Departamento de Comunicação

O Palmeiras inicia a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira (13), às 15h, contra o Mauá FC, no estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP. A partida eliminatória será transmitida pelo SporTV.

O time treinado por Paulo Victor Gomes terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos marcados (duas vitórias, um empate, 10 gols marcados e dois sofridos), empatado com o Água Santa. O Verdão, no entanto, garantiu a ponta pelo melhor saldo de gols.

“Assim como na fase de grupos, seguiremos encarando todos os jogos daqui em diante como se fossem uma final. Mata-mata é diferente, e avança o time que errar menos. Ajustamos o necessário nesse pequeno intervalo e vamos brigar até o fim pela vaga na próxima fase”, declarou o lateral-direito Garcia, titular do Alviverde nas três partidas da Copinha até aqui.

Garcia foi o capitão do time no empate diante do Água Santa. Partida contra o Mauá FC é inédita na história alviverde pela Copinha (Foto: Fabio Menotti)

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançam à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, serão realizados confrontos eliminatórios únicos.

Protocolos sanitários

Durante a Copinha, o clube tem seguido uma rotina diária de testagens para atletas, comissão técnica e staff, a fim de identificar traços da Covid-19 e, em casos positivos, realizar imediatamente o isolamento do infectado para que cuidados médicos sejam tomados.

A medida visa frear a disseminação do vírus, já que os índices de contágio aumentaram no país nos últimos tempos.

Curiosidades

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

Na Região do Grande ABC Paulista, além desta segunda partida em Diadema, a cidade de Santo André recebeu o Palmeiras em oito partidas (três vitórias, três empates e duas derrotas), Mauá em uma partida (uma vitória) e São Caetano do Sul também em uma partida (um empate). São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra nunca receberam partidas do Alviverde na Copinha.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Cria da Academia, o atacante Gabriel Jesus, hoje astro do Manchester City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha de 2015 (Foto: Cesar Greco)

Esta é a Copa São Paulo em que o Verdão tem no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Grêmio Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> Com dois triunfos e um empate na primeira fase do torneio, o Palmeiras soma agora 216 jogos na história da Copinha, com 113 vitórias, 47 empates e 56 derrotas, além de 441 gols marcados e 238 sofridos;

> A edição de 2004 foi a com mais vitórias palmeirenses na história (seis), enquanto que a de 2003 foi a de maior número de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Atleta mais novo a marcar pelo Palmeiras: Endrick (15 anos, 5 meses e 11 dias – Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – 2022);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

O atacante William “Coração Valente”, em 2004, foi o artilheiro da Copinha pelo Palmeiras com sete gols marcados (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha:

– Segunda fase

13/01 – 15h: Palmeiras x Mauá FC – Distrital do Inamar (SporTV)

– Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 Assu-RN – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Silva,  Endrick (2x) e João Pedro (2x)

08/01:  Real Ariquemes 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Vitinho e Endrick (2x)

11/01: Água Santa 1 x 1 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gol: contra