Departamento de Comunicação

Autores dos dois primeiros gols da vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Corinthians na noite deste sábado (23), na Arena Barueri, pela terceira rodada do Brasileirão, tanto Gómez quanto Rony completaram a trinca com o adversário que faltava para que somassem gols em clássicos contra todos os principais rivais paulistas do Verdão: Corinthians, Santos e São Paulo.

Curiosamente, os gols de Gómez e de Rony foram praticamente idênticos: com cinco minutos de diferença (aos 13 e aos 18 do primeiro tempo, respectivamente), ambos marcaram de cabeça após cobrança de escanteio batida por Raphael Veiga.

O zagueiro paraguaio já havia pontuado contra o São Paulo pelo Brasileiro de 2018, e contra o Santos pelos Brasileiros 2019 e de 2021, enquanto o camisa atual 10 havia vazado o Tricolor no Morumbi, duas vezes, uma pelo Brasileiro e outra pelo Paulista de 2022; e havia feito gol sobre o Peixe na Vila Belmiro pelo Brasileiro de 2021.

O gol de Gómez sobre o Corinthians, que abriu o placar, aliás, foi o tento de número 50 do Palmeiras em jogos na Arena Barueri. Este foi o 29º jogo do Verdão no local, e chegou agora a 18 vitórias (acumula ainda sete empates e quatro derrotas). Além dos 52 gols marcados (com o de Dudu) na Arena Barueri, o Alviverde foi vazado 22 vezes no local.

De quebra, Gómez, com o gol, chegou a um total de 19 bolas na rede pelo Verdão desde que chegou ao clube em 2018 (em 177 partidas) e, com isso, se isolou na sexta colocação da lista dos zagueiros-artilheiros da história palmeirense, superando os 18 gols de Daniel, com quem antes estava empatado. À frente do paraguaio, neste ranking, estão apenas Bianco (5º, com 20 gols); Cléber (4º, com 21 gols); Vágner Bacharel (3º, com 22 gols); Loschiavo (2º, com 32 gols); e Luís Pereira (maior zagueiro-artilheiro da história do clube, com 36 gols).

Dentre os estrangeiros da história do Palmeiras, com seus 177 jogos, Gómez já é o terceiro que mais entrou em campo pelo clube (atrás de Arce e Valdivia, empatados com 241 jogos) e também o terceiro que mais venceu, com 105 vitórias (atrás do compatriota Arce, com 115, e de Valdivia, com 122 triunfos).

Aliás, na lista de estrangeiros que mais fizeram gols pelo Verdão em toda a história, o capitão do time subiu uma posição: saltou da quinta para a quarta posição, pois, de seus agora 19 gols pelo clube, nove foram pelo Nacional, igualando os nove do argentino Cristaldo (9); completam o top 3 o colombiano Borja (10), o argentino Barcos (14), e o chileno Valdivia (15).

Já Rony havia vazado o Tricolor no Morumbi, duas vezes, uma pelo Brasileiro e outra pelo Paulista de 2022; e havia feito gol sobre o Peixe na Vila Belmiro pelo Brasileiro de 2021.

O zagueiro e o atacante agora se juntam a Dudu e Raphael Veiga, jogadores do atual elenco que também possuem gols contra todos rivais possíveis. Dudu e Veiga, aliás, são os artilheiros do time do atual elenco em clássicos, ambos com 12 gols. Dudu soma três gols sobre o Corinthians, quatro sobre o Santos, e cinco diante do São Paulo. Já os 12 gols de Veiga em clássicos foram quatro sobre o Corinthians, quatro diante do Santos, e outros quatro frente o São Paulo.

Do grupo atual, Deyverson e Breno Lopes já marcaram contra dois rivais diferentes (Santos e Corinthians). Portanto, desta forma, ambos precisam vazar apenas o São Paulo para se juntarem ao seleto grupo formato por Dudu, Veiga e, agora, Gustavo Gómez e Rony.

RONY EM TOP 100 HISTÓRICO

Atualmente, Rony soma 120 jogos pelo Verdão e marcou o seu 30º gol no clube. Com esse número de bolas na rede, o jogador passa a integrar a lista dos 100 maiores artilheiros da história do Verdão, empatando com outros dois jogadores que também possuem 30 gols e dividem a centésima posição da lista. São eles: Marcinho e Osmar, que defenderam o Alviverde nos anos 2000.

Além disso, o atual camisa 10 – que já foi 11 quando chegou ao clube, em 2020, e passou a ser 7 em certo período de 2021 -, está próximo de outra marca emblemática. Se alcançar a marca de 35 gols pelo Palmeiras, irá ingressar na lista dos jogadores que mais fizeram gols pelo clube levando em conta apenas este século, igualando Edmundo, com 35 bolas na rede em sua segunda passagem, entre 2006 e 2007 – o Animal é o atual décimo da lista.

No Allianz Parque, casa do Verdão remodelada em 2014, Rony é o atual quinto artilheiro, de forma isolada, com 17 gols, só atrás de Borja (4º, com 19 gols), Willian Bigode (3º, com 28 gols), Raphael Veiga (2º, com 30 gols), e de Dudu (líder no quesito, com 36 bolas na rede na arena).