Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Lucas Bergantin entrou no tempo extra, defendeu duas cobranças do rival e foi heróiTorcida alviverde, pode comemorar: a Copa do Brasil Sub-17 é do Palestra! Nos pênaltis, o Verdão venceu o arquirrival Corinthians por 4 a 3 (0 a 1 no tempo regulamentar) no segundo jogo da decisão, nesta quinta-feira (30), no Pacaembu, e conquistou a taça inédita de um dos principais torneios nacionais da categoria. O título aumenta a festa em um fim de ano histórico para a base do clube e fez a alegria dos cerca de 11 mil palmeirenses que apoiaram a equipe em uma final emocionante.

>> Clique aqui e confira as fotos da partida

A campanha do Verdão na Copa do Brasil Sub-17 foi de seis vitórias, dois empates e uma derrota. No primeiro jogo da final, o Verdão foi à Arena Corinthians e venceu por 1 a 0, abrindo a vantagem para o duelo de volta no Pacaembu. Com um futebol ofensivo e envolvente, o Palmeiras terminou com o melhor ataque da competição, com 22 gols (o artilheiro da equipe foi o atacante Guilherme Vieira, com cinco).

A vantagem aberta pelo Verdão no primeiro jogo não mudou em nada a postura do time, que buscou o gol desde o início e teve grandes chances de abrir o placar. Aos dez minutos, Fabricio tentou duas vezes, mas o goleiro corintiano defendeu. Aos 20, foi a vez de Patrick dar trabalho em uma bomba de longe. Já no final da primeira etapa, Esteves bateu cruzado à esquerda em jogada de velocidade e tirou tinta da trave. Na melhor chance do rival, o goleiro alviverde Magrão salvou e ainda contou com a sorte no rebote, por cima do gol.

No segundo tempo, o Corinthians marcou em um vacilo da defesa alviverde e o Palmeiras não conseguiu o empate, apesar de criar inúmeras chances nos minutos finais. Nos pênaltis, entretanto, brilhou a estrela do goleiro Lucas Bergantin, que entrou no fim só pelas penalidades. Com duas defesas e cobranças convertidas de Alan, Patrick, Luan e Esteves, o Verdão fez a festa no gramado do Pacaembu.

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Palmeiras comemorou o título da Copa do Brasil Sub-17 no Pacaembu

Antes das finais, o Palmeiras havia passado pelo Flamengo na semi com uma grande vitória por 4 a 1 em Itu, seguida de empate em 3 a 3 na Gávea. Nas quartas de final, avançou com duas vitórias sobre o Vasco: por 2 a 0 em Itu e por 3 a 1 em São Januário. O rival nas oitavas foi o Atlético-MG, eliminado com goleada por 3 a 0 em Minas Gerais e empate em 1 a 1 em Barueri. Na primeira fase, o Verdão goleou o Brasil de Pelotas, fora de casa, por 5 a 2, e não precisou disputar a partida de volta.

A Copa do Brasil Sub-17 é organizada pela CBF desde 2013, tornando-se o principal torneio nacional da categoria ao lado da Taça BH. Participaram os 20 clubes da Série A do Brasileiro e os 12 primeiros da Série B, o que valoriza ainda mais o peso da conquista alviverde. Neste ano, o Sub-17 também foi campeão invicto da Scopigno Cup, em Rieti, na Itália.

A temporada de 2017 tem sido histórica para as categorias de base do Palmeiras: o clube chegou às finais do Paulistão com as cinco categorias juntas pela primeira vez, além da Copa do Brasil Sub-17. No sábado (25), diante de mais de 20 mil torcedores no Allianz Parque, o Sub-11 venceu o Santos por 1 a 0 e foi a primeira categoria a ficar com o título. Na sequência, o Sub-15 entrou em campo contra o São Paulo e também garantiu a taça com o empate em 1 a 1.

O Sub-17 foi vice-campeão após disputar o segundo jogo da final contra a Ponte Preta, em Campinas-SP, e o Sub-13 também ficou com a medalha de prata no domingo (26), em decisão equilibrada contra o Corinthians. O Sub-20 empatou em 1 a 1 com a Ponte Preta no primeiro jogo e pode conquistar mais um título para o Verdão no sábado (2), às 16h30, na segunda partida no Pacaembu – a entrada é gratuita, clique aqui e saiba como retirar o seu ingresso.

Veja a disputa de pênaltis no vídeo da TV Palmeiras/FAM:

Palmeiras Sub-17: Magrão (Lucas Bergantin); Marcus Meloni (Lucas Rosa), Vitão, William (Luan) e Esteves; Gabriel Menino, Patrick, Tomás (Diego) e Alan; Guilherme Vieira (Guilherme Ferraz) e Fabrício (Aníbal). Técnico: Artur Itiro.