Departamento de Comunicação

Embora que ainda no início da temporada, Raphael Veiga, a exemplo das temporadas anteriores, já vem se destacando com seus números. O meio-campista já vinha sendo o artilheiro do time até aqui, com quatro gols (dois pelo Paulista e dois pela Supercopa do Brasil) e, agora, com a falta cobrada na medida para Rony desviar de cabeça e garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Água Santa, fora de casa, pela 8ª rodada do Paulistão, na manhã deste domingo (12), somou sua segunda assistência na temporada, passando, desta forma, a ocupar o primeiro posto no quesito garçom, ao lado de Giovani.

Veiga, inclusive, por ter pontuado na Supercopa e no Paulista (as duas competições disputadas pelo Verdão em 2023), é o único jogador do elenco a ter balançado as redes em todos os torneios possíveis. Curiosamente, o camisa 23, no ano passado, também foi o único do grupo a fazer gols em todas as competições: Paulista (7), Copa do Brasil (2), Libertadores (6), Brasileiro (3), Recopa (1) e Mundial de 2021 (2). Com soma desses gols, acumulou 19 tentos, o que fez dele o vice-artilheiro do time na temporada passada, atrás só de Rony, que fechou 2022 com 23 gols.

A outra assistência de Raphael Veiga em 2023 havia sido no duelo do título da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, na vitória por 4 a 3 em Brasília: ele marcou o primeiro e o terceiro gol do Verdão (o segundo e o quarto foram anotados por Gabriel Menino). E no derradeiro gol daquela decisão, foi justamente de Veiga quem serviu Menino para definir e trazer aquele então inédito caneco.

Já as duas assistências de Giovani, com quem Veiga divide o posto de garçom do time na temporada, foram ambas na partida contra o Mirassol, pela 5ª rodada do Estadual, fora de casa. O jogo estava truncado e os times empatavam sem gols, até que, quando Giovani entrou, mudou os rumos da partida: primeiro, serviu Breno Lopes após uma bela jogada individual (invadiu a área adversária driblando praticamente toda a defesa do time da casa), isso aos 24 do segundo tempo;  e depois, já nos acréscimos, ainda deu um passe na medida para Atuesta apenas empurrar para o gol e definir o placar em 2 a 0.

Por um lado, se Veiga vem se destacando por ser o atual artilheiro (quatro gols) e também garçom do time em 2023, ao lado de Giovani (duas assistências), Rony, com o gol que fez, vem crescendo na busca pelo protagonismo de índices individuais no time. Agora, Rony chegou ao seu segundo gol (o outro foi sobre o Santos, pela 6ª rodada, no Morumbi, com mando do Verdão – marcou o segundo da vitória por 2 a 1).

Desta forma, Rony agora passa a ser um dos vice-artilheiros do time, com dois gols em 2023, ao lado de Gabriel Menino (ambos atrás de Raphael Veiga, com quatro). E se levados em conta os números apenas no Estadual, estes dois gols de Rony já fazem dele o goleador do time nesta edição do torneio, ao lado de Raphael Veiga.