Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A judoca palmeirense Alana Maldonado fez história mais uma vez. No último sábado (16), no CT Paralímpico, em São Paulo (SP), a paratleta do Verdão se sagrou campeã do Grand Prix Internacional pela quarta vez na carreira nos pesos médios femininos (-70kg), fazendo jus ao posto de melhor atleta do mundo em sua categoria.

CBDV/Divulgação _ Alana reencontrou adversárias da edição de 2018 do Grand Prix na disputa deste ano

Esta foi a primeira competição oficial de Alana na temporada 2019. Para ficar com a medalha de ouro, a atual campeã mundial paralímpica desbancou todas as suas adversárias por ippon: Karoline Duarte (ADESUL-CE), Brenda Freitas (CEIBC-RJ) e Érika Zoaga (ISMAC-MS).

Com o resultado, a paratleta segue sem saber o que é ficar de fora do pódio no torneio desde sua primeira participação, em 2015. Ao todo, são quatro títulos (2015, 2016, 2018 e 2019) e um vice-campeonato (2017) conquistados, além de um lugar na Seleção Brasileira.

“Este foi apenas o primeiro campeonato de um ano que será bastante movimentado. Daqui 15 dias estarei com a Seleção para mais um torneio. Estou bastante feliz com a conquista de mais um Grand Prix e espero conseguir trazer mais uma medalha internacional para o Brasil neste mês”, avaliou a judoca, que disputa no fim de março o German Open, na Alemanha.

Fã das artes marciais desde o berço, Alana Maldonado iniciou a carreira no judô aos quatro anos, sob forte influência da família e principalmente dos avós. No entanto, aos 14, descobriu que era portadora da doença de Stargardt, causadora de perda progressiva da visão central, mas que não afeta a visão periférica do indivíduo.

Contratada pelo Verdão no ano passado e de contrato renovado até o fim de 2019, Alana ostenta conquistas importantes desde sua chegada ao clube, como os ouros no Mundial e no GP Internacional e a prata na Copa do Mundo Paralímpica. Além disso, ela também foi vice-campeã dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e faturou os títulos da Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e do German Open 2018, na Alemanha (todos na categoria 70kg).