Alimentação dos atletas ganha atenção redobrada no período de day use

Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia

Não são apenas os atletas que estão trabalhando mais nesta pausa do Campeonato Brasileiro. A nutricionista do Palmeiras, Alessandra Favano, também tem feito hora extra para ajudar a deixar o elenco na melhor forma física possível para o segundo semestre.

“Este período é como se fosse uma pré-temporada. Temos, então, a tríade do atleta: o treinamento, a alimentação e o descanso. Os três fatores têm muita importância”, disse Alessandra.

Segundo a nutricionista, a alimentação é determinante para que o atleta possa aproveitar bem os treinamentos. Por isso, o grupo alviverde está trabalhando em dois períodos quase todos os dias desde 19 junho. Até 8 de julho, os jogadores treinam de manhã, vão para o hotel em seguida e treinam à tarde.

“A alimentação, nesta fase de preparação intensa, deve fornecer os substratos energéticos para que os atletas possam ter um bom rendimento nos treinos. Com o day use, conseguimos garantir a maioria das refeições diárias que são necessárias para se ter uma dieta balanceada, com alimentos que potencializam o fornecimento dos substratos”, explica.

Alessandra acrescenta que “esta alimentação garante adequada produção de energia, possuindo carboidratos, proteínas, ferro e vitaminas, principalmente a C e as do complexo B”. “Vegetais e frutas, por exemplo, são as principais fontes de vitaminas e sais minerais”, completa.

Outra preocupação da profissional é com a suplementação nutricional. “Por este período ser mais desgastante fisicamente em relação ao período em que há jogos, a suplementação deve ter uma atenção ainda maior para garantir e melhorar a recuperação dos atletas”.

Desenvolvendo trabalho em conjunto com os preparadores físicos e o departamento de fisiologia, Alessandra estipula uma alimentação e uma suplementação individual para cada jogador de acordo com os dados de composição corporal obtidos nos testes, com o objetivo a ser atingido por cada atleta e com entrevistas feitas diretamente com os jogadores sobre os seus hábitos alimentares.

“No day use, cada um tem sua dieta e sua suplementação individualizada e acompanhada de perto por mim. Os atletas estão muito determinados, preocupados em atingir a melhor forma física. Eles sabem que precisam cuidar da alimentação”, finaliza.