Artilheiro do Brasileirão, Gabriel Jesus é convocado para Seleção Brasileira

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação_Boas atuações pelo Palmeiras renderam nova convocação a Gabriel JesusDono da camisa 9 e titular nas duas primeiras partidas do técnico Tite no comando da Seleção Brasileira, o atacante Gabriel Jesus foi convocado mais uma vez para defender a Amarelinha. Os próximos compromissos da equipe pentacampeã mundial serão contra Bolívia e Venezuela, dias 6 e 10 de outubro, respectivamente – os dois jogos serão válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.

Além do bom desempenho do atacante palmeirense nos dois primeiros jogos que fez pela Seleção Principal – Jesus marcou dois gols e sofreu um pênalti no duelo com o Equador –, o jogador segue como goleador máximo do Campeonato Brasileiro (ao lado de Robinho, do Atlético-MG), com 11 gols.

Pelo Verdão, Gabriel, profissional desde 2015, soma 74 partidas e 27 bolas na rede. Na atual temporada, são 37 embates e 20 gols.

Mais sobre Jesus

O atacante chegou ao Palmeiras em 2012, captado pelas categorias de base, e começou a chamar a atenção da torcida ainda no time Sub-17 – em 2014, Jesus quebrou o recorde do Campeonato Paulista da categoria ao marcar 37 gols em 22 jogos. Sua ascensão ao time Profissional foi questão de tempo: disputou a Copa São Paulo de 2015 pelo time Sub-20 e foi logo integrado definitivamente ao elenco principal, depois de algumas passagens em 2014. 

Gabriel recebeu sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira Sub-20 em março de 2015, aos 17 anos, para um torneio amistoso na Áustria. Dois meses depois, recebeu nova grande chance ao integrar a equipe brasileira no Mundial da categoria, na Nova Zelândia. Apesar de sua boa performance, com participação em sete jogos e um gol marcado, o título bateu na trave e o Brasil foi vice-campeão. A convocação ao Rio 2016 foi confirmada em junho.

Consolidado como a principal revelação do Verdão nos últimos anos, marcou seu primeiro gol pelo Palmeiras na Copa do Brasil de 2015, no duelo contra o ASA-AL. Sua principal atuação no torneio, que terminou com o tricampeonato do Palmeiras, foi contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final: marcou dois gols e deu uma assistência no Mineirão. Além do título, Jesus teve mais o que comemorar no fim de 2015, já que foi eleito o “atleta revelação do Brasileirão”.