diminuiu a vantagem tricolor na decisão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 x 1 PALMEIRAS

Data: 30 de março de 2022 (quarta-feira)
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Cartões amarelos: Jailson, Gabriel Veron e Abel Ferreira (Palmeiras); Jandrei, Diego Costa, Nestor e Patrick (São Paulo)

GOLS
São Paulo: 
Calleri (50 minutos do 1º tempo e 35 minutos do 2º tempo) e Pablo Maia (14 minutos do 2º tempo)
Palmeiras: Raphael Veiga (39 minutos do 2º tempo)

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Nestor (Andrés Colorado) e Igor Gomes; Alisson (Nikão), Eder (Marquinhos) e Calleri
Técnico: Rogério Ceni

PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Marcos Rocha, Jailson, Zé Rafael (Atuesta) e Gustavo Scarpa (Gabriel Veron); Dudu (Wesley), Raphael Veiga e Rony
Técnico: Abel Ferreira

Final – Jogo de volta
Palmeiras 4 x 0 São Paulo

Precisando de uma vitória por três gols de diferença para ficar com o título, o Palmeiras entrou em campo para pressionar o São Paulo e acabar com a vantagem construída pelo rival no Morumbi o quanto antes. Contando com o apoio do Allianz Parque lotado, aos 27 minutos do primeiro tempo o Verdão já tinha empatado o confronto no placar agregado, com gols de Danilo e Zé Rafael.

O time voltou na segunda etapa buscando uma virada histórica: no Campeonato Paulista, apenas uma vez um time que perdeu a primeira final por dois ou mais gols de diferença conseguiu ser campeão na partida de volta – o Santos, em 2007, após devolver o placar de 2 a 0 contra o São Caetano e ficar com a taça por ter a melhor campanha. Logo aos 2 minutos, Dudu fez uma jogada de craque e iniciou um contra-ataque com um toque de calcanhar para Raphael Veiga. Os dois tabelaram e o camisa 7 cruzou para o meio-campista marcar de carrinho.

Decisivo, Veiga ainda anotou seu 9º gol em finais pelo Palmeiras. Aos 35, Zé Rafael pressionou a saída de bola adversária e tocou para Gabriel Veron, que deixou o artilheiro do Verdão no Paulista frente a frente com Jandrei para transformar o placar em goleada.

Raphael Veiga marcou o gol da virada após linda jogada de Dudu (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 x 0 SÃO PAULO

Data: 03 de abril de 2022 (domingo)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Cartões amarelos: Rogério Ceni, Luciano e Luan (São Paulo); Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Wesley (Palmeiras)
Cartão vermelho: Rafinha (São Paulo)

GOLS
Palmeiras:
Danilo (21 minutos do 1º tempo), Zé Rafael (27 minutos do 1º tempo), Raphael Veiga (2 e 35 minutos do 2º tempo)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa (Wesley); Dudu (Mayke) e Rony (Gabriel Veron)
Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington (Arboleda); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Nikão), Igor Gomes e Alisson (Patrick); Eder (Luciano) e Calleri
Técnico:
Rogério Ceni